06/06/2016

9 Filmes Influenciados pela Filosofia de Nietzsche

O filosofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche certa vez disse que "A arte é a única força superior contraposta a toda vontade de negação da vida". Ao longo de sua vida Nietzsche escreveu diversos textos que serviram de inspiração para a psicologia, filosofia e a arte. Selecionei 9 filmes que foram influenciados pela Filosofia de Nietzsche. Aproveite para assisti-los!!

Filme: "Festim Diabólico (1948)" - Estados Unidos da América

Filosofia: "Übermensch cria novos valores. Ele se eleva acima dos conceitos de bem e mal. Übermensch é alguém que supera o homem, alguém que cria algo além de si mesmo, e é sobre essa 'superioridade' que a trama gira."
"Rope" foi dirigido por Alfred Hitchcock. Nesse suspense inigualável podemos acompanhar a mente doentia de dois jovens universitários que se sentem no direito de assassinar o amigo para provarem que são superiores. Se não bastasse esse ato insano, eles ainda colocam o cadáver de David em um baú que está na sala, oferecem uma recepção para o pai e a noiva da vítima e ainda colocam a comida que é servida no jantar em cima do baú. No entanto, havia nessa reunião uma pessoa mais inteligente que os dois psicopatas. Confira mais detalhes do filme em Festim Diabólico.

Filme: "Clube da Luta (1999)" - Alemanha, Estados Unidos da América

Filosofia "O Übermensch está presente neste filme também, o novo homem que corajosamente cria além de si mesmo, desdenhando a moralidade da sociedade, e confiando apenas em seu próprio ponto de vista moral. O confronto moral entre mestre-escravo pode ocorrer dentro de uma única pessoa e em uma única mente."
"Fight Club" foi dirigido poe David Fincher. Esse filme foi um dos mais comentados na época do seu lançamento, pois ele incentiva o anti-capitalismo. Mostra um explosivo sofredor de insônia e um carismático vendedor de sabonete que canalizam agressão primitiva masculina transformando-a em uma nova e chocante forma de terapia. Seu conceito pega, e formam-se diversos clubes da luta clandestinos em cada cidade, até que uma mulher sensual e excêntrica entra na jogada e desencadeia uma situação fora de controle rumo ao caos. Confira mais detalhes do filme em Clube da Luta.

Filme: "Advogado do Diabo (1997)" - Estados Unidos da América

Filosofia: "O confronto entre Vontade de Poder e Vontade de Prazer (Dionísio) no filme é épico, inesquecível e um problema real dos tempos modernos."
"The Devil's Advocate" foi dirigido por Taylor Hackford. Kevin Lomax é um homem de sucesso dentro e fora do tribunal. Um jovem advogado de defesa que nunca perdeu uma causa, por pior que seja o crime cometido por seus clientes. John Milton é o misterioso e brilhante presidente de uma poderosa firma de advocacia com interesses e clientes no mundo inteiro. O que há de comum entre esses dois homens? Uma tentadora oferta de trabalho, a chance de alcançar o sucesso de uma vez por todas e um segredo que irá transformar a vida de Kevin em uma viagem ao inferno. Confira mais detalhes do filme em Advogado do Diabo.

Filme - "Cidadão Kane (1941)" - Estados Unidos da América

Filosofia: "Não há nenhuma verdade objetiva, Kane é guiado pela Vontade de Poder. Ele é como um Deus a partir da perspectiva dos outros, mas a partir de sua própria perspectiva ele não sabe mais quem é."
"Citizen Kane" foi dirigido por Orson Welles. O filme é supostamente baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, Na trama conhecemos a história de Charles Foster Kane a partir de sua morte. Um jornalista recebe a tarefa de investigar qual era afinal o significado de sua última palavra, "Rosebud". Este é considerado o filme mais perfeito já produzido. Confira mais detalhes do filme em Cidadão Kane.

Filme: "Dogville (2003)" - Alemanha, Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Noruega, Holanda, Reino Unido, Suécia

Filosofia: "Neste filme vemos a moralidade mestre-escravo. Todo homem deve ser guiado por suas leis internas, mas quando senhores e escravos se invertem, haverá consequências dramáticas pesados porque eles não estão respeitando as suas leis internas."
"Dogville" foi dirigido por Lars von Trier. Durante a época da grande depressão, Grace, uma fugitiva da máfia, encontra abrigo numa pacata cidadezinha chamada Dogville. Os habitantes no começo se mostram receptivos e bondosos com a nova moradora, mas aos poucos são reveladas as verdadeiras intenções da vila com a frágil forasteira, em um crescimento insuportável de exploração e humilhação. Confira mais detalhes do filme em Dogville.


Filme: "Feitiço do Tempo (1993)" - Estados Unidos da América

Filosofia: "O estimulo do Eterno Retorno é óbvio nessa trama. Phil vê o mesmo dia se repetir consequtivamente até aceitar seu destino. Em aceitá-lo ele não tenta mudar essa nova realidade."
"Groundhog Day" foi dirigido por Harold Ramis. Já pensou acordar todos os dias, sempre no mesmo dia e ainda ter que repetir todas as tarefas inúmeras vezes? Pois é bem isso que essa belíssima trama nos apresenta através do repórter Phil Connons. Ele cai num inexplicável feitiço do tempo e acaba sendo obrigado a gravar o tradicional Dia da Marmota diversas vezes, pois somente ele percebe que está revivendo o mesmo dia. No entanto, essa manobra do tempo transforma Phil em uma pessoa melhor. Confira mais detalhes do filme em Feitiço do Tempo.

Filme: "Fonte da Vida (2006)" - Estados Unidos da América

Filosofia: "Nesse filme concentra-se no conceito de eterno retorno de Nietzsche. É o mesmo caso que continua a repetir-se infinitas vezes, dentro de uma gama infinita de espaço. Os personagens temem a morte e trabalham tão duro para derrotar a morte que se esquecem de viver."
"The Fountain" foi dirigido por Darren Aronofsky. Na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras ocorre no século 26, quando o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência. Confira mais detalhes do filme em Fonte da Vida.

Filme: "Apocalypse Now (1979)" - Estados Unidos da América

Filosofia: "O homem é os dois lados de uma moeda. Um ex-Apollo que não gosta mais de ser um herói e deseja se tornar um Dionísio, lutando para sentar no trono de Apollo. É tudo sobre a dicotomia intelectual entre Dionísio e Apolo, constantemente ganhando e perdendo terreno contra o outro. Qualquer um dos dois não tem sentido sem a presença do outro."
"Apocalypse Now" foi dirigido por Francis Ford Coppola. Neste clássico de guerra em que, acompanhamos o Capitão Willard na maior missão da sua carreira, ele terá que encontrar e matar o comandante das Forças Especiais, o Coronel Kurts, que aparentemente foi afetado psicologicamente pela guerra e formou um exército próprio. Porém, quando Willard se aproxima do seu destino, ele analisa alguns documentos sobre o coronel e começa a ficar confuso diante desta missão. Confira mais detalhes do filme em Apocalypse Now.


Filme: "Ex Machina: Instinto Artificial (2015)" - Reino Unido

Filosofia: "Um ser unicamente governado pela vontade de realizar-se como potencia em si mesma, para além do Bem e do Mal, tornando o homem uma primitiva ferramenta de linguagem."
"Ex Machina" foi dirigido por Alex Garland. Quando Caleb, um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia, ele nem imagina o que irá encontrar. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava, uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que inguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar. Confira mais detalhes do filme em Ex Machina: Instinto Artificial.