02/03/2016

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer - Parte 18

Navegando pela Internet atrás de filmes interessantes, encontrei uma lista sensacional, trata-se da série - 1001 Filmes para ver Antes de Morrer. Este livro é de referência, foi editado por Steven Jay Scheneider em 2003 e trás os melhores filmes catalogados pelos maiores críticos da sétima arte. Portanto, o assunto é muito sério. 

"Conforme seu título já sugere, 1001 filmes para ver antes de morrer é um livro que busca não apenas informar e sugerir mas também motivar: transformar leitores curiosos em espectadores apaixonados e deixar claro que a pressão é imensa, o tempo é curto e o número de filmes que devem ser assistidos se tornou realmente grande." (Steven Jay Schennider)

Esta lista não será por ordem cronológica e nem alfabética, mas sim, por ordem dos filmes que consigo assistir. E vamos dar sequência a PARTE 17... Confira a seguir mais 15 filmes que eu assisti e fazem parte da coletânea.

Filme: "A Noviça Rebelde (1965)" - Estados Unidos da América

"Não há nada mais irresistível para um homem do que uma mulher que está apaixonada por ele."
"The Sound of Music" foi dirigido por Robert Wise. O filme é baseado na história real da família Von Trapp, que realmente se mudou da Suíça para os Estados Unidos - onde se apresentava em shows musicais -, fugindo da onda nazista em 1938. Na América, eles se estabeleceram no Estado de Vermont, onde existe, até hoje, a casa em que viveram os Trapp - transformada em hotel-restaurante-museu. Nos Na trama conhecemos Maria, a jovem alegre e determinada que deixa o convento para tornar-se governanta dos sete filhos do Capitão Von Trapp, um viúvo autocrático cujas regras de condução de seu lar não deixam espaço para música ou divertimento. Confira mais detalhes do filme em A Noviça Rebelde.


Filme: "Os Esquecidos (1950)" - México 

"As grandes cidades modernas, Nova Iorque, Paris, Londres escondem sob sua riqueza, lares miseráveis onde crianças sub-nutridas, sem saúde, sem escola, estão sentenciadas ao crime."
"Los Olvidados" foi dirigido por Luis Buñuel. Nos subúrbios da Cidade do México um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Um fugitivo de um reformatório, Jaibo, por ser mais velho e experiente se torna o líder natural deles. Um dia, na companhia de Pedro, Jaibo se descontrola e espanca Julian até a morte, pois supostamente este o teria delatado. Pedro, que tem uma grande necessidade de carinho materno mas é ignorado por sua mãe, carrega um sentimento de culpa por se considerar cúmplice de Jaibo, que se comporta como se nada tivesse acontecido. Jaibo ainda tenta seduzir a mãe de Pedro, que não lhe dá nenhuma abertura, fazendo com que o confronto entre Jaibo e Pedro seja algo inevitável. Confira mais detalhes do filme em Os Esquecidos.


Filme: "O Poder da Sedução (1994)" - Estados Unidos da América

"Agora temos futuro!"
"The Last Seduction" foi dirigido por John Dahl. Bridget Gregory, uma femme fatale, é maquiavélica e fria ao executar seus planos. Assim, após largar o marido, Clay, um médico que negocia com drogas, foge com um milhão de dólares e o deixa à mercê dos traficantes e agiotas. Porém, como sabe que não terá paz enquanto Clay estiver vivo, induz Mike Swale, um rapaz de uma pequena cidade, a eliminar seu marido.  Confira mais detalhes do filme em O Poder da Sedução.


Filme: ''Soberba (1942)" - Estados Unidos da América

"Finalmente percebi o que é ser um Amberson."
"The Magnificent Ambersons" foi dirigido por Orson Welles. Indianápolis, final do século XIX. A família Amberson se revela relutante em acompanhar as transformações que a rodeiam. Uma mulher desperdiça sua vida ao deixar de se casar com sua grande paixão por dois motivos: o primeiro foi em razão de uma serenata na qual houve um pequeno acidente, que fez com que ela se sentisse ridícula e acabasse se casando com um homem que não amava. O segundo foi a interferência do único filho na vida da mãe. Quando este homem, agora viúvo assim como ela, tenta se reaproximar, o filho por pura estupidez bate a porta na sua cara. Confira mais detalhes do filme em Soberba.


Filme: "Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância (2015)" - Estados Unidos da América

"Você não é importante, acostume-se com isso."


"Birdman: The Unexpected Virtue of Ignorance" foi dirigido por Alejando González Iñárritu. No passado, Riggan Thomson fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner, Lesley e Laura, Riggan precisa lidar com seu agente Brandon e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente. Confira mais detalhes do filme em Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância).


Filme: "Um Homem Com uma Câmera (1929)" - União Soviética
"Chelovek s kino-apparatom" foi dirigido por Dziga Vertov. Documentário que mostra um dia normal, bastante típico na vida dos habitantes de Moscou dos anos 20. Um cinegrafista filma um dia despretensioso na vida da cidade moderna: Primeiro as ruas vazias ao amanhecer que vão gradualmente se enchendo, depois os habitantes da cidade, no trabalho ou no lazer. São as pessoas comuns mostrando a verdade da vida cotidiana. Confira mais detalhes do filme em Um Homem Com uma Câmera.

Filme: "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)" - Estados Unidos, Nova Zelândia

"Quanto mais perto do perigo mais longe do mal!"
"Lord of the Rings: The Two Towers"  foi dirigido por Peter Jackson. Frodo e Sam entram em Mordor para continuarem sua jornada em busca da destruição do Um Anel, enquanto o mundo dos homens é abalado por um novo e perigoso inimigo, fiel a Sauron: Saruman. Com uma legião de 10.000 uruk-hai, o mago branco tem o objetivo de acabar com todos que não se juntarem à sua vontade. Para combatê-lo, Gandalf, Aragorn, Gimli e Legolas, com a ajuda dos soldados de Rohan comandados pelo Rei Théoden, armam suas defesas numa fortaleza antes impenetrável. Confira mais detalhes do filme em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.

Filme: "A Orgia da Morte (1964)" - Estados Unidos da América

"No meu castelo vocês estão protegidos da peste."


"The Masque of the Red Death" foi dirigido por Roger Corman. No século 13, o sinistro príncipe Prospero vive afastado do mundo, enclausurado em seu castelo, enquanto a temível Peste Vermelha toma conta do resto da cidade. As injustiças do monarca serão vingadas durante um baile à fantasia realizado no interior do seu castelo, quando uma misteriosa figura vestida com uma máscara vermelha revela sua identidade. Confira mais detalhes do filme em Orgia da Morte.


Filme: "Nossa Hospitalidade (1923)" - Estados Unidos da América
"Our Hospitality" foi dirigido por Buster Keaton e John G. Blystone. Em sua viagem de volta para a cidade natal, Willie McKay se apaixona pela jovem Virginia, sem saber que ela é de uma família inimiga da sua, os Canfield. Como em sua terra a hospitalidade é um valor muito prezado, ele decide se instalar na casa dos Canfield, que se vêem obrigados a tratá-lo da melhor forma. Confira mais detalhes do filme em Nossa Hospitalidade.

Filme: "O Anjo Azul (1930)" - Alemanha

"Eu a amei mais que tudo."

"Der Blaue Engel" foi dirigido por Josef von Sternberg. Nesta clássico conhecemos a lenta, porém crescente, degradação da vida do professor de artes e ciência, Immanuel Rath. Quando este descobre que seus alunos estão levando para a sala de aula fotos de mulheres semi-nuas, conseguidas na casa de espetáculos Anjo Azul, que seus alunos frequentam, Rath vai lá tirar satisfações com os garotos, e acaba conhecendo a cantora de cabaré Lola Lola. Confira mais detalhes do filme em O Anjo Azul.

Filme: "O Valente Treme-Treme (1948)" - Estados Unidos da América

"Agora estamos casados!"
"The Paleface" foi dirigido por Norman Z. McLeod. No velho oeste americano, Calamity Jane, perigosa pistoleira, é libertada da prisão por desconhecidos. Levada à presença do Governador Johnson, este lhe propõe o perdão de sua pena, caso ajude a prender uma quadrilha que faz contrabando de armas com os índios, na cidade de Buffalo Flat. Antes, ela precisa ir a Fort Deerfield procurar o advogado Jim Hunter, o qual deverá se passar por seu marido nessa missão. Confira mais detalhes do filme em O Valente Treme-Treme.

Filme: "Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)" - Estados Unidos da América
"... e aí eu acordei!"
"No Country for Old Men" foi dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen. Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss, que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh, um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell. Confira mais detalhes do filme em Onde os Fracos Não Têm Vez.

Filme: "Aconteceu Perto da Sua Casa (1992)" - Bélgica

"Se você mata uma baleia, será perseguido pelos ecólogos, pelo Greenpeace, pelo comandante Custeau... mas se você fatura um cardume de sardinhas, garanto, eles te ajudam a carregá-las."
"C'est Arrivé près de Chez Vous" foi dirigido por Rémy Belvaux, André Bonzel e Vincent Tavier. Uma equipe de filmagens começa a acompanhar um ladrão e serial killer chamado Ben. No entanto, à medida que Ben vai cometendo seus atos criminosos, ele vai envolvendo toda a equipe nessa trama de sangue, tornando-os seus cúmplices. Ele passa a os ajudar financeiramente, e até dá palpites de qual ângulo poderia ficar melhor ou pergunta qual filme tal cena de assassinato se parece. Quando a equipe percebe o perigo e a seriedade da situação, eles começam a se perguntar o que estão realmente fazendo. Confira mais detalhes do filme em Aconteceu Perto da Sua Casa.


Filme: "O Gato Preto (1934)" - Estados Unidos da América

"Que minha vida um dia, seja decidida em um tabuleiro!"
"The Black Cat" foi dirigido por Edgar G. Ulmer. Em lua-de-mel na Hungria, Joan (Julie Bishop) e Peter Allison dividem uma cabine de trem com o Dr. Vitus Verdegast, um cortês mas sofrido homem, que está retornando para as ruínas da cidade que defendeu antes de se tornar prisioneiro de guerra por 15 anos. Verdegast disse que está ali para visitar Hjalmar Poelzig , um velho amigo, mas na verdade é um acerto de contas. Após saírem do trem pegam um ônibus, que durante uma tempestade sofre um acidente. O motorista morre e Joan fica ferida, assim os viajantes buscam abrigo na casa de Poelzig, que por ser engenheiro fez uma casa bem diferente. Mas o que acontece dentro daquelas paredes é muito mais estranho. Confira mais detalhes do filme em O Gato Preto.


Filme: "Leviatã (2014)" - Rússia

"A verdade e apenas a verdade."
"Leviathan" foi dirigido por Andrey Zvyagintsev. Kolia vive numa pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina mecânica, que fica ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa Lilya e seu filho Roma, de um casamento anterior. O prefeito da cidade pretende se apropriar do terreno onde estão a oficina e a casa. Inicialmente o prefeito tenta subornar Kolia, que não consegue lidar com a ideia de perder tudo o que tem – não só seu terreno, mas também toda a beleza que o rodeia desde que nasceu. O prefeito passa então a ser mais agressivo em suas tentativas. Confira mais detalhes do filme em Leviatã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário