06/09/2016

100 Melhores Filmes do Século 21 - Parte 1

Os editores do BBC Culture decidiram pedir a um grupo de críticos que selecionassem os cem melhores filmes do século 21 - até o momento. O principal objetivo foi provar que o "cinema não está morrendo", mas "evoluindo". 

Foi acordado que o período analisado deveria incluir o ano 2000, apesar de ser reconhecido não existir um "ano zero" e que 2001 deu início oficialmente ao século 21. E para a elaboração da lista foram consultados 177 críticos de todos os continentes, com exceção da Antártida. Alguns trabalham avaliando filmes em jornais e revistas, outros, só para sites.

Organizei a lista em 20 postagens com cinco filmes em cada post, ordenada por classificação dos filmes. Prepare a pipoca, a poltrona e aproveite as sugestões.

1º Filme: "Cidade dos Sonhos (2001)" - Estados Unidos da América

"Silêncio, não há banda."
"Mulholland Drive" foi dirigido por David Lynch. Essa história de suspense surrealista repleto de mistérios e enigmas acontece em Los Angeles. Vamos acompanhando a trajetória duas mulheres que acabam se conhecendo ao acaso ou, nem tanto. Uma delas é Rita e encontra-se com amnésia, a outra é Betty, uma jovem aspirante à atriz que busca na cidade dos sonhos o papel que vai alavancar a sua carreira. Ambas se tornam amigas e Betty vai ajudar Rita a descobrir a sua verdadeira identidade, no entanto, o passado das duas virá a tona. Confira mais detalhes do filme em Cidade dos Sonhos.



2º Filme: "Amor à Flor da Pele (2000)" - França, Hong Kong, Tailândia

"Ele se recorda desses anos perdidos, como se olhasse através de uma janela empoeirada..."
"Fa Yeung Nin Wa" foi dirigido por Wong Kar-Wai. Através deste filme de sutilezas, conhecemos o jornalista Chow Mo-wan, que muda com a esposa, para um novo apartamento. No local, conhece Su Li-zhen Chan, uma linda mulher também casada. Aos poucos, eles se tornam amigos cada vez mais próximos, uma vez que seus cônjuges passam boa parte do tempo fora. Porém, ambos descobrem que seus respectivos companheiros estão tendo um caso e vão buscar conforto e ajuda nessa profunda amizade. Confira mais detalhes do filme em Amor à Flor da Pele.


3º Filme: "Sangue Negro (2007)" - Estados Unidos da América

"Sou competitivo por natureza. Não quero que ninguém tenha sucesso. Odeio a maioria das pessoas. Às vezes, olho pras pessoas e não vejo nada de agradável nelas."
"There Will Be Blood" foi dirigido por Paul Thomas Anderson. Quando Daniel Plainview fica sabendo, misteriosamente, da existência de uma pequena cidade no Oeste em que um mar de petróleo está transbordando do solo, ele segue para lá com seu filho H.W. para tentar a sorte na pequena e empoeirada Little Boston. Nesta cidade difícil, em que a grande diversão é a igreja do carismático pastor Eli Sunday, Plainview e H.W. tentam sua jogada da sorte. Mas mesmo quando o poço lhes traz toda a sua fortuna, nada permanecerá igual, uma vez que a escalada de conflitos e de todos os valores humanos - amor, esperança, comunidade, crença, ambição e até mesmo o elo entre pai e filho - são postos em perigo por causa da corrupção, fraude e do petróleo. Confira mais detalhes do filme em Sangue Negro.


4º Filme: "A Viagem de Chihiro (2001)" - Japão

"Nunca nos esquecemos das coisas, apenas nos deixamos de lembrar delas."
"Sen to Chihiro no Kamikakush" foi dirigido por Hayao Miyazaki. Obra de arte do Studio Ghibli que conta a história de Chihiro, uma garota de 10 anos, que acompanhada pelos pais numa viagem de mudança vê-se subitamente encurralada numa situação desesperadora: seus pais, após comerem da comida de um restaurante desconhecido, transformam-se em porcos. A garota, então, deve fazer de tudo para reverter o acontecido, em um mundo bizarro e fantasioso. Confira mais detalhes do filme em A Viagem de Chihiro.



5º Filme: "Boyhood - Da Infância à Juventude (2014)" - Estados Unidos da América

"Você envelhece e não sente tanto. Você cria resistência."
"Boyhood" foi dirigido por Richard Linkklater. O filme conta a história de Mason, que tem sua vida acompanhada entre os 6 e 18 anos, da infância. Quando chega na adolescência ele vive no Texas com sua irmã e os pais divorciados. O pai, aparentemente é mais infantil que o próprio menino, enquanto a mãe luta para terminar seus estudos e vive se apaixonando por homens errados. Confira mais detalhes do filme em Boyhood - Da Infância à Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário