24/07/2016

Filme: "A Sétima Vítima (1943)"

''Eu corro até a morte e a morte me encontra rápido. E todos os meus prazeres são como ontem.''

"The Seventh Victim" é um film-noir com toques de terror e recheado de simbolismos. Foi produzido por Val Lewton, que revolucionou a safras de filmes de horror da RKO Radio Pictures, indo em contramão da exploração exageradas das franquias de monstros. Lançado em 1943, foi dirigido pelo canadense Mark Robson, mesmo diretor dos clássicos "A Trágica Farsa" e "A Caldeira do Diabo", entre outros sucessos.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download.

Nessa trama mórbida e repleta de mistérios, conhecemos Mary Brooks (Kim Hunter), uma simpática órfã que se vê obrigada a sair do colégio em que estuda e se mudar para Nova York em busca de sua irmã Jacqueline (Jean Brooks), que desapareceu sem deixar rastros.
Chegando em Nova York, a jovem descobre que Jacqueline vendeu seu negócio de cosméticos oito meses antes. Logo, ela localiza o apartamento que a irmã havia alugado, e encontra algo mórbido: uma cadeira e um laço de enforcamento pendurado do teto.
Mary conhecia bem a irmã e tinha certeza que Jacqueline não cometera suicídio. Assim sendo, ela fica ainda mais ansiosa e determinada para encontrá-la. No entanto, essa busca pela irmã começa a ficar perigosa, pois o investigador que auxiliava Mary acaba sendo assassinado.
É nesse momento que a órfã conhece o advogado Gregory Ward (Hugh Beaumont), o poeta Jason Hoag (Erford Gage) e o psiquiatra Dr. Judd (Tom Conway). Durante as buscas, Gregory acaba se apaixonando por Mary, porém, ele é marido da irmã dela. 
Dr. Judd a ajuda a localizar Jacqueline, que encontrava-se escondida após ter se fugido uma terrível seita diabólica conhecida como Paladistas, culto a qual ela era adepta. 
Após o reencontro das irmãs, Jacqueline acaba sendo sequestrada por membros da seita. Estes consideram Jacqueline uma traidora, e e aos traidores é reservada a morte.
"A Sétima Vítima" é um excelente exemplar do gênero do horror psicológico (algo incomum até então). A trama mistura razão, medo e curiosidade, que instiga o espectador a imaginar várias hipóteses, seja sobre o sumiço de  Jacqueline ou sobre a conduta misteriosa dos personagens. Durante algumas sequências senti calafrios, em outras cheguei a rir das situações inusitadas. 
Apesar do roteiro ser corrido devido o tempo (são apenas 71 minutos) e os poucos recursos financeiros disponibilizados para sua produção, "A Sétima Vítima" é um filme muito bom, tem ótimos diálogos e muitos mistérios que envolvem o espectador e o mantém conectado na trama. O desfecho também chama a atenção, deixando espaço para a imaginação. Gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 71 minutos
Categorias: Film-Noir, Mistério, Drama, Terror, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário