25/11/2015

Filme: "Canção da Rússia (1944)"

"Song of Russia" é um filme raro, lançado em 1944 pela MGM, quando a decadência da Segunda Guerra Mundial e a queda do nazi-fascismo europeu, estava prestes a ruir a aliança entre EUA e URSS para adentrarem na Guerra Fria. Contou com a direção de Gregory Ratoff.

Um fato curioso sobre este filme é que ele teve a honra, digamos assim, de ser o primeiro alvejado por um inquérito na Comissão de Atividades Antiamericanas. Em outubro de 1947, a senhora Ayn Rand, de origem russa que emigrara para os EUA em 1926, com o passaporte na mão, depôs na Comissão como testemunha de acusação do filme.
Quando o maestro John Meredith (Robert Taylor) e seu empresário, Hank Higgins (Robert Benchley), americanos, viajam à Rússia pouco antes da invasão nazista à União Soviética. Meredith se apaixona por Nadya Stepanova (Susan Peters).
A moça é uma camponesa e pianista russa da orquestra que acompanha o maestro numa turnê pelo país comunista.
Ao longo do caminho, eles vêem cidadãos soviéticos felizes, sorridentes, saudáveis. O paraíso comunista de Stalin é atacado por Hitler, e o romance entre Meredith e Nadya começa a ficar em perigo.
"Canção da Rússia" é um filme muito bonito e emocionante, mas dificílimo de encontrar disponível online. Como faz parte dos filmes que estão em domínio público segundo as leis brasileiras, tenho uma cópia legendada deste filme no meu perfil no VK. Eu gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Gênero: Drama, Guerra, Musical, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário