Filme: "O Abominável Dr. Phibes (1971)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, novembro 07, 2015

Filme: "O Abominável Dr. Phibes (1971)"

"Nove serão mortos. Nove deverão morrer."

"The Abominable Dr. Phibes" é um verdadeiro exemplar do estilo 'camp', com visual e cenários coloridos, tudo bem exagerado. É um terror macabro lindo de se ver e divertido de assistir. 

Este exuberante filme foi dirigido por Robert Fuest e o lançamento aconteceu em 1971. Juntamente com suas sequência "A Câmara dos Horrores do Abominável Dr. Phibes", se tornaram clássicos absolutos do humor negro em sua essência.

Depois de uma equipe de cirurgiões ser mal-sucedida na operação de sua amada esposa, o que a levou à morte, o emocionalmente perturbado Dr. Phibes (Vincent Price) planeja uma maquiavélica vingança contra a equipe.
Auxiliado por uma misteriosa e silenciosa jovem, Vulnavia (Virginia North), ele executa sua vingança com muita arte e engenhosidade, inspirando-se nas históricas dez pragas de Deus contra um faraó egípcio, que vai desde gafanhotos, a ratos, morcegos e um unicórnio de bronze lançado através de uma catapulta bem no meio de uma rua de Londres.
Desfigurado pelo acidente, Dr. Phibes transformou-se numa criatura assustadora que utiliza de uma máscara com sua antiga feição e fala através de um gramofone plugado a sua garganta que altera o tom de voz para algo bem gutural. E é através desse orifício que ele também ingeria seus alimentos.
O Inspetor Trout (Peter Jeffrey) suspeita de Phibes mas não consegue apoio da Scotland Yard que acredita que o músico esteja morto. O Dr. Vesalius (Joseph Cotten), chefe da equipe médica que operou Victória, acredita nas teorias do inspetor Trout e o ajuda a procurar Phibes.
Apesar dos brutais assassinatos, Dr. Phibes mantinha uma atmosfera romântica em torno de sua vingança, onde possuía até uma orquestra de bonecos mecânicos em seu esconderijo, que tocavam para ele e sua assistente dançarem comemorando cada crime cometido. Além de um órgão onde tocava suas melodias fúnebres.
"O Abominável Dr. Phibes" é um filme diferente, macabro e muito divertido. Dr. Phibes foi um serial killer muito inteligente, ele assassinava suas vítimas com elegância, arquitetando cuidadosamente seus métodos e maneiras de se vingar. 
Filme muito bom, excelente na verdade, um clima bastante diferente do que estamos acostumados a ver nos filmes de terror, quando o cinema do horror adquiriu um  aspecto muito mais sádico e brutal.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 94 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Comédia, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0