21/04/2016

Filme: "O Reino dos Gatos (2002)"

"Você só tem um coração. Não deixe que ele se encha só de tristezas."

"猫の恩返し" é uma encantadora animação japonesa produzida pelo Studio Ghibli e dirigida por Hiroyuki Morita. Lançado em 2002, é um dos animes menos conhecidos do Estúdio e um dos mais belos que já tive o prazer de assistir (amo gatos, então nem preciso citar o quanto foi fascinante assistir este filme).

A história é bem simples, e é justamente nesta simplicidade que encontra-se todo o encantamento da obra. Aqui vamos conhecer Haru, uma adolescente bastante preguiçosa, que novamente chega atrasada à escola, e ouve um sermão do professor e vira motivo de piadinhas dos colegas.
Na volta para casa, Haru avista um gato peculiar, que leva na boca, um pequeno embrulho. Distraído, o gato é quase atropelado, mas a garota corre para salvá-lo. Na manhã seguinte, alguns fatos estranhos mudam a rotina da garota.
O gato que Haru socorreu era, na verdade, príncipe do Reino dos Gatos, e, como agradecimento, o rei vai pessoalmente cumprimentá-la, além de explicitar seus desejos de que Haru vá ao Reino e se case com seu filho.
Haru fica empolgada com a ideia, mas logo percebe que o convite é absurdo, afinal, ela é um ser humano, e não um felino. Logo aparece uma comitiva que a levará ao Reino. Assustada, a garota pede ajuda a outros gatos, fato que só aumentará a confusão.
Ao assistir "O Reino dos Gatos", fiz uma viagem até um Universo Paralelo, algo que não será diferente como a maioria dos espectadores, principalmente se gostar de gatos, e confesso que adorei estar nesta outra dimensão, estranha a princípio, mas inovadora e esclarecedora, pois comecei a enxergar os gatos de outra maneira.
Os traços delicados são a marca registrada do Studio Ghibli e aqui não é diferente. Com personagens extremamente sensíveis "O Reino dos Gatos" traz algo diferente que prende nossa atenção e nos suga para uma outra realidade, e diante disso, somos obrigados a nos deixar levar, desprendendo dos fatos e atendo somente à nossa imaginação. E é exatamente aí que está toda a magia dos animes do Studio Ghibli.
"O Reino dos Gatos" é um anime inesquecível, suave e deliciosamente envolvente. E não esquecendo de ressaltar a trilha sonora composta por Yuji Nomi, responsável pelas melodias maravilhosamente orquestradas.
Resumindo, "O Reino dos Gatos" é um filme que faz bem ao olhos e ao coração, pois certamente você terminará de assisti-lo deslumbrado com a beleza desta obra e um sorriso radiante nos lábios.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 75 minutos
Gênero: Anime, Animação, Comédia, Aventura
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0