29/03/2016

101 Melhores Filmes: Década de 1960 - Parte 4

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Confira a Parte 4 dos 101 melhores filmes da década de 1960.



Filme: "A Noviça Rebelde (1965)" - Estados Unidos da América

"Não há nada mais irresistível para um homem do que uma mulher que está apaixonada por ele."

"The Sound of Music" foi dirigido por Robert Wise. O filme é baseado na história real da família Von Trapp, que realmente se mudou da Suíça para os Estados Unidos - onde se apresentava em shows musicais -, fugindo da onda nazista em 1938. Na América, eles se estabeleceram no Estado de Vermont, onde existe, até hoje, a casa em que viveram os Trapp - transformada em hotel-restaurante-museu. Nos Na trama conhecemos Maria, a jovem alegre e determinada que deixa o convento para tornar-se governanta dos sete filhos do Capitão Von Trapp, um viúvo autocrático cujas regras de condução de seu lar não deixam espaço para música ou divertimento. Confira mais detalhes do filme em A Noviça Rebelde.


Filme: "O Sol É Para Todos (1962)" - Estados Unidos da América

"Você nunca entende realmente uma pessoa até ver as coisas do seu ponto de vista. Até estar na sua pele e sentir o que ela sente."

"To Kill a Mockingbird" foi dirigido por Robert Mulligan. Jean Louise Finch recorda que em 1932, quando tinha 6 anos de idade, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch, um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu. Confira mais detalhes do filme em O Sol é Para Todos.


Filme: "Lawrence da Arábia (1962)" - Reino Unido

Pode haver honra entre ladrões, mas não entre políticos."
"Lawrence of Arabia" foi dirigido por David Lean. Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a Primeira Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos. Confira mais detalhes do filme em Lawrence da Arábia.


Filme: "2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)" - Estados Unidos da América

"Dave, minha consciência se esvai. Estou sentindo."
"2001: A Space Odyssey" foi dirigido por Stanley Kubrick. Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. Confira mais detalhes do filme em 2001 - Uma Odisseia no Espaço.


Filme: "Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (1966)" - Suécia

"Pensa que não entendo? O inútil sonho de ser. Não parecer, mas ser. Estar alerta em todos os momentos."
"Persona" foi dirigido por Ingmar Bergman. Após interpretar a peça "Electra", a atriz, Elisabeth Vogler para de falar. Sua psiquiatra, Lakaren, a deixa sob os cuidados de Alma, uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma. Na casa Alma fala pelas duas, pois Elisabet continua muda, comunicando-se apenas com pequenos gestos. Pouco depois de fazer certas confidências ela lê uma carta que Elisabeth tinha escrito, onde fica chocada ao descobrir que a atriz pensa nela como um divertido objeto de estudo. Confira mais detalhes do filme em Persona - Quando Duas Mulheres Pecam.

Logo disponibilizarei mais filmes para todos os apreciadores de grandes obras cinematográficas. Aproveite para conferir a 3ª postagem dessa coletânea AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário