28/09/2016

9 Filmes Excelentes Baseados em Fatos Reais

Filmes baseados em fatos reais, quando bem feitos, são inspiradores e motivadores. Afinal, nos apresentam pessoas batalhadoras, que superam todas as dificuldades. Também mostram histórias tristes, nos fazendo lembrar que nossos problemas não são tão grande como parecem ser. Não foi fácil selecionar somente nove filmes, sendo que existem centenas de filmes excelentes. Espero que aproveitem as sugestões e busquem outros filmes inspirados em histórias verídicas. 

Confira os filmes:

Filme: "A Teoria de Tudo (2015)" - Reino Unido

"Enquanto houver vida, haverá esperança."
"Theory of Everything" foi dirigido por James Marsh. É uma cinebiografia que conta a história do físico Stephen Hawking. A trama explora a sua vida como estudante da Universidade de Cambridge, onde conheceu sua futura esposa, Jane. Foi nessa fase em que ele começou a ter os primeiros sintomas da esclerose lateral amiotrófica (ELA), que lhe tirou os movimentos do corpo e a fala. Confira mais detalhes do filme em A Teoria de Tudo.



Filme: "Mãos Talentosas: A História de Ben Carson (2009)" - Estados Unidos da América

"Vocês podem fazer o que quiserem e ainda melhor do que outras pessoas."
"Gifted Hands: The Ben Carson Story" foi dirigido por Thomas Carter. Ben Carson era um menino pobre de Detroit, desmotivado, que tirava más notas na escola. Entretanto aos 33 anos, ele se tornou o diretor do Centro de Neurologia Pediátrica do Hospital Universitário Johns Hopkins, em Baltimore, EUA. Em 1987, o Dr. Carson alcançou renome mundial por seu desempenho na bem-sucedida separação de dois gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça uma operação complexa e delicada que exigiu cinco meses de preparativos e vinte e duas horas de cirurgia. Sua história, profundamente humana, descreve o papel vital que a mãe, uma senhora de pouca cultura, mas muito inteligente, desempenhou na metamorfose do filho, de menino de rua a um dos mais respeitados neurocirurgiões do mundo. Confira mais detalhes do filme em Mãos Talentosas: A História de Ben Carson.


Filme: "O Pianista (2002)" - Alemanha, França, Polônia, Reino Unido

"A partir de amanhã terei que começar uma vida nova. Como recomeçar a viver tendo apenas a morte atrás de mim? Que energia vital poderia tirar da morte?"
"The Pianist" foi dirigido por Roman Polanski. No momento em que o pianista Wladyslau Szpilman interpretava grandes clássicos em Varsóvia, na Polônia, algumas bombas começam a cair sobre a cidade. Rapidamente, os nazistas invadem Varsóvia e colocam restrições aos judeus poloneses. Nesse filme acompanhamos o surgimento do Gueto de Varsóvia e assistimos perplexos, a perseguição aos judeus e o envio das pessoas para os campos de concentração. Confira mais detalhes do filme em O Pianista.


Filme: "O Jogo da Imitação (2015)" - Estados Unidos da América e Reino Unido

"As vezes, são as pessoas que ninguém imaginaria... que conseguem fazer coisas inimagináveis."
"The Imitation Game" foi dirigido por Morten Tyldun. Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke sua grande incentivadora. Confira mais detalhes do filme em O Jogo da Imitação.


Filme: "Clube de Compras Dallas (2013)" - Estados Unidos da América

"Uma nova perspectiva de vida após uma sentença de morte.
"Dallas Buyers Club" foi dirigido por Jean-Marc Vallée e relata a história real do cawboy Ron Woodroof que é diagnosticado com AIDS e recebe a triste notícia de que teria apenas 30 dias de vida. No entanto, ele não desanima e trava uma batalha com a indústria farmacêutica americana e consegue viver por mais de sete anos com o vírus no organismo. Confira a história mais detalhada em Clube de Compras Dallas.


Filme: "A Troca (2008)" - Estados Unidos da América

"Nunca comece uma briga, mas sempre a termine."
"Changeling" foi dirigido por Clint Eastwood. Em uma manhã de sábado, a mãe solteira Christine Collins se despede do filho de nove anos, Walter, e sai para trabalhar. Quando ela volta, se depara com o pior pesadelo de uma mãe: seu filho desapareceu. Uma busca exaustiva e infrutífera tem início, até que, cinco meses depois, uma criança é trazida pela polícia que tenta tirar proveito de um suposto reencontro. Atordoada com a situação, Christine é convencida a levar o menino para casa. Mas no fundo ela sabe que ele não é seu filho. Confira mais detalhes do filme em A Troca.


Filme: "Selma - Uma Luta Pela Igualdade (2015)" - Estados Unidos da América, Reino Unido

"Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter."
"Selma" foi dirigido por Ava DuVernay. Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr, que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. Confira mais detalhes do filme em Selma - Uma Luta Pela Igualdade.


Filme: "Capitão Phillips (2013)" - Estados Unidos da América

"Fiquem juntos. E ficaremos bem."
"Capitain Phillips" foi dirigido por Paul Greengrass. Narra a história verídica do Capitão Richard Phillips e do sequestro em 2009 por piratas somalis do navio de bandeira norte-americana MV Maersk Alabama, o primeiro navio cargueiro americano a ser sequestrado em 200 anos.  Confira mais detalhes do filme em Capitão Phillips.


Filme: "Grandes Olhos (2014)" - Estados Unidos da América, Canadá

"Essas pinturas são parte do meu ser."
"Big Eyes" apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras. Confira mais detalhes do filme em Grandes Olhos.

3 comentários: