O Quinto Mandamento (2012): sobre fanatismo religioso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, janeiro 22, 2016

O Quinto Mandamento (2012): sobre fanatismo religioso

O Quinto Mandamento é um filme de suspense psicológico mexicano, escrito e dirigido por Rafael Lara. O enredo fala sobre o fanatismo religioso e as maneiras de interpretação das leis sagradas, mostrando a potencialização do lado mais sinistro que reside em cada ser humano.

O Quinto Mandamento
Guillermo Iván e Ilean Almaguer em cena no filme "O Quinto Mandamento"

Sinopse - Na Cidade do México, a polícia encontra a décima primeira vítima do serial killer conhecido como O Assassino da Cruz. O eficiente detetive Garcia (Ernesto Gómez Cruz) é encarregado pelo Procurador Geral para caçar o criminoso sádico que desenha uma cruz nas costas de suas vítimas.

Conhecemos também o jovem e perturbado artista de rua Victor (Guillermo Iván). Devido a fatos ocorridos no passado, Victor passou a escutar vozes que dizem para ele matar. Quando ele conhece a adolescente Gabriela (Ilean Almaguer), ele se apaixona por ela e acredita que ela seja um anjo que foi enviado por Deus para salvá-lo. 

Alguns traumas podem despertar algo obscuro

O Quinto Mandamento é um suspense perturbador.  Não chega a ser espetacular, mas é um bom filme, O enredo controverso desperta no espectador pena e asco do personagem principal. Victor é um personagem unidimensional. Ele também foi vítima, primeiro do fanatismo e depois da pedofilia. 

Acredito que poucos que passaram por situações semelhantes a do protagonista conseguem levar um vida normal sem precisar buscar ajuda de especialistas. O filme certamente despertará algumas reflexões sobre o tema abordado.

Ficha técnica

Título original: El Quinto Mandamiento 
Duração: 93 minutos
Gênero: Suspense
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: México
Ano de lançamento: 2012