24/02/2016

Filme: "Star Wars: O Despertar da Força (2015)"

"Você tem esse poder também."

Passados 38 anos de lançamento do primeiro filme, a saga Star Wars renasce com força total através do Episódio VII. "Star Wars: The Force Awakens" trouxe de volta o clima épico honrando o legado dos primeiros filmes da franquia. Os personagens da trilogia clássica retornam majestosos, porém, dividem a tela com novos rostos, interessantes e complexos. E ao contrário do que se imaginava, não há sensação de nostalgia, mas sim de continuidade, com uma nova saga florescendo no velho universo.

Contou com a direção de J.J. Abrams que escreveu o roteiro em parceria com Lawrence Kasdan. É o primeiro filme da nova trilogia e também o primeiro filme da franquia produzido após a venda da LucasFilm por George Lucas para a Walt Disney Pictures. Lançado em 2015, foi aclamado pelo público e crítica, tornando-se a maior estreia do ano, sendo a maior bilheteria de 2015 e a terceira maior da história do cinema.

Recebeu indicação ao Oscar 2016 nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Além de receber várias indicações no Critics Choice Awards e no BAFTA, e foi eleito pela American Film Institute (AFI) como um dos 10 melhores filmes americanos do ano de 2015.
A trama se passa trinta anos após os eventos de "O Retorno de Jedi". Com a morte de Darth Vader e queda do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes.
Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill).
Paralelamente, Poe recebe a ajuda Finn (John Boyega), cujo nome, na verdade, é FN-2187, é um Stormtrooper que não se identifica com a Ordem e decide fugir. Ele não é um clone, como outros troopers, mas faz parte de uma divisão formada por crianças tiradas de suas famílias e treinadas desde cedo.
Quem também não conheceu os pais é Rey (Daisy Ridley), uma catadora de sucata de Jakku que foi abandonada quando criança e espera até hoje pela volta da família. Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey. O robô  que carrega uma mensagem importante para a Resistência.
Após Finn encontrar Rey e BB-8, a Primeira Ordem os localiza e os três escapam do planeta numa velha nave, a Millennium Falcon, que pertenceu a Han Solo (Harrison Ford).
Já no planeta Takodana, Rey é atraída pela Força até o porão, onde acha o sabre de luz de Luke Skywalker e tem uma visão do passado e do futuro através da Força, da qual ela foge assustada e Finn pega o sabre de luz (sem mais revelações do enredo).
A magnitude que a saga ocupa no imaginário da cultura pop é gigantesca, isso porquê Star Wars é uma experiência que sempre foi, e é por excelência, transcendental. Em seus conceitos e em seu alcance. Cresci assistindo "Guerra nas Estrelas" (como é conhecido no Brasil) e aos poucos fui me tornando mais uma fã desta franquia épica que ressurgiu através do filme "Star Wars: O Despertar da Força". E nesta Era de tantas franquias, a franquia que deu origem às franquias voltou com grande força arrebatando fãs da geração passada e da atual, e apaga completamente a má-impressão deixada pela trilogia do meio, não chega a ser um filme perfeito, porém, os acertos são maiores que as falhas.
"Star Wars: O Despertar da Força" é um filme muito bem feito, tecnicamente é irretocável, com uma perfeita combinação de computação gráfica, efeitos, maquiagens e fotografia que nos colocam dentro daquele universo. Um épico grandioso e envolvente, as batalhas são incríveis e ainda temos uma heroína inspiradora, Rey mostra que uma mulher é capaz de fazer qualquer coisa e que não precisa que alguém a salve.
Resumindo: assistir "Star Wars: O Despertar da Força" é uma experiência excepcional, única. Se você já acompanha a saga desde os primeiros filmes lançados, certamente apreciará o renascimento da saga, e se você ainda não conhece Star Wars, com certeza será arrebatado pela Força e imediatamente conquistado pela magia das galáxias. "E que a Força esteja com todos vocês."

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 125 minutos
Gênero: Ficção Científica, Aventura, Ação, Épico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo Correspondente