13/08/2016

Filmografia - Alfred Hitchcock (Filmes Que Assisti)

Nome Completo: Alfred Joseph Hitchcock

Data de Nascimento: 13 de agosto de 1899

Data de Falecimento: 29 de abril de 1980 (80 anos)

Local de Nascimento: Londres

Pais: Inglaterra

Sexo: Masculino

Mais detalhes: IMDb

Escrever uma biografia/filmografia do mestre do suspense não é tarefa fácil. Alfred Hitchcock é um dos cineastas mais comentados, biografados e reverenciados de todos os tempos. Vou tentar resumir quem é o verdadeiro Hitchcock: ele nasceu na Inglaterra, teve uma rígida educação jesuíta e pretendia seu engenheiro, mas acabou, ainda bem jovem, desenhando legendas de filmes mudos numa produtora londrina. Na década de 20, com o cinema ainda numa fase romântica, a diferença entre desenhar legendas e dirigir um filme ainda não era tão grande. Depois de um breve período de aprendizado, como assistente de direção e montador, em 1925 fez seu primeiro filme, nunca concluído, "O Jardim dos Prazeres". Em 1926, contudo, já assina "O Inquilino", uma história com Jack, o Estripador, demonstrando grande talento. Daí por diante, não parou mais de filmar. Sua "fase inglesa" vai até 1939, quando David Selznick o leva para os Estados Unidos. Em Hollywood, a personalidade reservada de Hitch, pouco afeita a festas e badalações, contribuiu para criar a sua aura de "senhor do suspense e do mistério". Na verdade, o que ele queria era filmar. E filmava como ninguém. Já começou ganhando um Oscar com "Rebecca", e foi afirmando-se como um cineasta capaz de extrair bons filmes até de argumentos fracos. Hitchcock era um trabalhador do cinema. No sentido proletário do termo. Ele manteve sua vida dentro da câmara, preocupando-se, essencialmente, com o que o público assistiria. Decidir o enquadramento sempre foi mais importante que decidir o orçamento. Sou fã assumida deste gênio do cinema, e uma das minhas metas de vida é assistir sua filmografia completa.


Filme: "Psicose (1960)" - Estados Unidos da América

"Entre. Relaxe. Tome um banho."
"Psycho" é uma obra-prima do cinema que acomapnha a fuga de Marion Crane que roubou 40 mil dólares da empresa onde trabalhava. Durante a fuga, ela enfrenta uma forte tempestade e acaba indo parar no Bates Motel, onde é atendida pelo esquisito Norman Bates, proprietário do estabelecimento. A garota decide passar a noite no local, no entanto, algo muito ruim está prestes a acontecer. Confira mais detalhes do filme em Psicose.


Filme: "Os Pássaros (1963)" - Estados Unidos da América, Reino Unido

"Eles não param de migrar?"
No filme "The Birds", somos aterrorizados com a invasão de milhares de pássaro em Bodega Bay, seguida de ataques mortas às pessoas. Quando a socialite Melanie conhece o charmoso advogado Mitch, ela sente uma enorme atração por ele e decide ir até Bodega Bay para encontrá-lo, chegando na cidade ela é atacada por uma gaivota, porém, isso seria só o início de um assustador ataque feito por pássaros. Confira mais detalhes do filme em Os Pássaros.


Filme: "Frenesi (1972)" - Estados Unidos da América

"Precisamos encontrar o assassino da gravata."
"Frenzy" se passa em Londres, a cidade é aterrorizada pelo "Assassino da Gravata", maníaco sexual que mata suas vítimas após estuprá-las. Richard Ian Blaney, um ex-piloto da Força Aérea Britânica amargurado e alcoólatra, torna-se o principal suspeito dá série de crimes e tenta provar sua inocência, mas ele precisará correr contra o tempo para encontrar o verdadeiro psicopata. Confira mais detalhes do filme em Frenesi.



Filme: "Janela Indiscreta (1954)" - Estados Unidos da América

"Viramos uma raça de xeretas."

"Rear Window" apresenta uma trama repleta de suspense e voyeurismo acompanhamos a vida dos moradores de Greenwich Village através dos olhos do repórter L.B. Jeffries que passa seus dias confinado no seu apartamento, devido ter quebrado a perna num acidente de trabalho. Sem muitas alternativas de diversão, ele passa os dias "bisbilhotando" a vida dos vizinhos com um binóculo e acaba desconfiando que ocorreu um crime no apartamento da frente. Confira mais detalhes do filme em Janela Indiscreta.


Filme: "Disque M Para Matar (1954)" - Estados Unidos da América

"Estou procurando minha… aspirina."
"Dial M for Murder" se passa em Londres. Um ex-tenista profissional decide matar sua mulher, para poder herdar seu dinheiro e também como vingança por ela ter tido um affair um ano antes, com um escritor que vivia nos Estados Unidos mas que no momento está na cidade. Ele chantageia um colega de faculdade para estrangulá-la, dando a entender que o crime teria sido cometido por um ladrão. Mas quando algo sai muito errado, ele vê uma maneira de dar um rumo aos acontecimentos em proveito próprio. Confira mais detalhes do filme em Disque M Para Matar.




Filme: "Ladrão de Casaca (1955)" - Estados Unidos da América

"Eu sou Conrad Burns."
"To Catch a Thief" conta a história de John Robie, também conhecido como 'Gato'. Célebre ex-ladrão de jóias, ele está na Riviera Francesa quando uma onda de roubos toma conta do balneário. O problema é que o ladrão utiliza-se do mesmo estilo dos assaltos de Robie. Convencido de que alguém quer incriminá-lo, ele dribla a polícia e tenta encontrar o impostor antes que vá parar atrás das grades. Mas antes precisa fazer com que a viúva rica acredite nele. Confira mais detalhes do filme em Ladrão de Casaca.

Filme: "A Tortura do Silêncio (1953)" - Estados Unidos da América

"Quem foi que disse que o silêncio não mata?"
No filme "I Confess", Otto confessa ao Padre Michael Logan que matou e roubou um advogado. Enquanto isso, o Inspetor Larrue vê o Padre Logan conversando com Ruth Grandfort perto da cena do crime, intima os dois para depor. Ruth fornece um alíbi para o Padre Logan dizendo que eles se encontraram na noite do assassinato e também fala que eles tiveram um caso antes da guerra e que por isso, o advogado os estava chantageando. O Padre Logan acaba sendo acusado pelo crime, mas não pode revelar o segredo da confissão. Confira mais detalhes do filme em A Tortura do Silêncio.


Filme: "Rebecca, a Mulher Inesquecível (1940)" - Estados Unidos da América

"Nunca houve mulher como Rebecca."
"Rebecca" é uma obra-prima do cinema e é considerado um dos melhores filmes feitos por Hitchcock. A trama gira em torno de Rebecca, que mesmo falecida, continua intrigando todos que a conheceram e, atormentando a nova esposa de Maxin de Winter. Após o casamento, o casal vai morar na mansão Manderley, mas esta casa esconde vários segredos e mistérios que vão afetar o psicológica da jovem esposa. Confira mais detalhes do filme em Rebecca, a Mulher Inesquecível.




Filme: "Intriga Internacional (1959)" - Estados Unidos da América

"Estranho... Aquele avião está pulverizando fora da plantação."
"Norty by Northwest" é aventura inacreditável. Acompanhamos o publicitário Roger Tornhil, que após ser confundido com um agente secreto, inicia uma busca pelo verdadeiro culpado, no entanto, ele é perseguido pela polícia e por criminosos perigosos. Confira mais detalhes do filme em Intriga Internacional.


Filme: "O Homem Que Sabia Demais (1956)" - Estados Unidos da América

"Como um estalar de pratos mexeu com a vida de uma família americana."
"The Man Who Knew Too Much" mostra um espião inglês, que pouco antes de ser assassinado conta para o doutor Ben McKenna e sua esposa Jo, dois turistas inocentes, um segredo que os envolve em um caso internacional de espionagem. O filho do casal é sequestrado e, sem saber em quem confiar, eles tem de lutar para recuperá-lo. Confira mais detalhes do filme em O Homem que Sabia Demais.


Filme: "Os 39 Degraus (1935)" - Reino Unido

"Você já ouviu falar dos 39 Passos?"
O filme "The 39 Steps" apresenta Richard Hannay, que está de férias em Londres e conhece uma mulher misteriosa que lhe fala alguma coisa sobre o caso de um homem que está sendo perseguido por envolvimento em uma trama de espionagem. Porém, a mulher é assassinada e Richard, mesmo sabendo dos riscos que corre, decide tentar resolver o mistério. Confira mais detalhes do filme em Os 39 Degraus.


Filme: "A Dama Oculta (1938)" - Estados Unidos da América


"Acho que não é freira. Elas não usam salto alto."
"The Lady Vanishes" acompanha um grupo de pessoas que acabam pernoitando num pequeno hotel, devido uma grande nevasca. Após prosseguirem a viagem rumo à Inglaterra, a jovem Iris nota o desaparecimento da sua amiga Sra. Froy, mas todos no trem alegam que não havia nenhuma senhora naquele vagão. Preocupada, Iris decide procurá-la, ela conta com a ajuda do musicólogo Gilbert, mas o que o casal irá descobrir é algo que jamais poderiam imaginar. Confira mais detalhes do filme em A Dama Oculta.


Filme: "Quando Fala o Coração (1945)" - Estados Unidos da América

"O erro não está nos ostros, mas em nós mesmos."
Em "Spellbound", a Dra. Constance Petersen trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov pelo dr. Edward Ao chegar o dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro Dr. Edwards. Confira mais detalhes do filme em Quando Fala o Coração.


Filme: "Festim Diabólico (1948)" - Estados Unidos da América

"Uma história verídica..."
"Rope" é um suspense inigualável onde podemos acompanhar a mente doentia de dois jovens universitários que se sentem no direito de assassinar o amigo para provarem que são superiores. Se não bastasse esse ato insano, eles ainda colocam o cadáver de David em um baú que está na sala, oferecem uma recepção para o pai e a noiva da vítima e ainda colocam a comida que é servida no jantar em cima do baú. No entanto, havia nessa reunião uma pessoa mais inteligente que os dois psicopatas. Confira mais detalhes do filme em Festim Diabólico.


Filme: "Um Corpo que Cai (1958)" - Estados Unidos da América

"Só um vagueia. Dois juntos, vão a algum lugar."
"Vertigo" é mais uma obra-prima do mestre do suspense. Acompanhamos a vida de detetive John 'Scottie' Ferguson que acaba se aposentando após sofrer um terrível trauma. Contudo, seu amigo da época da faculdade lhe pede um grande favor, seguir sua esposa Madeleine. John aceita a tarefa e começa a seguir a mulher por todos os lugares, mas o detetive acaba descobrindo que Madeleine tem tendências suicidas e vai colocá-lo nas piores situações. Confira mais detalhes do filme em Um Corpo que Cai.

Filme: "Interlúdio (1946)" - Estados Unidos da América


"Um homem não diz a uma mulher o que fazer. Ela diz a si mesma."
"Notorious!" é um Film-Noir que narra uma atípica história de amor entre a bela alemã Alicia e o agente do governo Devlin. Ambos se apaixonam profundamente durante uma viagem ao Brasil a trabalho. No entanto, Alicia é uma espiã e para cumprir a sua missão, ela precisa se casar com um perigoso espião nazista. Confira mais detalhes do filme em Interlúdio.


Filme: "Pacto Sinistro (1951)" - Estados Unidos da América


Não se preocupe, não vou atirar em você. Poderia incomodar minha mãe."
"Strangers on a Train" conta a história de dois homens que se conhecem em um trem e fazem um acordo para lá de estranho. Bruno Anthony é um psicopata que odeia o pai. Guy Haines é um famoso tenista que está tendo um caso com Anne Morton enquanto o seu divórcio não se concretiza. Bruno propõe a Guy que ele mate sua esposa, enquanto Guy deveria matar o seu pai, para que ambos tenham seu caminho livre para continuar a viver. Enquanto o famoso tenista leva na brincadeira e aceita a proposta, Bruno prova que não estava brincando e tudo toma proporções catastróficas. Confira mais detalhes do filme em Pacto Sinistro.


Filme: "Um Barco e Nove Destinos (1944)" - Estados Unidos da América

"Os pecados que cometemos aos pares pagaremos um a um."
"Lifeboat" se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Um navio e um barco alemão se envolvem em um combate e ambos naufragam, mas existem alguns sobreviventes que vão para um dos botes. No entanto, eles têm diferentes origens e propósitos, mas surge o pomo da discórdia quando um dos sobreviventes se revela um nazista. Confira mais detalhes do filme em Um Barco e Nove Destinos.


Filme: "A Estalagem Maldita (1939)" - Reino Unido

"Esse lugar - Jamaica Inn. Ele tem um nome ruim. Não é saudável, é por isso."
"Jamaica Inn" conta a história da jovem órfã irlandesa, Mary, é enviada para morar com seus tios, donos de uma estalagem, em Cornwall, Inglaterra. O local é base para um quadrilha que saqueia navios na costa, e logo Mary percebe que seu tio é o líder dessa gangue. Ao suspeitar das atividades ilegais que estão acontecendo, ela se torna alvo dos contrabandistas. Confira mais detalhes do filme em A Estalagem Maldita.


Filme: "O Homem Que Sabia Demais (1934)" - Reino Unido


"...Mas por causa de um homem que você nunca ouviu falar ter matado outro homem que você nunca ouviu falar, num lugar que você nunca ouviu falar, este país entrou em guerra."
No filme "The Man Who Knew Too Much", um casal de ingleses tem sua filha sequestrada após um agente secreto lhes contar, instantes antes de morrer, de um plano contra um importante diplomata inglês. Em Londres, os dois tentam recuperar sua filha, ao mesmo tempo em que devem dizer o que sabem as autoridades. Confira mais detalhes do filme em O Homem Que Sabia Demais.


Filme: "Mulher Pública (1927)" - Reino Unido

"É inglesa, querida, finja."
"Easy Virtue" apresenta ao espectador, Larita Filton, ela se envolve em um processo de divórcio escandaloso e no suicídio de um jovem artista. Ela foge para a França para reconstruir sua vida, onde conhece John Whittaker. Eles se casam, mas a a família elitista de John descobre o passado de Larita. Confira mais detalhes do filme em Mulher Pública.


Filme: "O Jardim dos Prazeres (1925)" - Reino Unido, Alemanha

"A única mulher da minha vida é você Patsy."
"The Pleasure Garden" é o primeiro filme de Hitchcock e conta a história de Patsy e Jill, que trabalham como dançarinas em uma casa chamada Pleasure Garden. Elas namoram Levett e Hugh, soldados britânicos que cuidam de colônias nos Trópicos. Quando eles viajam pelo trabalho, Jill se esquece facilmente de Hugh e passa a prestar outro tipo de trabalho para os clientes da casa. Confira mais detalhes do filme em O Jardim dos Prazeres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário