01/02/2016

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer - Parte 17

Navegando pela Internet atrás de filmes interessantes, encontrei uma lista sensacional, trata-se da série - 1001 Filmes para ver Antes de Morrer. Este livro é de referência, foi editado por Steven Jay Scheneider em 2003 e trás os melhores filmes catalogados pelos maiores críticos da sétima arte. Portanto, o assunto é muito sério. 

"Conforme seu título já sugere, 1001 filmes para ver antes de morrer é um livro que busca não apenas informar e sugerir mas também motivar: transformar leitores curiosos em espectadores apaixonados e deixar claro que a pressão é imensa, o tempo é curto e o número de filmes que devem ser assistidos se tornou realmente grande." (Steven Jay Schennider)

Esta lista não será por ordem cronológica e nem alfabética, mas sim, por ordem dos filmes que consigo assistir. E vamos dar sequência a PARTE 17... Confira a seguir mais 15 filmes que eu assisti e fazem parte da coletânea.

Filme: "Um Sonho de Liberdade (1994)" - Estados Unidos da América

"A esperança é uma coisa boa, talvez a melhor de todas, e nada que é bom, deve morrer."
"The Shawshank Redemption" foi dirigido por Frank Darabont. Em 1946, Andy Dufresne, jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton, o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding, um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição. Confira mais detalhes do filme em Um Sonho de Liberdade.

Filme: "Ida (2014)" - Polônia

"Você deveria experimentar. Caso contrário, que tipo de sacrifício é esse voto que você fez?"

"Ida" foi dirigido por Pawel Pawlikowski. Polônia, 1962. Anna é uma noviça de 18 anos que se prepara para celebrar os votos definitivos e tornar-se freira no convento onde vive desde criança. Antes, a madre obriga-a viajar à aldeia onde nasceu para conhecer a sua única parente viva, a tia Wanda. Anna descobre que é judia e que o seu verdadeiro nome é Ida. Uma revelação que a força a escolher entre a identidade biológica e a religião que a salvou dos massacres provocados pela ocupação nazista. Confira mais detalhes do filme em Ida.

Filme: "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)" - Estados Unidos da América

"Vocês sabem que nós estamos sempre tentando fazer com que as coisas fiquem perfeitas no domínio da arte, já que isto é quase impossível na vida."
"Annie Hall" foi dirigido por Woody Allen. Alvy Singer, um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois. Confira mais detalhes do filme em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.

Filme: "No Tempo das Diligências (1939)" - Estados Unidos da América

"Um homem deve fazer aquilo que acredita ser correto."

"Stagecoach" foi dirigido por John Ford. Um grupo de nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid. Confira mais detalhes do filme em No Tempo das Diligências.

Filme: "Piaf - Um Hino ao Amor (2007)" - França, Reino Unido e República Tcheca

"Deus reúne aqueles que se amam!"
"La Môme" foi dirigido por Olivier Dahan. A vida de Edith Piaf foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos três aos sete anos de idade, ficou cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde, viveu com o pai alcoólatra, a quem abandonou aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935, foi descoberta por um dono de boate e, naquele mesmo ano, gravou seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública. Altos e baixos da voz que marcou gerações. Confira mais detalhes do filme em Piaf - Um Hino ao Amor.

Filme: "Lawrence da Arábia (1962)" - Reino Unido

Pode haver honra entre ladrões, mas não entre políticos."
"Lawrence of Arabia" foi dirigido por David Lean. Em 1935, quando pilotava sua motocicleta, T.E.Lawrence morre em um acidente e, em seu funeral, é lembrado de várias formas. Deste momento em diante, em flashback, conhecemos a história de um tenente do Exército Inglês no Norte da África, que durante a Primeira Guerra Mundial, insatisfeito em colorir mapas, aceita uma missão como observador na atual Arábia Saudita e acaba colaborando de forma decisiva para a união das tribos árabes contra os turcos. Confira mais detalhes do filme em Lawrence da Arábia.

Filme: "Casablanca (1942)" - Estados Unidos da América

"Nós sempre teremos Paris."
"Casablanca" foi dirigido por Michael Curtiz. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault, ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa. Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos. Confira mais detalhes do filme em Casablanca.

Filme: "A Vida dos Outros (2006)" - Alemanha

"É pra presente? Não, é pra mim!"
"Das Leben der Anderen" foi dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck. Em novembro de 1984, o governo da Berlim Oriental busca assegurar seu poder através de um cruel sistema de controle e vigilância sobre os cidadãos. O capitão Anton Grubitz busca ser promovido em sua carreira, com o apoio dos mais influentes círculos políticos da época, e para isso dá a um fiel agente do sistema, Gerd Wiesler, o encargo de coletar evidências contra o bem-sucedido dramaturgo Georg Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland. Confira mais detalhes do filme em A Vida dos Outros.


Filme: "O Grande Hotel Budapeste (2014)" - Estados Unidos da América e Alemanha

"Até que enfim um pouco de civilidade neste açougue que é o mundo!"
"The Grand Budapest Hotel" foi dirigido por Wes Anderson. A história se passa no período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX. Confira mais detalhes do filme em O Grande Hotel Budapeste.

Filme: "Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos (1922)" - Suécia e Dinamarca

"A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo."

"Häxan" foi dirigido por Benjamin Christensen. Um filme mudo, com 7 capítulos, entre imagens explicadas e filmagens, misturando documentário e ficção dramática, a peça cinematográfica descobrir a relação dos homens da Idade Média, com algumas situações atuais. Um olhar sobre o mundo do ocultismo, magia negra e feitiçaria, através de muitos séculos, para desenhar uma figura fascinante e assustador. Confira mais detalhes do filme em Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos.

Filme: "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)" - Estados Unidos da América

"Que a Força esteja com você."
"Star Wars Episode IV: A New Hope" foi dirigido por George Lucas. Na tentativa de ampliar o império intergaláctico, o sinistro Darth Vader e o Imperador Palpatine sequestram a princesa Leia Organa, além de destruírem o seu planeta. No entanto, dois robôs, R2D2 e C3PO, conseguem escapar. No planeta Tatooine, Owen Lars, o tio de Luke Skywalker, compra os dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Confira mais detalhes do filme em Star Wars Episódio IV - Uma Nova Esperança.

Filme: "A Dama das Camélias (1936)" - Estados Unidos da América

"Minha Cara Marie, não sou rico o suficiente para amá-la como eu gostaria, nem pobre o suficiente para ser amado como você gostaria que eu fosse."
"Camille" foi dirigido por George Cukor. Marguerite Gautier é uma cortesã que se apaixona, mas é humilhada pelo antigo amante e o pai de seu novo amor, Armand Duval, que lhe diz que ela destruirá o futuro do seu filho. Diante deste quadro, apesar de amá-lo loucamente, ela não só o abandona como o faz acreditar que voltou para o seu antigo amante e protetor. Confira mais detalhes do filme em A Dama das Camélias.

Filme: "Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (1974)" - Estados Unidos da América e México

"Quem é o pai desta criança?"
"Bring Me the Head of Alfredo Garcia" foi dirigido por Sam Peckinpah. Alfredo Garcia engravida a filha de El Jefe, um latifundiário mexicano, que, indignado, oferece um milhão de dólares pela sua cabeça. Bennie, um fracassado pianista norte-americano, acaba conseguindo a cabeça com a ajuda de Elita. O problema agora é escapar dos outros caçadores de recompensa e finalmente entregar a "encomenda" a El Jefe. Confira mais detalhes do filme em Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia.

Filme: "O Sol É Para Todos (1962)" - Estados Unidos da América

"Você nunca entende realmente uma pessoa até ver as coisas do seu ponto de vista. Até estar na sua pele e sentir o que ela sente."
"To Kill a Mockingbird" foi dirigido por Robert Mulligan. Jean Louise Finch recorda que em 1932, quando tinha 6 anos de idade, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson, um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell, uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch, um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu. Confira mais detalhes do filme em O Sol é Para Todos.

Filme: "2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)" - Estados Unidos da América

"Dave, minha consciência se esvai. Estou sentindo."
"2001: A Space Odyssey" foi dirigido por Stanley Kubrick. Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes. Confira mais detalhes do filme em 2001 - Uma Odisseia no Espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário