01/06/2016

Filme: "Um Príncipe em Nova York (1988)"

"Eu quero o quarto mais vagabundo!"

"Coming to America" é daquelas comédias oitentistas clássicas da Sessão da Tarde que ainda provoca várias gargalhadas no espectador. Mas não se engane, apesar de ter um toque leve e ser agradável de se assistir, este filme não é apenas um entretenimento inocente para passar o tempo, toca sutilmente em pontos importantes da sociedade e faz uma crítica social bem atual. 

Lançado em 1988, contou com a direção de John Landis e foi roteirizada por David Sheffield e Barry W. Blaustein a partir de um argumento de Eddie Murphy. Recebeu indicação ao Oscar 1989 nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.

A trama conta a história de Akeem Joffer (Eddie Murphy), príncipe de Zamunda, África, que se rebela contra seu casamento que já está marcado e decide viajar até a América para conhecer a mulher da sua vida.
Após uma conversa com seu pai King Jaffe Joffer (James Earl Jones), o príncipe recebe 40 dias para viajar pelo mundo antes de se casar. Ao chegar em Nova York, Akeem decide que deve se 'enturmar' com o povo da cidade e depois de ter sua bagagem roubada ele percebe que uma mudança de visual é necessária, então ele e Semmi (Arsenio Hall) saem para conhecer a cidade e seus costumes.
Após uma mudança 'drástica' de visual, os dois começam a procurar pela amada de Akeem. Em uma igreja Akeem conhece Lisa McDowell (Shari Headley) e decide que deve se aproximar dela, para isso eles se apresentam como estudantes africanos em busca de emprego na lanchonete McDoewell. 
Lisa é filha do dono do estabelecimento, Cleo McDowell (John Amos), que é interesseiro e atrapalha o romance, pois quer um bom partido para a filha, sem imaginar quem é na verdade seu funcionário.
Evidentemente, Akeem e Semmi vão arranjar várias confusões, fazer alguns amigos e até arrumar inimizades. "Um Príncipe em Nova York" é nostalgia total. Vale a pena rever as peculiaridades da década, com seus trejeitos e comportamentos, além de ser uma das melhores atuações de Eddie Murphy.
Comédia clássica dos anos 80 que traz humor leve e delicioso de assistir, sem baixarias e apelações, é um filme que toda a família pode assistir reunida, certamente arrancará ótimas gargalhadas de todos, seja das crianças ou dos idosos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 116 minutos
Gênero: Comédia, Romance
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,0