30/03/2016

Filme: "Malena (2000)"

"Eu pedalava como se fugisse. E, na verdade, fugia: dela, daquelas emoções, dos sonhos, das recordações, de tudo, enfim."

"Malèna" é um belíssimo filme que foi escrito e dirigido pelo cineasta italiano Giuseppe Tornatore. Lançado em 2000, este filme mostra a hipocrisia da sociedade e sua capacidade incrível de criar fatos, julgar e condenar. Quantas Malenas estão sendo oprimidas neste momento porque simplesmente agem como mulheres? Concorreu o Oscar 2001 nas categorias de Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora. Também recebeu indicações a vários prêmios importantes do cinema mundial.

A história é ambientada na Sicília de 1941, sul da Itália, em plena Segunda Guerra Mundial. Renato (Giuseppe Sulfaro) é um garoto de 13 anos que tem duas grandes surpresas no mesmo dia: ganha a sua primeira bicicleta e conhece a estonteante Malena (Monica Belucci).
Nesse mesmo dia, a Itália entra na Guerra, mas, para Renato não tem a menor importância. O rapaz está mais preocupado em pedalar sua bicicleta, em ser aceito na turma de garotos mais velhos, e principalmente, em conhecer melhor quem é aquela mulher recém-chegada na cidade, que passa por todos sem olhar para ninguém.
Aos poucos, Renato fica sabendo que Malena é casada e que seu marido está nos campos de batalha. Por morar sozinha e por ser muito bonita, ela passa a atrair a cobiça dos homens e a inveja das mulheres do lugarejo.
Renato passa os dias sonhando em se tornar adulto e, finalmente, declarar seu amor à moça. Ao contrário dos homens da cidade que enxergam em Malena apenas um objeto sexual, Renato só quer protegê-la, em cuidar dela e, para isso, passa a segui-la por todos os lugares, num misto de detetive e anjo da guarda.
Enquanto a Guerra afunda nações e povos, Renato entra em contato com a dura realidade da vida, conhecendo de perto a intolerância de uma sociedade hipócrita e mesquinha. Mas, para o jovem rapaz, Malena está imune a tudo isso, ela é simplesmente o amor puro e incondicional. No entanto, a inveja das moralistas locais se transforma numa ira incontrolável...
"Malena" é um excelente filme sobre o despertar sexual de um jovem adolescente, mas vai além da conotação sexual, aqui vemos claramente o quão arcaica é esta sociedade que persegue e culpabiliza mulheres que não se adéquam ao estilo 'mulher de sociedade'. A história é da década de 40, mas pode ser facilmente transportada aos dias de hoje.
Também é possível ver que o machismo não é uma característica exclusivamente masculina, muitas mulheres podem ser mais machistas que os homens. Quem são as Malenas dos dias atuais? Por que nós mulheres competimos entre nós? Porque denegrir a imagem de outra mulher? Tantas perguntas que surgem após assistir este filme...
Além da fotografia deslumbrante, o filme conta com uma magnífica trilha sonora de Ennio Morricone. Enfim, "Malena" é um filme imperdível e inesquecível, que também provoca diversos questionamentos no espectador.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 109 minutos
Categorias: Drama, Romance, Guerra
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,6

Conteúdo Correspondente