Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

05/12/2015

Filme: "Aconteceu Perto da Sua Casa (1992)"

"Se você mata uma baleia, será perseguido pelos ecólogos, pelo Greenpeace, pelo comandante Custeau... mas se você fatura um cardume de sardinhas, garanto, eles te ajudam a carregá-las."

"C'est Arrivé près de Chez Vous" foi filmado como um mockumentary preto-e-branco e representa a trivialidade da violência. Contou com a direção de três cineastas desconhecidos: Rémy Belvaux, André Bonzel e Vincent Tavier, sendo lançado em 1992 durante o Festival de Cannes.

Antes de iniciar os comentários sobre o filme, devo salientar que é um falso documentário ou mockumentary, no termo em inglês, as cenas parecem reais,  mas é tudo interpretação, este filme não contém snuff (cenas de assassinatos reais), mesmo assim são extremamente fortes.

A trama gira em torno de Ben (Benoít Poelvoorde) um psicopata serial killer que enquanto vai assassinando suas vítimas diante das câmeras, também o vemos discorrer sobre temas variados como arte, música, natureza e a vida em geral.
Uma equipe de cineastas formada por Rémy Belvaux, André Bonzel e Vincent Tavier (são os próprios diretores do filme), segue o psicopata, relatando todos os passos de um ser humano desprezível que chega até a embrulhar o estômago ao lembrar dos diálogos e cenas.
Basicamente o que vemos é uma escalada de violência brutal, perpetuada por Ben contra tudo e todos com um verdadeiro ódio ao ser vivo, ninguém escapa da perversidade fria e calculista de um matador psicopata.  E como violência gera violência, os documentaristas também se tornam vítimas do assassino.
Chocante, perturbador e perverso, é com estas três palavras que defino "Aconteceu Perto da Sua Casa", mesmo sendo do gênero comédia de humor negro, não consegui rir em momento algum, na verdade me senti uma cúmplice, a sensação de presenciarmos um assassino sangue frio tirando a vida das pessoas e não podermos fazer nada é agoniante, é difícil fazer nosso cérebro entender que se trata apenas de uma ficção.
"Aconteceu Perto da Sua Casa" coloca diante de nossos olhos todas as respostas para uma pergunta bastante atual: "Qual o valor da vida nos dias de hoje?" 
Enfim, é um filme cruel, realista mesmo sendo falso, que tenta mostrar um pouco da vida pessoal de um assassino psicopata. Considerado uma obra-prima belga, "Aconteceu Perto da Sua Casa" é um filme pouco conhecido do público brasileiro, e recomendo apenas para quem tem estômago forte e pensamentos equilibrados.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 92 minutos
Gênero: Thriller, Drama, Comédia
Classificação: 18 anos
Minha Nota: 9,0