26/11/2015

Filme: "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)"

"Vocês sabem que nós estamos sempre tentando fazer com que as coisas fiquem perfeitas no domínio da arte, já que isto é quase impossível na vida."

"Annie Hall" é um filme lançado em 1977 que revolucionou a carreira do cineasta Woody Allen. Os diálogos são afiados, possui um senso de humor cínico e sarcástico e a montagem contribui na criação de cenas antológicas, sendo uma comédia divertida e reflexiva ao mesmo tempo, que expõe as complexidades dos relacionamentos humanos. Recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Ator. Venceu nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original.

A trama gira em torno do humorista Alvy Singer (Woody Allen), duas vezes divorciado, ele acaba se apaixonando novamente e desta vez pela excêntrica cantora de boate Annie Hall (Diane Keaton). Rapidamente, eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais aparecem e começam a desestabilizar a relação.
Alvy mal conhece Annie, mas já a destaca como parte essencial de sua vida. Ambos se sentem à vontade um com o outro, em uma sintonia quase palpável, sem as inconsequências da paixão.
Ele, que faz análise há quinze anos, convence Annie a fazer o mesmo e a estudar, mas nada parece salvá-lo de mais uma separação.
Alvy é extremamente complexo, quando era criança acabou entrando em depressão ao descobrir que o Universo encontra-se em expansão. Para ele, não havia mais sentido ir para a escola ou brincar, nem mesmo continuar vivendo, afinal, um belo dia o Universo estaria tão expandido que poderia se desintegrar. Coisa de louco não é mesmo!!
Ele diverte Annie (nós também) com toda essa negatividade. Porém, seu humor ácido e frequente, seu existencialismo angustiante e sua percepção pessimista sobre tudo pesam de forma incontestável sobre o namoro.
Sem perceber, Alvy afasta seu novo amor e nos faz ver que nosso egoísmo, provavelmente coloca em risco nossa própria felicidade. E é por isso que essa deliciosa comédia romântica é reflexiva. Amar outra pessoa não é apenas oferecer o mundo, mas sim, dar liberdade para que esse amor possa enraizar-se, crescer e frutificar.
"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" é um título em português enfadonho, na minha opinião o filme deveria ter ficado com o título original, "Annie Hall" soa mais bonito e tem tudo a ver com o enredo. Mas enfim, Woody Allen foi genial ao produzir essa comédia romântica ácida e com diálogos bem inteligentes que induzem o espectador a refletir sobre os próprios relacionamentos. É um excelente filme que recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Comédia Romântica, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário