17/08/2016

Filme: "Pelo Amor e Pela Morte (1994)"

"Será o começo de uma invasão? Isso acontece em todo cemitério ou será o meu o único? Quem sabe? Enfim, quem se importa? Só estou fazendo o meu trabalho."

Descobri a existência deste filme através do livro 101 Filmes de Terror Para Ver Antes de Morrer. Conheço alguns filmes italianos de terror, principalmente os giallos de Dario Argento, mas não conhecia "DellaMorte DellAmore" do cineasta Michele Soavi. O filme foi lançado em 1994 e foi inspirado em um popular fumetti (como eram chamadas as histórias em quadrinhos italianas) de meados dos anos 80 chamado Dylan Dog, de Tiziano Sclavi.

Considerado por muitos como um dos melhores filmes de terror/comédia da década de 90, o filme conta a história do coveiro Francesco Dellamorte (Rupert Everett) que tem uma rotina muito nada comum: matar os mortos que voltam à vida após sete dias do 'primeiro' falecimento.
Para lidar com essas forças sobrenaturais inexplicáveis, o coveiro conta com a ajuda do seu ajudante e único amigo, Gnaghi (François Hadji-Lazaro). Todas as noites eles tem a mesma rotina: matar mortos no cemitério, seja com tiros na testa ou golpes certeiros de picareta.
A rotina de Francesco muda quando ele conhece uma viúva (Anna Falchi), e acaba se apaixonando por ela. A moça frequenta o cemitério todos os dias para chorar pela morte do marido. Certo dia, o coveiro toma coragem e declara todo o seu amor pela viúva.
No entanto, estava fazendo sete dias da morte do marido, e como já era de esperar, ele volta a vida como zumbi e morde sua viúva. Para impedir que a moça volte como zumbi depois de sete dias, Francesco acerta-a com um tiro na cabeça. Fato que não resolve absolutamente nada, pois após sete dias ela volta para "atazanar" a vida do coveiro.
Desiludido com sua vida, Francesco decide antecipar o trabalho da morte. Como se não bastasse essa "nova profissão", o coveiro acaba se relacionando com mulheres idênticas a sua viuvinha zumbi e seus relacionamentos se tornam cada vez mais efêmeros.
"Pelo Amor e Pela Morte" é um daqueles achados cinematográficos incríveis, fazia tempo que não ria tanto assistindo um filme de terror. Além das cenas engraçadas, tem várias cenas poéticas e muito surrealismo. Tudo que se imagina de bizarrice, acontece neste filme. 
Sou fã do cinema italiano de terror, gosto da textura dos filmes, suas cores vibrantes e exageradas e os mistérios intermináveis que as obras deste gênero costumam ter. Gostei muito deste filme e recomendo para todos os fãs do gênero. Assistam, porque vale a pena.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 105 minutos
Categorias: Terror, Comédia, Fantasia
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,6

2 comentários:

  1. Gostei das suas dicas, vou ver alguns dos que voce indica. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria Helena! Eu que agradeço a visita :) Seja bem-vinda!

      Excluir

Conteúdo Correspondente