31/08/2016

9 Filmes Existenciais Para Refletir

Existem filmes extremamente profundos que nos remetem a pensar no valor da vida e na beleza de sua singularidade. Esses filmes são chamados de existenciais. São obras delicadas, intensas e com um conteúdo reflexivo. 

Selecionei nove filmes existenciais belíssimos que vão te fazer refletir sobre o sentido da vida. Confira:

Filme: "Asas do Desejo (1987)" - Alemanha 

"...Serei conhecido por todos, mas suspeito para ninguém. Não direi uma palavra, e entenderei todas as línguas. E este será o meu primeiro dia."
"Del Himmel Über Berlim" foi dirigido por WimWenders. Nessa poesia em forma de filme, vamos acompanhando a trajetória de dois seres divinos (anjos) que estão na Berlim pós-Guerra para ajudar os humanos a enfrentarem suas dores e angustias. Porém, um dos anjos começa a desejar sentir todos os prazeres e dores que os seres humanos sentem, e vai buscar uma forma de abandonar a eternidade para se transformar em um ser humano. Confira mais detalhes do filme em Asas do Desejo.




Filme: "Primavera, Verão, Outono, Inverno e... Primavera (2003)" - Coreia do Sul

"A luxúria desperta o desejo de posse. A posse desperta o desejo de matar."
"Bom Yeoreum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom" foi dirigido por Kim Ki-Duk. Um menino vive em um templo flutuante no meio de um lago junto com o monge que o educou de forma rigorosa. Cada estação que passa traz uma fase da vida do pupilo. Agora adulto, experimenta o despertar sexual com uma moça que veio ao templo para ser curada pelo mestre. Porém, isso faz com que o rapaz conheça o ciúme, a obsessão e vá se esquecendo dos valiosos ensinamentos de seu mestre. Confira mais detalhes do filme em Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera.



Filme: "Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (1966)" - Suécia

"Pensa que não entendo? O inútil sonho de ser. Não parecer, mas ser. Estar alerta em todos os momentos."
"Persona" foi dirigido por Ingmar Bergman. Após interpretar a peça "Electra", a atriz, Elisabeth Vogler para de falar. Sua psiquiatra, Lakaren, a deixa sob os cuidados de Alma, uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma. Na casa Alma fala pelas duas, pois Elisabet continua muda, comunicando-se apenas com pequenos gestos. Pouco depois de fazer certas confidências ela lê uma carta que Elisabeth tinha escrito, onde fica chocada ao descobrir que a atriz pensa nela como um divertido objeto de estudo. Confira mais detalhes do filme em Persona - Quando Duas Mulheres Pecam.


Filme: "Amor (2012)" - Alemanha, Áustria e França

"- É bela. - O quê? - A vida. A longa vida."


"Amour" foi dirigido por Michael Haneke. O filme conta a história de Georges e Anne, eles são um casal de aposentados, pois ambos foram professores de música. O casal tem uma filha musicista que mora em outro país. Porém, certo dia, Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. E a partir desse momento, o casal de idosos começa a passar por graves obstáculos, que colocarão o seu amor em teste. Confira mais detalhes do filme em Amor.



Filme: "O Homem Elefante (1980)" - Estados Unidos da América

"Eu não sou um elefante! Eu não sou um animal! Eu sou um ser humano. Sou um homem."


"The Elephant Man" foi dirigido por David Lynch. Esse filme é baseado em fatos reais e mostra a história do inglês John Merrick que viveu na Inglaterra vitoriana. O rapaz era portador de uma doença rara e grave, a neurofibromatose múltipla , tendo cerca de 90% do corpo deformado. Merrick era exibido como atração num circo de aberrações, mas o Dr. Frederick Treves encontrou o rapaz e decidiu ajudá-lo. Com seu carisma e sensibilidade, Merrick conquista a Sra. Kendal, uma atriz muito famosa na época. Confira mais detalhes do filme em O Homem Elefante.


Filme: "Anomalisa (2015)" - Estados Unidos da América

"O nosso tempo é limitado, mas esquecemos disso."

"Anomalisa" foi dirigido por Charlie Kaufman e Duke Johnson. Essa animação conta a história de Michael Stone, um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa, por quem se apaixona. Confira mais detalhes do filme em Anomalisa.


Filme: "Cidade dos Sonhos (2001)" - Estados Unidos da América

"Silêncio, não há banda."
"Mulholland Drive" foi dirigido por David Lynch. Essa história de suspense surrealista repleto de mistérios e enigmas acontece em Los Angeles. Vamos acompanhando a trajetória duas mulheres que acabam se conhecendo ao acaso ou, nem tanto. Uma delas é Rita e encontra-se com amnésia, a outra é Betty, uma jovem aspirante à atriz que busca na cidade dos sonhos o papel que vai alavancar a sua carreira. Ambas se tornam amigas e Betty vai ajudar Rita a descobrir a sua verdadeira identidade, no entanto, o passado das duas virá a tona. Confira mais detalhes do filme em Cidade dos Sonhos.


Filme: "O Cavalo de Turim (2011)" - Hungria, Suíça, Alemanha, França

Um silêncio de morte lá fora, a tempestade amainou. Um silêncio de morte reina na casa também."
"A Torinói ló" foi dirigido por Béla Tarr. Na trama, velho fazendeiro Ohlsdorfer e sua filha dividem um cotidiano dominado pela monotonia. A realidade dos dois é observada pela vista da janela e as mudanças são raras. Enquanto isso, o cavalo da família se recusa a comer e a andar. O filme é uma recriação do que teria ocorrido com o animal após ter sido salvo da tortura pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche durante uma viagem a Turim, na Itália. Confira mais detalhes do filme em O Cavalo de Turim.

Filme: "A Dupla Vida de Véronique (1991)" - Polônia, França

"Tenho uma sensação estranha, uma impressão de não estar só."
"La Double Vie de Véronique" foi dirigido por Krzystof Kieslowski. Duas jovens mulheres moram muito longe, mas parecem estranhamente estarem conectadas. Weronika é polonesa e sonha em entrar para uma academia de música, e quando ela finalmente consegue a vaga, ela morre na sua primeira apresentação. A partir desse momento, Véronique, que é francesa e mora em Paris, decide largar as aulas de música e acaba por se envolver com um manejador de marionetes.Confira mais detalhes do filme em A Dupla Vida de Véronique.

3 comentários:

  1. Obrigado pelas dicas Scheila...assistirem à todos, se encontrá los... abraço!

    ResponderExcluir