26/09/2016

Filme: "A Ceia dos Acusados (1934)"

"Que bom que você não é o detetive."

"The Thin Man" é uma joia rara que aparentemente parece bobinho, mas não é. A história começa descompromissada, mas no decorrer do filme se torna bastante intrincada, que em diversos momentos é difícil de acompanhá-la, pois os diálogos são rápidos, porém muito bons. O humor é o ponto forte da história, junto com a química do casal interpretados por William Powell e Myrna Loy.

É uma comédia policial - que mais se parece com uma screwball comedy (comédia maluca) - lançada em 1934 e dirigida por W.S. Van Dyke. O roteiro escrito por Frances Goodrich e Albert Hackett foi inspirado na história de Dashiell Hammett. Recebeu indicações ao Oscar 1935 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. O filme fez tanto sucesso que ganhou cinco sequências. Atualmente ocupa o 32º lugar das 100 melhores comédias do IMBb.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.
Conta a história de Nick Charles (William Powell), um ex-detetive que se aposentou após sua esposa, Nora (Myrna Loy), receber uma herança. A rotina de Nick é, basicamente, beber da hora em que acorda até a hora em que vai dormir. 
A vida do casal se resume basicamente à badaladas festas e eventos. No entanto, Clyde Wynant (Edward Ellis), um inventor excêntrico, desaparece misteriosamente. Meses se passam, e sua assistente e amante é encontrada morta, vítima de assassinato. Clyde passa a ser o principal suspeito.
Não demora muito para conhecermos Mimi Wynant Jorgenson (Minna Gombell), a ex-esposa de Clyde e seus dois filhos, Gilbert (William Henry) e Dorothy (Maureen O'Sullivan). Todos aparentemente possui algum desiquilíbrio emocional.  Enquanto isso, Nora tenta a todo custo convencer Nick a investigar o caso, mas este reluta em assumir o cargo, pois pretende voltar à Califórnia após as férias de inverno na cidade nova-iorquina. 
Mesmo relutando, o charmoso ex-detetive resolve investigar quando percebe que o Tenente Guild (Nat Pendleton), policial encarregado do mistério, está indo pelo caminho errado. Para descobrir quem é o verdadeiro assassino, Nick tem uma ideia nada convencional: convidar todos os suspeitos para jantar e ver o que acontece. 
Toda a trama é regada a uísque (em quase todas as cenas alguém está bebendo), também é recheada de momentos hilários e alguns inacreditáveis, por vezes surrais. Destaque para o cãozinho Asta que por mais incrível que pareça, atua incrivelmente.
"A Ceia dos Acusados" não é um clássico, mas é um filme charmoso, envolvente e bem-humorado. É uma raridade que merece ser vista por todos que apreciam o bom cinema.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Mistério, Comédia, Policial, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente