14/12/2015

Filme: "Noites Calmas (1992)"

"Será que sobreviveremos?"

"A Midnight Clear" é um belíssimo filme sobre a Segunda Guerra Mundial que possui temática natalina. Entretanto, poucas pessoas conhecem essa obra.

Dirigido e roteirizado por Keith Gordon, conta a história de um grupo de seis soldados americanos, inexperientes, que recebem a missão de vigiarem as atividades alemães, nas florestas geladas do nordeste da França, em pleno inverno. O lançamento do filme aconteceu em 1992.

A história se passa em Ardennes, em dezembro de 1944, pouco antes da famosa Batalha de Bulge. Em um acampamento americano, o Major Griffin (John C. McGinley), acreditando numa possível ofensiva alemã, ordena ao Sargento Will Knott (Ethan Hawke) para ir, com alguns soldados até um casebre abandonado nas florestas cobertas de gelo, a fim de vigiar a ação inimiga.
O grupo chega ao local com suprimentos para uma semana. Os homens instalam-se no velho casebre e se revezam entre duas trincheiras. Além do Sargento Knott, estão também Vance 'Mãe' Wilkins (Gary Sinise), Paul 'Pai' Mundy (Frank Whaley), Stan Shutzer (Arye Gross), Cabo Mel Avakian Kevin Dillon e Bud Miller ((Peter Berg). Eles se comunicam através do rádio com o Tenente Ware (Larry Joshua).
Porém, em uma das trincheiras, o grupo escuta vozes de soldados alemães. Depois de alguns minutos, as vozes desaparecem. O fato é comunicado ao Tenente Ware, que pede a Knott que descubra onde os soldados inimigos se encontram. Knott, Shutzer e Miller saem e localizam uma pequena casa onde estão sete alemães. Durante a volta, os três ficam na mira dos inimigos, que não atiram.
No dia seguinte, Shutzer comenta que talvez os alemães queiram conversar com eles. Knott receia que estejam preparando uma armadilha. De qualquer forma, é convencido a tentar fazer um contato pacífico com os alemães. O encontro ocorre sem problemas.
Os alemães acabam de voltar do front russo e estão cansados da guerra. À noite, eles vão até a frente do casebre, onde cantam músicas natalinas e oferecem presentes aos americanos.
Na manhã seguinte, Shutzer informa Knott que os alemães estão dispostos a entregarem suas armas mas, para que isso ocorra, é preciso que os dois grupos forjem um combate, pois, se seus superiores descobrirem a farsa, suas famílias serão perseguidas. Assim, com exceção de Wilkins, Knott e seus homens vão ao encontro deles. Conforme combinado, os dois lados começam a atirar para o alto, forjando um combate.
Ao ouvir o barulho, Wilkins pensa que seus colegas estão sob fogo inimigo e parte em direção a eles, onde chega atirando para matar...
"Noites Calmas" é mais um filme com título brasileiro nada a ver, não se trata de noites, e sim, uma noite específica, que não era calma, mas clara. Só não espere um filme com bastante ação, existe tensão, porém, aqui predomina o foco pacífico, a violência da guerra é apenas um acessório. 

A história é fascinante, o cenário então, um verdadeiro encanto, com neve caindo em diversos momentos. Gostei bastante e recomendo!!

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 108 minutos
Categorias: Guerra, Drama
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário