22/12/2015

Filme: "Papai Noel das Cavernas (2010)"

"Papai Noel está vivo e tem muita fome!"

"Rare Exports: A Christmas Tale" é um filme de fantasia dirigido pelo finlandês Jalmari Helandere que foi baseado em um curta-metragem intitulado Rare Exports Inc. (2003) idealizado por Jalmari em parceria com Helander Juuso pela companhia de comerciais Woodpecker Film. O lançamento aconteceu em 2010.

É difícil classificar este filme. Tem momentos que lembra os filmes da Disney, onde tudo é mágico e a fantasia predomina, já em outros momentos, vemos cenas perturbadoras, mas calma, não tem sangue nem mortes, e por isso pode ser assistido tranquilamente na época natalina.

A história gira em torno de um grupo de pastores de renas cujo Natal é perturbado por escavações na montanha Korvatunturi patrocinada pela multinacional norte-americana Subzero Inc, pois um misterioso milionário contratou uma equipe de escavadores para descobrir no interior da montanha 'o maior 'cemitério do mundo'.
Após vários dias detonando explosivos, a equipe descobre uma gigantesca caverna que logo é reconhecida pelos peritos como sendo um 'túmulo sagrado'. Porém, mesmo estando aprisionado em um gigantesco bloco de gelo o ocupante do túmulo ainda está vivo.
Os exploradores retiram o bloco de gelo e o trancam em um galpão para explorá-lo. Entretanto, após a descoberta deste ser das cavernas, as renas, que eram importantes para a população local, aparecem misteriosamente semi-devoradas.
Os habitantes do vilarejo culpam os exploradores pela migração de animais predadores que viviam na montanha e começam a preparar armadilhas. Mas, logo as crianças e alguns objetos desaparecem misteriosamente. O pânico começa a tomar conta do vilarejo e somente o garoto Pietari Kontio (Onni Tommila) sabe a verdadeira razão dos fatos.
O xerife (Risto Salmi) é avisado e quando Rauno Kontio (Jorma Tommila), um dos pastores, resolve investigar uma de suas armadilhas descobre que acabou por capturar o verdadeiro Papai Noel, um ser sobrenatural que, ao invés de presentear as crianças boas, pune os desobedientes com a morte.
Rauno e seu filho Pietari planejam vendê-lo para o milionário para que este possa cobrir os prejuízos causados pela sua escavação e junto com seu amigo tradutor Aimo (Tommi Korpela) preparam o 'bom velhinho' para a entrega até descobrir que o próprio não se trata do velho Noel e sim de um de seus duendes-ajudantes.
Os duendes são seres canibais que roubavam pelo vilarejo eletrodomésticos como aquecedores e fogões para libertar seu mestre e sequestravam crianças para que o monstro natalino pudesse castigá-las. 
"Papai Noel das Cavernas" não está entre os melhores filmes natalinos que já assisti, mas garanto que é um interessante e desconstrói a imagem que temos do 'bom velhinho'. Esse Papai Noel eu não quero ver nem nos meus piores pesadelos. É pavoroso!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 84 minutos
Categorias: Terror, Fantasia, Aventura
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 8,3