26/08/2016

Filmografia - Tim Burton (Filmes Que Assisti)

Nome Completo: Timothy Walter Burton

Data de Nascimento: 25 de agosto de 1958

Local de Nascimento: BurbankCalifórnia

Pais: Estados Unidos da América

Sexo: Masculino

Mais detalhes: IMDb

É cineasta, roteirista e produtor de cinema. Seus filmes são bastante sombrios, fato que vem desde a infância peculiar do mesmo. Tim gostava de ler os contos de horror escritos por Edgar Allan Poe. Essa vivência cultural marcou sua produção cinematográfica, permeada por temas lúgubre e uma atmosfera sombria. Ao concluir os estudos, Tim ganhou uma bolsa de estudos concedida pelos estúdios Disney a estudar animação no "Instituto de Artes da Califórnia", na cidade de Valência, desenvolvendo seu talento para o desenho. Em 1982 elaborou seu primeiro curta-metragem, "Vincent", uma obra expressionista animada em stop-motion, baseado na vida de seu ator favorito, Vincent Leonard Price Jr. A partir daí, surgiram os longas, todos com grande sucesso de bilheteria e público. Tim Burton é um dos autores mais originais da atual Holywood, possui seu próprio universo marcado por tons sombrios, humor e imaginação sem limites, intensas impressões visuais e personagens desajustados.

Filme: "Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (2007)" - Estados Unidos da América

"Havia um barbeiro e sua esposa, ela era linda e ele... ingênuo!"
"Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street" foi dirigido por Tim Burton. Conhecemos Benjamin Barker, ele passou 15 anos afastado de Londres, após ser obrigado a deixar sua esposa e sua filha. Ele retorna à cidade ávido por vingança, agora usando a alcunha de Sweeney Todd. Logo ele decide ir à sua antiga barbearia, agora transformada em uma loja de fachada para vender as tortas feitas pela sra. Lovett. Com o apoio dela Todd volta a trabalhar como barbeiro, numa sala acima da loja. Porém o grande objetivo de Todd é se vingar do juiz Turpin, que o enviou para a Austrália sob falsas acusações para que pudesse roubar sua mulher Lucy e sua filha. Confira mais detalhes do filme em Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet.


Filme: "Edward Mãos de Tesoura (1990)" - Estados Unidos da América

"O que aconteceu de errado com você? - Estou inacabado."
"Edward Scissorhands" foi dirigido por Tim Burton. Esse filme encantador conta a história de Edward, um jovem que foi criado por um cientista e que reside sozinho num antigo castelo desde que seu criador faleceu. A vendedora de cosméticos Peg encontra-o e decide levá-lo para sua casa, esse ato gera estranheza por parte de sua família e vizinhos. Mas adaptar o 'homem mãos de tesoura' nessa nova realidade não será uma tarefa fácil, principalmente porque o rapaz é muito ingênuo. Confira mais detalhes do filme em Edward Mãos de Tesoura.


Filme: "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)" - Estados Unidos da América

"A maldade possui várias máscaras, mas nenhuma é tão perigosa quanto a máscara da virtude."
"Sleepy Hollow" foi dirigido por Tim Burton. Em 1799, Ichabod Crane (Johnny Depp), um detetive que só acredita em seus métodos científicos e na razão, é chamado ao vilarejo de Sleepy Hollow para desvendar crimes de assassinato com decapitação. Ichabod conhece a lenda do cavaleiro sem cabeça, que volta do inferno para assombrar o vilarejo, mas mesmo assim, não acredita e tenta provar que o cavaleiro é apenas uma pessoa normal. Confira mais detalhes do filme em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.


Filme: "Batman (1989)" - Estados Unidos da América, Reino Unido

"Esperem até eles terem um pouco de mim!"
"Batman" conta a história de Bruce Wayne, que ainda criança, teve os pais assassinados por bandidos. Já adulto, resolve gastar sua fortuna combatendo o crime de Gotham City. Seu maior desafio aparece quando Coringa, um novo bandido extremamente diabólico, tenta controlar toda a cidade através de um novo cosmético suspeito. Confira mais detalhes do filme em Batman.



Filme: "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003)" - Estados Unidos da América

"Quando vês pela primeira vez o amor da tua vida, o tempo para..."
"Big Fish" narra a história de Edward Bloom, um homem de grandes sonhos, paixões e histórias inesquecíveis. Em seus últimos anos de vida, ele continua sendo um grande mistério para seu filho William. Agora, na tentativa de conhecer o seu pai de verdade, Will começa a juntar as peças para montar uma ideia real de seu pai através de flashbacks de suas maravilhosas histórias. Confira mais detalhes do filme em Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas.


Filme: "Grandes Olhos (2014)" - Estados Unidos da América, Canadá

"Essas pinturas são parte do meu ser."
"Big Eyes" apresenta a história real da pintora Margaret Keane, uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras. Confira mais detalhes do filme em Grandes Olhos.


Filme: "Alice no País das Maravilhas (2010)" - Estados Unidos da América

"A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível."
"Alice in Wonderland" conta a história de Alice, uma jovem de 17 anos que passa a seguir um coelho branco apressado, que sempre olha no relógio. Ela entra em um buraco que a leva ao País das Maravilhas, um local onde esteve há dez anos apesar de nada se lembrar dele. Lá ela é recepcionada pelo Chapeleiro Maluco e passa a lidar com seres fantásticos e mágicos, além da ira da poderosa Rainha de Copas.


Filme: "A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)" - Estados Unidos da América
"Tudo nessa sala é comestível. Até eu sou comestível, mas isso se chama 'canibalismo', meus queridinhos, e é visto com maus olhos na maioria das sociedades."
"Charlie and the Chocolate Factory" foi dirigido por Tim Burton. Willy Wonka é o excêntrico dono da maior fábrica de doces do planeta, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie Bucket, encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate, que não era visitada por ninguém há 15 anos. Encantado com as maravilhas da fábrica, Charlie fica cada vez mais fascinado com a visita.


Curta-Metragem: "Vincent (1982)" - Estados Unidos da América
"Vincent" foi o primeiro trabalho do diretor na área de cinema. O pequeno enredo de 6 minutos conta a história do garotinho Vincent Malloy. O menino tem 7 anos de idade e possui uma mente muito fértil, ele é leitor de Edgar Allan Poe e imagina ser Vincent Price, o grande astro dos filmes de horror. Confira mais detalhes do filme em Vincent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário