21/05/2016

101 Melhores Filmes: Década de 1990 - Parte 5

E vamos para a 5ª parte dessa série com coletâneas de filmes que estou preparando. Estão sendo escolhidos 101 dos melhores filmes de cada década (na minha opinião) e de todos os gêneros. Filmes que ficaram marcados na minha memória. 

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog. Confira a 4ª postagem dessa coletânea AQUI.

Filme - "Um Sonho de Liberdade (1994)" - Estados Unidos da América

"A esperança é uma coisa boa, talvez a melhor de todas, e nada que é bom, deve morrer."
"The Shawshank Redemption" foi dirigido por Frank Darabont. A história inicia em 1946, Andy Dufresne, jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton, o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. Confira mais detalhes do filme em Um Sonho de Liberdade.

Filme: "Thelma & Louise (1991)" - Estados Unidos da América


"Vá, continue. Simplesmente continue."
"Thelma & Louisefoi dirigido por Ridley Scott. Acompanhamos as aventuras de duas mulheres, Louise Sawyer que é uma garçonete e Thelma é dona-de-casa. Ambas estavam cansadas da vida monótona que levavam, resolveram deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, as amigas se envolvem em vários problemas, inclusive um assassinato e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana. Confira mais detalhes do filme em Thelma & Louise.


Filme: "Edward Mãos de Tesoura (1990)" - Estados Unidos da América

"O que aconteceu de errado com você? - Estou inacabado."
"Edward Scissorhands" foi dirigido por Tim Burton. Esse filme encantador conta a história de Edward, um jovem que foi criado por um cientista e que reside sozinho num antigo castelo desde que seu criador faleceu. A vendedora de cosméticos Peg encontra-o e decide levá-lo para sua casa, esse ato gera estranheza por parte de sua família e vizinhos. Mas adaptar o 'homem mãos de tesoura' nessa nova realidade não será uma tarefa fácil, principalmente porque o rapaz é muito ingênuo. Confira mais detalhes do filme em Edward Mãos de Tesoura.

Filme: "Titanic (1997)" - Estados Unidos da América

"O coração de uma mulher é um oceano de segredos.
"Titanic" foi dirigido por James Cameron. Esse belíssimo épico nos apresenta a história fictícia de amor dos jovens Jack e Rose que aconteceu durante a viagem do RMS Titanic. No entanto, a parte verídica da história é que essa viagem jamais chegaria ao seu destino, pois no meio do caminho havia um iceberg no qual o transatlântico se chocou e sepultou no fundo do mar o sonho de 1517 pessoas. Confira mais detalhes do filme em Titanic.

Filme: "Beleza Americana (1999)" - Estados Unidos da América

"Quando não há nada a perder, arrisque tudo."
"American Beauty" foi dirigido por Sam Mendes. Esse filme mostra a dura realidade por trás do consumismo americano desenfreado. Através do personagem Lester Burnhan percebemos a decadência do modelo de vida americano, onde todos seguem uma fórmula da felicidade, mas no fundo são pessoas frustradas e vazias de valores. Confira mais detalhes do filme em Beleza Americana.