11/05/2016

Filme: "O Corajoso Ratinho Despereaux (2008)"

"Lembra quando eu disse que a tristeza é o mais forte de todos os sentimentos? Não é. É o perdão. Porque o simples ato de perdoar pode mudar tudo."

"The Tale of Despereaux" é uma linda animação computadorizada da Universal Pictures, lançada em 2008, que foi dirigida por Sam Fell e Rob Stevenhagen. O filme foi baseado no premiado livro de mesmo nome, escrito por Kate DiCamillo. 

A história lembra os clássicos contos de fadas, com várias lições de lealdade, heroísmo e esperança. Uma coisa que chamou a minha atenção nesta animação foram as histórias paralelas, algo incomum em filmes deste gênero. A todo momento surgem novos personagens, mas nenhum fica disperso ou perdido durante a evolução da trama. Não é nenhum 'padrão Pixar', porém, este filme tem seu charme e consegue cativar os espectadores.
Era uma vez... Um reino chamado Dor, conhecido pela sua famosa sopa. Todavia, no dia em que todo ano o cozinheiro real apresentaria uma nova receita, um acidente envolvendo um rato e um prato de sopa levou ao falecimento da Rainha (Patricia Cullen).
O Rei amargurado resolveu banir a sopa e todos os ratos do reino de Dor. Onde antes havia alegria e luz, ficou apenas sombra e tristeza. Mas no coração de uma princesa (Emma Watson), existe uma pequena esperança de que os tempos vão mudar e os sorrisos voltarão ao reino.
O herói responsável por salvar a princesa da prisão que seu reino se tornou e fazer dos seus sonhos realidades é Despereaux Tilling (Matthew Broderick), um corajoso camundongo.
Despereaux nasceu diferente de todos os outros camundongos. Ele é destemido e ao invés de roer livros, adora desfrutar de suas histórias. Ao desafiar a lógica e conversar com humanos, o pequeno camundongo é banido de seu grupo para viver com as Ratazanas nas masmorras.
Lá, ele conhece Roscuro (Dustin Hoffman), o rato responsável pelo incidente que provocou todo o mal-estar no reino de Dor. Juntos, eles esperam cumprir a promessa de Despereaux à princesa de continuar sonhando com um mundo com luz, chuva e ratos novamente.
Evidentemente eles terão que enfrentar algumas dificuldades, inclusive os sentimentos de vingança que crescerão dentro de um deles.
"O Corajoso Ratinho Despereaux" é uma animação bem simples, mas sua magia encanta todos que o assistem. Não é uma obra-prima do gênero, porém, apresenta uma história cativante, é um conto infantil para adultos que deve ser apreciado com calma para captar todos os seus significados. 

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Gênero: Animação, Comédia, Aventura, Fantasia, Família
Classificação: Livre
Minha Nota: 8,6