Filme: Onde os Fracos Não Têm Vez (2007) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 02, 2015

Filme: Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

"No Country for Old Men" é um filme reflexivo, pelo menos eu considero assim. Se... você encontrasse uma mala abandonada no meio do deserto com 2 milhões de dólares, você pegaria? Mas se encontrasse junto com essa mala um massacre, fingiria que nada aconteceu e pegaria o dinheiro mesmo assim? Fugiria? Mas para onde, não tem como fugir sem deixar rastros, em algum lugar alguém te encontraria... 

Só por essas duas reflexões já valeu a pena ter assistido este filme escrito e dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen e baseado em livro homônimo de Cormac McCarthy. O lançamento aconteceu em 2007. Ganhou o Oscar como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. e foi indicado nas categorias de Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. 

Na trama, conhecemos Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino de aluguel contratado para recuperar uma mala de dinheiro, este estrangulou um policial para escapar da prisão e, em seguida roubou um carro, fazendo uso de uma pistola de ar comprimido para matar o motorista, carrega consigo um receptor que rastreia a localização do dinheiro, através de um transponder escondido dentro da mala.

Na mala está uma quantia de 2 milhões de dólares encontrada por Llewelyn Moss (Josh Brolin). Ele a encontrou durante uma tarde de caça, e curiosamente, no momento em que ele ia matar um animal, uma sombra se projeta no local, quase como um prelúdio do que estava por vir em que, por acaso, acaba se deparando com um massacre de mexicanos no meio do deserto.

Ao invés de procurar a polícia, Moss fez a infeliz escolha de ficar com dinheiro. Posteriormente, começa a ser perseguido pelos donos do dinheiro e manda sua esposa Carla Jean (Kelly McDonald) para a casa da mãe e passa a viajar com o intuito de se esconder.

O xerife Ed Tom (Tommy Lee Jones) que está prestes a se aposentar, acompanha o caso e tenta descobrir o paradeiro de Moss para protegê-lo. 

No motel, ao invadir o quarto onde Moss escondeu o dinheiro, Chigurh surpreende um grupo de mexicanos armados que preparavam uma emboscada para Moss. Porém Moss, adiantando-se em relação aos seus perseguidores, já havia alugado outro quarto.

Rastreando o dinheiro até um hotel em uma cidade fronteiriça, a perseguição de Chigurh a Moss chega ao seu clímax, culminando em uma troca de tiros que se estende às ruas da cidade e deixa ambos os homens feridos. Moss atravessa a fronteira, desmaia devido aos ferimentos e é levado a um hospital mexicano. Ao acordar, encontra Carson Wells (Woody Harrelson), outro assassino contratado, que lhe oferece proteção em troca do dinheiro.

Chigurh, após recuperar-se de seus ferimentos, vai ao encontro de Wells no hotel onde este se hospedava e o mata no momento em que Moss efetua uma ligação telefônica para o quarto. Carla Jean insiste ao xerife Bell para que este salve a vida de seu marido... 

Em "Onde os Fracos Não Têm Vez", Chigurh é um assassino compulsivo, ele simplesmente mata instintivamente sem nenhum motivo aparente. O seu visual é bastante singular, sempre trajando roupas pretas e usando um cabelo fora do comum, e um fato importante sobre ele é a moeda. Chigurh tem um tipo de código de conduta, princípios que transcende drogas e dinheiro, é como se ele criticasse a sociedade, as leis que as pessoas seguem.

Os dois primeiros atos são simplesmente perfeitos, sensacionais, irretocáveis. A ação é dinâmica e incessante, mas muito silenciosa. O segundo ato até parece um filme mudo sendo narrado de forma extremamente cinematográfica. Já a cena final soa incompreensível para muita gente. Para entendê-la, é preciso lembrar da abertura, com a narração em off do mesmo personagem, afirmando não entender mais o mundo em que vive. No mais, "Onde os Fracos Não Têm Vez" é um ótimo filme reflexivo e um excelente suspense que narra uma sensacional perseguição de 'gato e rato'. 

Duração: 122 minutos
Categorias: Policial, Suspense, Drama, Clássico
Classificação: 16 anos
Filme: Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

TENSO; VISCERAL; INCÔMODO