28/02/2016

Filme: "As Memórias de Marnie (2014)"

"Neste mundo há um círculo mágico invisível. Há o exterior e o interior, e eu estou fora."

"Omoide no Marnie" é mais um filme deslumbrante do Studio Ghibli e, infelizmente é a última produção do estúdio, anunciada por Hayao Miyazaki que resolveu dar uma pausa nas suas atividades após a aposentadoria, para a tristeza de milhões de fãs (me incluo) das suas belas e tocantes animações. Aqui, acompanhamos uma linda relação de amizade entre duas garotas, que sutilmente nos transportam para um mundo recheado de mistérios e surpresas.

Escrito e dirigido por Hiromasa Yonebayashi, este anime foi baseado no romance "When Marnie Was There" escrito por Joan G. Robinson. O lançamento aconteceu em 2014. O filme recebeu indicação ao Oscar 2016 na categoria de Melhor Filme de Animação.

A trama conta a história de Anna Sasaki (Sara Takatsuki), uma adolescente de 12 anos idade que vive em Sapporo. Após desmaiar na escola, Yoriko (Nanako Matsushima), sua mãe adotiva, revela ao médico que a garota tem asma, e decide enviá-la para longe do ar poluído de Sapporo, para uma pequena aldeia nas margens do norte de Hokkaido para ficar com seus parentes, Kiyomasa (Susumu Terajima) e Setsu (Toshie Negishi)
Após algum tempo, Anna escreve um cartão postal para Yoriko e vai até o correio para enviá-la. A garota vê uma grande mansão velha do outro lado e sente vontade de chegar perto da casa, e vai andando através da água em direção à mansão. Na volta, ela percebe que as luzes da casa se acenderam.
Anna comenta com Setsu e Kiyomasa sobre a casa e eles dizem que é impossível ter visto as luzes, porque ninguém morou mais lá desde a família de estrangeiros que viviam lá há décadas atrás. Durante a noite, a garota tem um sonho estranho: ela está caminhando em direção à mansão e vê uma menina loira que tem seu cabelo escovado por uma mulher idosa através da janela.
Setsu fica preocupada com Anna, pois a garota não sai de casa, e um amigo de Setsu convida a menina para o festival de Tanabata. Durante o festival, Anna acaba se desentendo com outra garota e sai correndo desesperada local.
Andando sem rumo, a garota começa a chorar, ela se depara com um barco às margens do pântano. Anna sobre no barco e vai em direção a velha casa. A menina loira que Anna vê em seus sonhos aparece e logo elas se tornam grandes amigas.
Marnie (Kasumi Arimura) se torna a melhor e única amiga de Anna, mas um dia, Marnie e tudo na casa desaparece. A solidão volta a atormentar a vida de Anna. A garota conhece Hisako (Hitomi Kuroki), que está pintando a casa de Marnie em uma encosta e avisa a menina que uma família comprou a casa e está reformando-a.
Assustada, Anna corre para a casa, e encontra Sayaka (Hana Sugisaki). A menina lhe diz que encontrou o diário de Marnie em seu quarto. Após ler atentamente o diário de mais de 70 anos, Anna percebe que tudo o que ela tem sido através de Marnie está tudo escrito naquele caderno. Sayaka e Anna se tornam amigas, e tentam descobrir o que ou quem realmente é Marnie.
Um dia, Marnie reaparece, enquanto as duas colhem cogumelos, revelam seus maiores segredos. A partir daí as revelações começam a aparecer, algumas previsíveis, outras nem tanto. E a emoção toma conta dos personagens e dos espectadores.
Em "As Memórias de Marnie" contemplamos o cuidadoso trabalho característico do estúdio com os detalhados efeitos sonoros, o contato com a natureza e a beleza estonteante de uma pintura em movimento. E desta vez o onírico é dá espaço para a impiedosa e cruel realidade. O filme aborda temas como adoção, solidão e traumas da infância.
A relação que Anna desenvolve com Marnie é algo que vai além de amizade, é uma ligação de almas. Existe uma profunda admiração, é como se uma representasse tudo aquilo que a outra gostaria de ser e, juntas, elas pudessem fugir de suas realidades, ambas solitárias e dolorosas.
"As Memórias de Marnie" mescla beleza, encantamento, mistérios e sensibilidade e vai crescendo gradativamente durante os 103 minutos de obra. Enfim, é uma animação tão humana quanto eu ou você que está lendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 103 minutos
Gênero: Anime, Animação, Família, Mistério, Drama
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0