09/08/2016

Série: "Stranger Things - 1ª Temporada (2016)"

É prazeroso escrever sobre "Stranger Things", a mais nova série original da Netflix. Os idealizadores da série foram os irmãos Duffer (Matt Duffer e Ross Duffer), que também dirigiram a maioria dos episódios e nos presentearam com essa obra nostálgica. Temos aqui uma verdadeira obra-prima recheada de referências à cultura pop da década de 80, é impossível não associá-la aos clássicos "Conta Comigo", "E.T. O Extraterrestre", "Super 8", "Poltergeist - O Fenômeno", entre tantos outros filmes que fizeram parte da nossa infância e adolescência. Por isso não é difícil entender todo esse sucesso que "Stranger Things" vem fazendo, principalmente entre o público que já passou dos 30 anos (me incluo).

A trama é ambientada em Hawkins, Indiana, e se passa no início dos anos 80. Tudo começa quando Will (Noah Schnapp), de apenas 12 anos de idade desaparece misteriosamente após passar horas jogando o RPG Dungeons and Dragons no porão da casa de um dos amigos.

Enquanto o xerife Hopper (David Harbour) busca pistas para descobrir o paradeiro do garoto, Joice (Winona Ryder), sua mãe acredita que Will não está muito longe de casa e tenta se comunicar com o filho de uma maneira inusitada.
O desaparecimento do garoto mexe com os ânimos dos habitantes da pequena cidade, todos se mobilizam para encontrá-lo, e os amigos de Will: Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin), resolvem desobedecer as ordens dos pais e vão até a floresta onde supostamente o amigo desapareceu.
Mas, ao invés de encontrar Will, eles encontram Eleven 'Onze' (Millie Bobby Brown), uma garotinha que possui poderes telecinéticos. Ela passa a viver escondida no porão da casa de Mike, com quem cria uma bela relação de amizade.
Conforme a história se desenvolve, percebemos que tudo pode estar conectado à base de pesquisa do governo e os experimentos comandados pelo Dr. Brenner (Modine).
Enquanto os mistérios sobre o paradeiro do garoto só aumentam, personagens distantes vão se aproximando, é o caso de Jonathan (Charlie Heaton), irmão de Will, e Nancy (Natalia Dyer), irmã de Mike. À Propósito, Nancy namora o popular Steve Harrington (Joe Keery) e é amiga de Barbara (Shannon Purser), que também desaparece misteriosamente durante uma festa na casa do rapaz.
"Stranger Things" tem momentos tensos, emotivos e cômicos. Os acontecimentos se mostram cada vez mais relevantes, e é sem dúvida uma daquelas séries dignas de maratona, foi impossível parar de assistir (assisti dois episódios no primeiro dia e seis episódios no segundo dia, desde "Twin Peaks" que não assistia tantos episódios num único dia). É fácil se apaixonar perdidamente pela série, já nos primeiros minutos embarcamos numa viagem incrível de volta à década mais adorável que já existiu, os cenários, os figurinos, as músicas, os diálogos, tudo nos faz lembrar com saudade de um tempo bom que não volta mais... 
Comentei no início desta postagem que "Stranger Things" é uma carta de amor aos clássicos da década de 80, mas as referências não se limitam apenas aos filmes, a trilha sonora saudosista é maravilhosa, por diversos momentos me peguei cantando junto com os personagens. E a fotografia então, um espetáculo à parte, principalmente do mundo invertido que lembra os filmes de Steven Spielberg e nos faz entrar de corpo e alma na trama, numa viagem gostosa de volta a década mais especial de todas.
"Stranger Things" tem um roteiro simples, mas é na simplicidade que estão as melhores coisas, e não é diferente no caso da série, que consegue prender a nossa atenção já nos primeiros minutos do episódio inicial, mas sem muitos acontecimentos alarmantes, e conforme os episódios passam, a trama vai se desenvolvendo muito bem e sem deixar pontas soltas, passamos de um simplesmente desparecimento para seres sobrenaturais, de seres sobrenaturais para experimentos do governo e assim por diante.
"Stranger Things" é a série mais nostálgica que já assisti, viajamos no tempo através da sua produção e enredo impecáveis. E o que falar da última cena... Estou ansiosa pela 2ª temporada.

Mais detalhes da série na página do IMDb

Primeira Temporada: 8 episódios
Duração: 480 minutos
Categorias: Séries, Terror, Mistério, Ficção Científica, Drama
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente