22/01/2016

Filme: "O Quinto Mandamento (2012)"

"Muitos outros irão pecar, porque o pecado é relativo. E porque também é um modo de crescer, de aprender e de se conhecer."

"El Quinto Mandamiento" é um filme mexicano, escrito e dirigido por Rafael Lara. O lançamento aconteceu em 2012. 

O enredo é bem interessante e ainda é pouco discutido, porém está presente na nossa sociedade à séculos. Fala sobre o fanatismo religioso e as maneiras de interpretação das leis sagradas, mostrando a potencialização do lado mais sinistro que reside em cada ser humano.

Na Cidade do México, a polícia encontra a décima-primeira vítima do serial killer conhecido como 'O Assassino da Cruz'.
O eficiente, mas alcoólatra detetive Garcia é encarregado pelo Procurador Geral para caçar o criminoso e o legista descreve seu perfil, dizendo que ele é estuprador, misógino, sádico e necrófilo que desenha uma cruz nas costas das suas vítimas.
Logo descobrimos que o assassino é o jovem e perturbado artista de rua Victor. Ele conta para sua vítima os motivos que o levaram a se tornar um 'monstro'.
Devido os fatos ocorridos no passado (não mencionarei para não estragar as surpresas do filme), Victor passou a escutar vozes que dizem para ele matar.
Quando Victor conhece a adolescente Gabriela, ele se apaixona por ela e acredita que ela seja um anjo que foi enviado para salvá-lo. 
Porém, ele nunca respeitou o Quinto Mandamento e Gabriela é convencida por Victor a ir até onde ele mora para ver uma pintura que ele está fazendo.
"O Quinto Mandamento" é um suspense perturbador que não chega a ser um filme espetacular, mas é muito bom, apesar do baixo orçamento, e ainda faz o espectador refletir sobre esse tema tão obscuro que envolve religião e seus líderes. Falo religiões porque não ocorre apenas na religião católica.
Em diversos momentos eu senti pena do personagem principal, é a primeira vez que tenho esse tipo de sentimento por um serial killer, geralmente tenho asco desses indivíduos. Victor também foi vítima, primeiro do fanatismo e depois da pedofilia. Acredito que poucos que passaram por situações semelhantes a do protagonista, conseguem levar um vida normal sem precisar buscar ajuda de especialistas.
"O Quinto Mandamento" é um filme que fará você refletir sobre o tema abordado. Deixo um parte do discurso do assassino: "...Perdoa-me. Finalmente, alguns tentarão curar seu passado, lutando para não se converterem em errantes em um mar de solidão. Mas todos farão isso porque estarão vivos e eu não. Por haver escutado os demônios da solidão e do desespero. Por não ter me arrependido a tempo... Por ter ignorado o Quinto Mandamento."

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Gênero: Thriller, Suspense
Classificação: 16 anos
Minha Nota: 8,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário