Filme: "O Valente Treme-Treme (1948)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 09, 2015

Filme: "O Valente Treme-Treme (1948)"

"Agora estamos casados!"

"The Paleface" é uma comédia leve, despretensiosa e deliciosa de assistir que se passa no Velho Oeste americano. Foi dirigido pelo cineasta Norman Z. McLeod e o lançamento aconteceu em 1948. 

Apesar das falhas no roteiro, este filme é muito bom, afinal, cumpre perfeitamente o que se propõe, divertir o espectador. Além da trilha sonora ser perfeita, a fotografia também é muito bonita.

A trama se passa no Velho Oeste e tem início quando dois homens invadem uma prisão, prendem o xerife e libertam Calamity Jane (Jane Russell), uma famosa pistoleira.  A bandida é  levada à presença do Governador Johnson (Charles Trowbridge), que está acompanhado do Comissário Emerson (Stanley Andrews) e de seu secretário, Jasper Martin (Jack Searl).
O governador afirma que sua fuga foi planejada por eles, de modo que todos pensassem que a mesma teria sido executada por amigos dela.  Em seguida, lhe propõe perdoar sua pena de dez anos de prisão, caso ela os ajude a prender uma quadrilha que está contrabandeando armas para os índios. Antes de dar início a sua missão, ela precisa ir a Fort Deerfield procurar um advogado. 
Chegando em Fort Deerfield, ela vai ao escritório do advogado e o encontra morto.  Ao sair do escritório, nota que está sendo seguida por mais de um homem e, para se proteger, entra no consultório de um dentista, Peter Potter (Bob Hope). Três homens armados invadem o local, à sua procura, mas ela os mata. 
No meio da confusão, Potter foge numa carroça, mas a pistoleira o alcança e diz apaixonada por ele, o convencendo a se casar com ela.  Uma vez casados, os dois se juntam a um comboio onde, numa das carroças, encontram-se alguns bandidos que procuram um novo agente federal, a fim de eliminá-lo.
Quando ocorre um ataque de índios, Calamity mata uma dezena deles, salvando o comboio.  Entretanto, para todos, Potter é considerado o grande herói.
Em Buffalo Flat, dois homens procuram Toby Preston (Robert Watson) e o avisam que um novo agente federal está chegando à cidade num comboio. Quando este chega, Potter é recebido como herói, mas Preston arma um plano para matá-lo. Pepper (Iris Adrian) principal cantora do 'saloon' atrai Potter, de modo que, o amante dela, o mais temido pistoleiro local, o desafie para um duelo. O plano segue como planejado, mas na hora em que o desafiante saca sua arma, é morto e todos acreditam que o autor do disparo foi o herói Potter.
Preocupado, Preston pede que escondam as caixas de dinamite na Casa Funerária, ao mesmo tempo em que manda chamar o chefe dos índios, Pena Amarela (Chief Yowlachie). Já Calamity fala com Hank Billings (Clem Bevans), um velho ferreiro da cidade, a quem pede que descubra onde a dinamite se acha escondida. Daí pra frente, tudo que se imagina acontece.
"O Valente Treme-Treme" não é um filme que mudará sua vida ou sua maneira de pensar, mas vai arrancar várias gargalhadas e te deixar radiante de alegria. Excelente comédia que recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 91 minutos
Gênero: Faroeste, Comédia, Clássico 
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,2