Filme: As Três Máscaras de Eva (1957) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, novembro 19, 2015

Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)

Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)"A vida é uma cidade inundada de ruas perdidas, e a morte é a praça que todas as vias vão dar."

"The Three Faces of Eve" é um filme muito interessante feito pelo cineasta Nunnally Johnson e lançado em 1957. Ganhou o Oscar na categoria de Melhor Atriz.

O enredo foi baseado em uma história real relatado em um livro escrito por dois médicos sobre um caso de personalidade múltipla na Georgia. O filme é praticamente um documentário sobre o quase raríssimo 'transtorno de personalidade múltipla', uma patologia incomum que tem poucos casos no mundo todo e é conhecida popularmente como 'dupla personalidade'.

Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)
Em 1951, na Georgia, Estados Unidos, a submissa mãe e dona de casa Eve White (Joanne Woodward) é levada pelo seu marido Ralph White (David Wayne) para uma consulta com o Dr. Curtis Luther (Lee J. Cobb), pois ela tem dolorosas dores de cabeça acompanhadas de perda de memória.
Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)
Subitamente, ela passa a se comportar como se fosse outra pessoa. Começa a se expressar como uma mulher extrovertida, excêntrica, que gosta de dançar, beber, fumar, além de à noite sair sozinha para uma casa de shows, onde dança com vários homens, também gosta de subir ao palco e cantar por longas horas.
Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)
Essa nova personalidade, diz chamar-se Eva Black. Entretanto, da mesma forma que surge, Eva Black desaparece, retornando em seu lugar Eva White. Esta, por sua vez, não se recorda de nada o que aconteceu e não compreende as acusações e ofensas contra si feitas por seu marido ou por terceiros.
Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)
Diante disso, Eva White é encaminhada para tratamento médico, tornando-se um enigma para quem a acompanha. Ralph se muda com Bonnie para Jacksonville e Eve continua seu tratamento. E mesmo com o tratamento, as alternâncias de personalidade não cessam. Ela diz que está ouvindo vozes, e o Dr. Luther usa hipnose para descobrir mais sobre o trauma dela.
Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)
Inesperadamente, uma terceira personalidade emerge e diz que ela é Jane, que parece ser uma personalidade equilibrada. O Dr. Luther questiona qual personalidade deve ser a predominante.
Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)
"As Três Máscaras de Eva" mostra três temperamentos, comportamentos e valores bem diferentes habitando em um só corpo. Mas quem, afinal, seria a verdadeira Eva? O filme faz ótimos relatos sobre essa doença estranha e rara, tem alguns momentos que chega a ser didático, pois é narrado em forma de documentário.
Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)
"As Três Máscaras de Eva" é um filme sensível e perturbador, que mostra de maneira delicada uma doença que sempre foi vista com muito preconceito, e apesar de todo o avanço no campo da psicanálise, este filme pode e deve ser visto nos dias de hoje.
Filme: As Três Máscaras de Eva (1957)

Duração: 91 minutos
Categorias: Drama, Mistério
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,2