20/12/2015

Filme: "Papai Noel às Avessas (2003)"

"Eu tinha uma barba de verdade, mas ela caiu quando eu fiquei doente."

"Bad Santa" é uma comédia de humor negro que distorce totalmente a imagem do Bom Velhinho. Aqui, o Papai Noel é um ladrão, bêbado, mulherengo e sem nenhum escrúpulo. Apesar de ser politicamente incorreto, ele tem carisma e consegue transmitir ótimas mensagens, mesmo que seja escondida atrás de bebedeiras e xingamentos.

A direção foi de Terry Zwigoff, sendo produzido pelos irmãos Coen e indicado ao Globo de Ouro de 2003 (Melhor Performance em um Filme - Musical ou Comédia por Billy Bob Thornton).

A trama conta a história de Willie T. Stokes (Billy Bob Thornton), um Papai Noel bastante diferente. Durante as festas de fim de ano Willie trabalha em lojas de departamento, juntamente com Marcus (Tony Cox), um anão que se veste de duende no período.
A dupla possui um golpe que é aplicado ano após ano: trabalham na loja no período natalino, descobrem seu sistema de alarme e, na véspera de Natal, a assaltam.
Willie é convocado para mais um trabalho de final de ano, porém sua atitude excêntrica chama atenção do chefe de segurança do local Gin (Bernie Mac), que passa a vigiá-lo mais de perto.
As confusões de Willie também deixa o gerente da loja Chipeska (John Ritter) preocupado, este decide prestar atenção redobrada nas ações do Papai Noel.
Como se não bastasse, Willie ainda se envolve com a garçonete Sue (Lauren Graham) e se torna amido de um garoto inocente e desajustado (Brett Kelly), que decide acreditar que Willie é o verdadeiro Papai Noel que ele tanto procura.
"Papai Noel às Avessas" destrói a tradição natalina do sentimentalismo material que predomina nas mentes de algumas pessoas. O humor negro é pesado, mas em momento algum agride ou ofende às pessoas, muito pelo contrário, vai arrancar muitos risos, gargalhadas na verdade, pois o filme todo é hilário.
Na trilha sonora estão todos os clássicos utilizados em filmes de Natal. Além de uma música que faz parte da trilha sonora do filme coreano "Amor à Flor da Pele" (que por sinal é uma das minhas músicas prediletas). Pode ser que num primeiro momento você fique apreensivo com tanta loucura e palavreados xulos, mas conforme a trama se desenrola, é impossível ficar alheio ao filme e não dar boas gargalhadas.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 91 minutos
Categorias: Comédia, Policial, Drama
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,0