28/06/2016

Filme: "O Morro dos Ventos Uivantes (1970)"

"Não disse que não é amor, definitivamente é, mas eu sei que é efêmero e que o tempo há de mudá-lo como o inverno muda as árvores, e mesmo que eu te amasse com todas as forças do meu corpo nem em cem anos poderia te amar tanto quanto te amei em um único dia..."

"Wuthering Heights" é mais uma das tantas adaptações cinematográficas existentes do famoso livro de mesmo título, da escritora britânica Emily Brontë, lançado em 1847. 

Lançado em 1970, contou com a direção de Robert Fuest e foi a primeira versão colorida do romance de Heathcliff e Cathy. De todas as adaptações que já assisti, considero esta, a mais fraca. O filme retrata apenas alguns capítulos do romance escrito, omitindo partes importantes e modificando alguns fatos da história.  

Certo dia, o Sr. Earnshaw (Harry Andrews) retorna à fazenda Morro dos Ventos Uivantes trazendo na bagagem um menino cigano órfão. O tempo passa, Heathcliff (Timothy Dalton) torna-se um homem amargo e rancoroso.
A única pessoa capaz de derreter o coração gelado do cigano é sua irmã adotiva Catherine Earnshaw (Anna Calder-Marshall), ambos nutrem um pelo outro um amor desde a infância.
Nesta verção, Hindley Earnshaw (Julian Glover) não é o opressor de Heathcliff, muito pelo contrário, é o cigano que defende seu irmão adotivo das maldades do Sr. Earnshaw. Cathy conhece Edgar Linton (Ian Ogilvy) e acaba aceitando o pedido de casamento dele. Heathcliff torna-se ainda mais amargo e decide abandonar o Morro dos Ventos Uivantes.
Anos mais tarde ele volta, rico e vingativo. O cigano culpa todos pela sua infelicidade. Cathy adoece gravemente, mesmo assim Heathcliff não a perdoa por ter lhe abandonado para casar-se com outro. No entanto, uma revelação do passado do Sr. Earnshaw deixa Heathcliff ainda mais atormentado. 
"O Morro dos Ventos Uivantes" é uma das adaptações menos conhecidas do romance literário e até poderia ser um bom filme, caso não houvesse tantas mudanças em relação a história original. Definitivamente, o filme não me agradou, ainda prefiro as versões de 1939, de 1992 e 2009, são bem superiores.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 104
Gênero: Romance, Drama, Aventura
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 6,9

Conteúdo Correspondente