29/04/2016

101 Filmes de Terror Para Ver Antes de Morrer - Parte 1

Essa lista é baseada no livro 101 Filmes de Terror Para Ver Antes de Morrer que é dos mesmos criadores da coletânea dos 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer. Da mesma forma, essa série foi compilada por críticos de várias partes do mundo e editada por por Steven Jay Scheneider.

Confira a introdução do livro:

"Vampiros, monstros, psicopatas sádicos, serial killers, fantasmas vingativos e Satanás são assustadores e divertidos para gerações cinéfilos. Este abrangente guia resume cronologicamente os 101 filmes de terror mais importantes já produzidos. Desde os clássicos de Georges Meliés e FW Murnau para o festival de sangue de Tobe Hooper e do grande David Cronenberg, 101 filmes de terror que você deve ver antes de morrer explora a popularidade duradoura do filme de terror. Fascinantes e perturbadores, esses filmes expõem nossos medos mais primitivos: os nossos pesadelos, nossa vulnerabilidade e revolta, nossos medos: do desconhecido, do sexo, da morte ou da perda de identidade. A ameaça de um monstro ou de algo em uma mansão assustadora ou ao longo de uma estrada deserta emociona e excita ao mesmo tempo que horroriza. A ameaça do terror veio de várias formas e tem dado origem a alguns dos personagens mais famosos do cinema, do Frankenstein de Boris Karloff, ao Drácula de Bela Lugosi, de Leatherface, Carrie, Candyman, e Hannibal Lecter. Uma coisa os une: o poder de atrair e repelir simultaneamente. Com a percepção de críticos, historiadores de cinema e acadêmicos, 101 Movies You Must See Before You Die aplica conhecimento e paixão para mais de um século de vampiros, zumbis, palhaços assassinos, invasões do espaço, pregadores homicidas, satanistas, canibais , crianças demôniacas, perturbados veteranos do Vietnã, e máquinas sencientes. Depois de ver esses filmes, você nunca mais vai dormir no escuro novamente...."

Organizei a lista em vinte postagens com cinco filmes em cada post, não é por ordem cronológica e nem alfabética, mas sim, por ordem dos filmes que consigo assistir. Confira os primeiros cinco filmes da coletânea.

Filme: "O Exorcista (1973)" - Estados Unidos da América

"Que dia excelente para um exorcismo!"
"The Exorcist" foi dirigido por William Friedkin. Esse filme é considerado o maior clássico do terror e foi baseado numa história real. Uma garota de 12 anos de idade começa a apresentar um comportamento estranho. Após sua mãe recorrer a vários médicos, ela decide procurar um padre exorcista que também é psiquiatra e imediatamente inicia-se as sessões de exorcismo com cenas aterrorizantes e angustiantes. Confira mais detalhes do filme em O Exorcista.

Filme: "Psicose (1960)" - Estados Unidos da América

"Entre. Relaxe. Tome um banho."
"Psycho" foi dirigido pelo gênio do suspense Alfred Hitchcock. Nessa obra-prima do cinema acompanhamos a fuga de Marion Crane que roubou 40 mil dólares da empresa onde trabalhava. Durante a fuga, ela enfrenta uma forte tempestade e acaba indo parar no Bates Motel, onde é atendida pelo esquisito Norman Bates, proprietário do estabelecimento. A garota decide passar a noite no local, no entanto, algo muito ruim está prestes a acontecer. Confira mais detalhes do filme em Psicose.

Filme: "Nosferatu (1922)" - Alemanha

"Pra que tanta pressa jovem amigo, ninguém foge do seu destino."
"Nosferatu, eine Symphonie des Grauens" foi dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau. Nessa obra primordial do terror acompanhamos a história do Conde Graf Orlock, um milenar vampiro que se encanta pela esposa de Thomas Huter. Para se aproximar da moça ele se muda para Wisborg e leva consigo uma terrível doença, porém, apenas Ellen, esposa de Hutter poderá deter esse terrível ser e todas as suas maldades. Confira mais detalhes do filme em Nosferatu.

Filme: "Suspiria (1977)" - Itália

"O inferno está atrás daquela porta! A morte viva!"
"Suspiria" foi dirigido por Dário Argente. Através desse filme embarcamos numa numa viagem pavorosa ao lado da jovem Suzy Banner que decide aprofundar suas técnicas de dança em outro país. Ao chegar na academia de dança, Suzy se depara com um lugar sombrio e perturbador. Além do mais, Suzy ouve algumas palavras de uma aluna que foi assassinada com requintes de tortura. Cada dia mais intrigada com os mistérios que rondam a escola de dança, Suzy e Sarah decidem investigar, porém Sarah desaparece e Suzy terá que enfrentar algo que jamais imaginou. Confira mais detalhes do filme em Suspiria.

Filme: "O Iluminado (1980)" - Reino Unido, Estados Unidos da América

"Venha querido, não vou te machucar."
"The Shining" foi dirigido por Stanley Krubick. Neste filme acompanhamos Jack Torrance que decide ser vigia de um hotel no Colorado. Ele vai com sua mulher Wendy e seu filho. No entanto, eles vão ficar isolados do resto do mundo durante todo o inverno, mas esse isolamento começa a causar distúrbios metais sérios em Jack que a cada dia se torna mais agressivo e perigoso. É considerado o melhor filme de terror psicológico e realmente, ele mexe com os nervos de quem adentra na história. Confira mais detalhes do filme em O Iluminado.