23/04/2016

101 Filmes de Ficção-Científica Para Ver Antes de Morrer (Parte 1)

Esta lista é baseada no livro 101 Filmes de Ficção-Científica Para Ver Antes de Morrer que é dos mesmos criadores da coletânea dos 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer. Da mesma forma, essa série foi compilada por críticos de várias partes do mundo e editada por Steven Jay Scheneider.

Confira a introdução do livro:

"Desde o clássico seriado de baixo orçamento Flash Gordon, das matinês de sábado dos anos 1930 e 40 aos grandes sucessos como Star Trek e 2001: Uma Odisséia no Espaço, todas as contribuições mais criativas para a ficção científica estão presentes neste livro. Com uma visão interessante dos críticos de cinema e uma riqueza de detalhes factuais de historiadores e acadêmicos, o editor geral Stephen Jay Schneider reuniu os dados, o drama e as paixões que inspiraram filmes sobre viagens no tempo, contatos, planetas distantes, monstros extraterrestres , invasões alienígenas e muitos outros ingredientes que animam uma história de ficção científica. A ficção científica permite transportar qualquer gênero de filme a outra dimensão. Pegue uma perseguição policial clássica e coloque-a em Marte. Crie uma história de casa assombrada, em seguida, adicione os robôs. Pegue a clássica história de garoto que conhece menina, então torne-os mutantes. Grandes filmes de ficção científica transformam o mundo conhecido em sua cabeça, brincam com as leis da física, e durante todo o tempo prendem o espectador com uma visão fascinante de mundos futuros.Sob a visão de críticos, historiadores de cinema e acadêmicos, 101 Filmes de Ficção-Científica para ver antes de morrer oferece conhecimento, visão e paixão de um século de contatos imediatos, de planetas distantes e viagens no tempo; buracos negros, missões impossíveis, roupas estranhas, tecnologia futurista; forças inexplicáveis e naves fantásticas; monstros extraordinários, bebidas fluorescentes, e as sociedades subterrâneas. Você está preparado para uma viagem pelo mundo da ficção..."

A lista está dividida em vinte postagens com cinco filme em cada post, e não é por ordem cronológica e nem alfabética, mas sim, por ordem dos filmes que consigo assistir. Então vamos começar o passeio pelas ficções que marcaram a história do cinema. Confira os primeiros cinco filmes da lista.

Filme: "Laranja Mecânica (1971)" - Estados Unidos da América, Reino Unido

"Se te deixares levar pelo desespero, não terás forças nos momentos de angústia."
"A Clockwork Orange" foi dirigido por Stanley Krubick. Esse filme psicodélico encontra-se entre os 10 filmes mais perturbadores já produzidos. No futuro, o violento Alex, líder de uma gangue de delinquentes que praticam crimes hediondos, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. É um filme ultra violento, mas que ao mesmo tempo nos faz refletir sobre a decadência psicológica das pessoas. Confira mais detalhes do filme em Laranja Mecânica.

Filme: "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)" - Estados Unidos da América

"Que a Força esteja com você."
"Star Wars Episode IV: A New Hope" foi dirigido por George Lucas. Na tentativa de ampliar o império intergaláctico, o sinistro Darth Vader e o Imperador Palpatine sequestram a princesa Leia Organa, além de destruírem o seu planeta. No entanto, dois robôs, R2D2 e C3PO, conseguem escapar. No planeta Tatooine, Owen Lars, o tio de Luke Skywalker, compra os dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Confira mais detalhes do filme em Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança.

Filme: "Viagem à Lua (1902)" - França
"Le Voyage Dans La Lune" foi dirigido por Georges Méliès. Este filme é o primeiro dessa grande coletânea dos 1001 filmes para ver antes de morrer e conta a história do professor Barbenfouillis que consegue convencer seus colegas a participarem de uma exploração à Lua. Logo eles viajam em uma nave que aterriza diretamente no satélite. Os viajantes encontram uma paisagem bem diferente daquela que existe na Terra, além de serem capturados pelos habitantes locais. Os exploradores conseguem fugir quando descobrem que ao tocar os habitantes da Lua, estes desintegram. Confira mais detalhes do filme em Viagem à Lua.

Filme: "De Volta para o Futuro (1985)" - Estados Unidos da América

"Estradas? Já estamos a caminho. não precisamos de estradas."
"Back to the Future" dirigido por Robert Zemeckis. Através deste filme acompanhamos uma aventura incrível do jovem Marti McFly. Quando o rapaz aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída pelo cientista Dr. Brown. Marti, ele volta 50 anos no passado e acaba conhecendo sua mãe ainda adolescente. Porém, a garota se apaixona por ele e isso teria uma consequência terrível para ele, pois alteraria a sua existência no futuro, então Marti resolve ser cupido dos próprios pais e acaba se envolvendo em confusões. Confira mais detalhes do filme em De Volta para o Futuro.

Filme: "Matrix (1999)" - Estados Unidos da América

"A negação é a mais previsível das respostas humanas."
"Matrix" foi dirigido pelos irmãos Lana e Andy Wachowski. Através deste filme acompanhamos o jovem Thomas Anderson em sua aventura como Neo. Após ter vários pesadelos, Thomas conhece Morpheus e descobre que é vítima de Matrix (um sistema operacional de manipula as pessoas para capturar a energia produzida). Agora como Neo, o rapaz é a única esperança de vencer as máquinas e salvar a humanidade. Confira mais detalhes do filme em Matrix.