30/06/2016

Filme: "O Destino (1997)"

"Os filósofos acreditam que as leis religiosas são artes políticas necessárias." (Averróis)

"Al Massir" é um filme franco-egípcio,  roteirizado e dirigido pelo cineasta egípcio Youssef Chahine e lançado em 1997. Por ser um filme histórico, não atrai tanta atenção, uma pena, porque é uma produção muito boa. 

Foi ambientado na Córdoba do século XII, e conta uma parte da vida de Alu’l Walid Mohammed Ibn Ahmed Mohammed Hafld Ibn Rusd, no Ocidente, conhecido como Averróis (Nour El-Sherif), filósofo, médico e juiz de Córdoba. Ele tinha um grupo de aprendizes aos quais transmitia seus conhecimentos, além de ser um grande escritor.
No entanto, Averróis torna-se uma ameaça ao Califa Al Mansur (Mahmoud Hemida), que busca apoio de um grupo de fundamentalistas, acaba influenciado, e ordena a queima de todas as obras de Averróis.
Contudo alguns seguidores, amigos e familiares do filósofo decidem fazer cópias de seus livros e levá-los para além das fronteiras da Península Ibérica. O tempo é curto, e a violência, crescente. Mesmo assim, o conhecimento humano consegue seguir rumo ao progresso.
Vemos uma sociedade inventiva, avançada na medicina, filosofia e no direito, tolerante com as diversidades culturais e religiosas, e ao mesmo tempo ameaçada pelos avanços cristãos ao norte de Al-Andaluz, uma comunidade marcada por grupos fundamentalistas e visitada por cristãos que buscam conhecimentos árabes.
Este filme é perfeito para quem gosta de história e filosofia. Nota-se em "O Destino" uma reconstrução cuidadosa do passado. Percebemos a preocupação do diretor em ser fiel aos costumes, avanços e relações ao período relatado na obra. Também mostra os perigos do fundamentalismo e das ideologias preconceituosas, algo tão comum nos dias atuais, tanto no Ocidente como no Oriente.
"O Destino" não é somente um filme sobre o prestigiado filósofo Averróis, é também um filme de aventuras, muita música e romances. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 135 minutos
Gênero: Histórico, Drama, Comédia, Musical
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,4

2 comentários:

  1. Como faço para conseguir esse filme, com legenda em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo! Você encontra esse filme com legendas em português na Filmoteca Online. Agradeço a visita!

      Excluir

Conteúdo Correspondente