18/05/2016

9 Filmes que Mudaram a História do Cinema

Não foi uma tarefa fácil escolher apenas nove filmes que mudaram a história do cinema, existe uma infinidade de obras marcantes que se tornaram marco da história cinematográfica. Depois de pesquisar sobre o tema, analisar os filmes (que já assisti), optei por esses nove filmes do cinema mudo. Todos sabemos que o cinema mudo é arte pura, a utilização das imagens combinadas com as músicas transformavam as cenas em algo mágico, não havia necessidade de diálogos, o espectador sabia exatamente o que cada personagem tinha a dizer apenas observando os olhares e gestos. A partir de 1927, o cinema sonoro dominou os grandes estúdios, mas a Era Silenciosa do cinema definiu o cenário cinematográfico. Confira abaixo os nove filmes selecionados:

Filme: "Aurora (1927)" - Estados Unidos da América
"Sunrise" foi dirigido por F.W. Murnau. Considerado o filme mais belo de todos, apresenta um fazendeiro que após ser seduzido pela moça da cidade, deseja matar sua inocente esposa. Quando ele tenta afogar sua esposa, acaba sendo acometido pela culpa, e desiste no último momento. A mulher reage com terror quando suas intenções ficam claras. Ela foge para a cidade, mas ele a segue para provar que estava arrependido e ambos vivem momentos maravilhosos e nos presenteiam com algumas das cenas mais belas do cinema. Mais detalhes do filme em Aurora.

Filme: "Nosferatu (1922)" - Alemanha
"Nosferatu, eine Symphonie des Grauens" foi dirigido por F.W. Murnau. Nessa obra primordial do terror acompanhamos a história do Conde Graf Orlock, um milenar vampiro que se encanta pela esposa de Thomas Huter. Para se aproximar da moça ele se muda para Wisborg e leva consigo uma terrível doença, porém, apenas Ellen, esposa de Hutter poderá deter esse terrível ser e todas as suas maldades. Confira mais detalhes do filme em Nosferatu.

Filme: "Um Homem Com uma Câmera (1929)" - União Soviética
"Chelovek s kino-apparatom" foi dirigido por Dziga Vertov. Documentário que mostra um dia normal, bastante típico na vida dos habitantes de Moscou dos anos 20. Um cinegrafista filma um dia despretensioso na vida da cidade moderna: Primeiro as ruas vazias ao amanhecer que vão gradualmente se enchendo, depois os habitantes da cidade, no trabalho ou no lazer. São as pessoas comuns mostrando a verdade da vida cotidiana. Confira mais detalhes do filme em Um Homem Com uma Câmera.

Filme: "Luzes da Cidade (1931)" - Estados Unidos da América
"City Lights" foi dirigido por Charles Chaplin. Nessa belíssima obra do cinema mudo, acompanhamos as trapalhadas do Vagabundo, que após conhecer a florista cega, fica apaixonado pela moça e decide fingir que é rico. Ele fica amigo do milionário bêbado após evitar que o mesmo cometesse suicídio, o único problema é que se o milionário estiver sóbrio, não lembra do Vagabundo, isso o coloca em várias situações complicadas, até mesmo com a polícia. Confira mais detalhes do filme em Luzes da Cidade.

Filme: "O Encouraçado Potemkin (1925)" - União Soviética
"Bronenosets Potyomkin" foi dirigido por Sergei M. Eisenstein. Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle.  Isto seria o presságio de uma grande tragédia. Confira mais detalhes do filme em O Encouraçado Potemkin.

Filme: "A General (1926)" - Estados Unidos da América
"The General" foi dirigido pela dupla Buster Keaton e Clyde Bruckman. Este clássico do cinema mudo se passa na época da Guerra Civil americana. Quando o maquinista Johnny Gray, apaixonado pelo seu trem A General não é aceito para lutar porque seria mais útil como engenheiro da ferrovia. No entanto, sua amada Annabelle começa a pensar nele como covarde. Até o dia em que ele vai provar que tem coragem, e também loucura, ao perseguir sozinho um bando de espiões unionistas, que roubaram o trem A General e dentro com Annabelle dentro. Confira mais detalhes do filme em A General.

Filme: "O Gabinete do Dr. Caligari (1920)" - Alemanha
"The Cabinet of Dr. Caligari" foi dirigido por Robert Wiene. Esse filme do expressionismo alemão é considerado o primeiro grande filme de terror produzido pelo cinema. Acompanhamos os relatos do jovem Francis sobre a chegada do Dr. Caligari num pequeno vilarejo, juntamente com o doutor está o sonâmbulo Cesare que supostamente, estaria adormecido durante 23 anos. Mas a presença desses dois homens começa a causar pânico em todos os moradores do vilarejo. Confira mais detalhes do filme em O Gabinete do Dr. Carigari.

Filme: "A Última Gargalhada (1924)" - Alemanha
"Der Letzte Mann" foi dirigido por F.W. Murnau. Quando o porteiro idoso de um hotel de classe se vê sendo substituído por um empregado mais jovem, e posto para trabalhar como ajudante de lavatório, sente-se humilhado. Sendo seu emprego de porteiro o maior orgulho de sua vida, e agora ridicularizado por seus vizinhos e amigos, o velho homem volta ao hotel à noite, em busca de seu antigo uniforme, símbolo de sua glória passada, mas acaba sendo hostilizado por todos. Mais detalhes do filme em A Última Gargalhada.


Filme: "O Garoto (1921)" - Estados Unidos da América
"The Kid" foi dirigido por Charles Chaplin. Quando uma mãe solteira deixa o hospital de caridade com seu filho recém-nascido, ela percebe que não poderá cuidar da criança. Então, prende um bilhete no bebê com o pedindo que quem o achar cuide e ame o seu filho, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Mais detalhes do filme em O Garoto.

Conteúdo Correspondente