Filme: O Segredo dos Seus Olhos (2009) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, janeiro 12, 2016

Filme: O Segredo dos Seus Olhos (2009)

"El Secreto de Sus Ojos" aparentemente é um thriller criminal, porém, vai além disso, é um filme de rara beleza, mostra uma história de amor que ultrapassa décadas, e comenta, através de sutilezas, a violência da ditadura militar argentina nos anos 70. 

Este belo filme argentino foi dirigido por por Juan José Campanella, que também escreveu o roteiro em parceria com Eduardo Sacheri, sendo baseado na obra literária de Eduardo Sacheri. Ganhou o Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e o prêmio Goya como o Filme do Ano. O lançamento aconteceu em 2009.

Estamos em 1999. Benjamín Espósito (Ricardo Darín) é um ex-servidor da justiça penal argentina. Recém-aposentado, procura aproveitar o tempo livre para escrever um livro e inspira-se em um caso real, ocorrido há 25 anos e que sempre lhe comoveu: o brutal estupro seguido de assassinato de uma bela jovem, Liliana Colotto (Carla Quevedo).

Em 1974 Benjamín Espósito era oficial de um juizado penal em Buenos Aires, ele atuava como perito quando foi incumbido de trabalhar deste caso que deixaria profundas marcas em sua vida e na de seus colegas.

Na época, Espósito aceitou cuidar do caso a contragosto, uma vez que ele seria da alçada de outra seção. Ao ver o corpo ensanguentado da jovem, Espósito não conseguiu ficar indiferente, ele abraçou o caso e decidiu se dedicar ao máximo e fazer o culpado pagar pelo crime.

A obsessão dele pelo crime aumenta depois que ele conhece o bancário Ricardo Morales (Pablo Rago), o viúvo, cujo amor pela esposa se transformou em um forte desejo de vingança. Ao examinar fotografias antigas do casal, nota em diferentes fotos um mesmo homem com olhar vidrado em Liliana. Identificado nas legendas como Isidoro Gómez (Javier Godino)

Para levar as investigações adiante, Espósito teve que enfrentar a intransigência do juiz e diversos problemas dentro e fora do juizado, mas para tal ele contou com a ajuda de seu subordinado, o oficial de justiça Pablo Sandoval (Guillermo Francella), e de sua superiora, a advogada Irene Hastings (Soledad Villamil).

Passados 25 anos, ele volta à repartição onde trabalhou e pede a ajuda de Irene para revisitar os dados do processo que foram arquivados. Ele tem a esperança de que juntos eles possam encontrar algo de novo que lhe permita juntar algumas peças que ficaram soltas no passado.

No entanto, a volta de Espósito ao juizado esconde outras motivações, que vão além da pesquisa sobre o crime...

Temos aqui um filme grandioso em todos os quesitos. A excelente construção de cada um dos personagens e a profundidade dramática provoca no espectador reflexões sobre diversos temas abordados. Algumas situações fazem referência a fatos históricos do período que a Argentina esteve sob o regime militar. Vemos homens presos pelo crime, operários humildes e inocentes que foram torturados para confessar, enquanto o verdadeiro criminoso andava livremente pelas ruas.

"O Segredo dos Seus Olhos" é um filme universal, não se trata de uma produção geograficamente restrita e isso faz com que identifiquemos com maior facilidade com os personagens e com os dramas vividos por eles. Mistura doses certas de romance, violência, mistério, suspense e uma pitada de humor narrado de maneira coerente, prendendo a atenção do espectador desde os primeiros minutos.

Com direção perfeita, atuações espetaculares e fotografia deslumbrante, "O Segredo dos Seus Olhos" é uma experiência única. Um filme sublime com sequências incríveis, uma delas acontece em um estádio de futebol.

Duração: 129 minutos
Categorias: Thriller, Mistério, Drama
Classificação: 16 anos

Filme: O Segredo dos Seus Olhos (2009)

INSTIGANTE; INTENSO; PRIMOROSO; SURPREENDENTE