Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

19/11/2015

Filme: "As Três Máscaras de Eva (1957)"

"A vida é uma cidade inundada de ruas perdidas, e a morte é a praça que todas as vias vão dar."

"The Three Faces of Eve" é um filme muito interessante feito pelo cineasta Nunnally Johnson e lançado em 1957. Ganhou o Oscar na categoria de Melhor Atriz.

O enredo foi baseado em uma história real relatado em um livro escrito por dois médicos sobre um caso de personalidade múltipla na Georgia. O filme é praticamente um documentário sobre o quase raríssimo 'transtorno de personalidade múltipla', uma patologia incomum que tem poucos casos no mundo todo e é conhecida popularmente como 'dupla personalidade'.
Em 1951, na Georgia, Estados Unidos, a submissa mãe e dona de casa Eve White (Joanne Woodward) é levada pelo seu marido Ralph White (David Wayne) para uma consulta com o Dr. Curtis Luther (Lee J. Cobb), pois ela tem dolorosas dores de cabeça acompanhadas de perda de memória.
Subitamente, ela passa a se comportar como se fosse outra pessoa. Começa a se expressar como uma mulher extrovertida, excêntrica, que gosta de dançar, beber, fumar, além de à noite sozinha para uma casa de shows, onde dança com vários homens, além de subir ao palco e cantar por longas horas.
Essa nova personalidade, diz chamar-se Eva Black. Entretanto, da mesma forma que surge, Eva Black desaparece, retornando em seu lugar Eva White. Esta, por sua vez, não se recorda de nada o que aconteceu e não compreende as acusações e ofensas contra si feitas por seu marido ou por terceiros.
Diante disso, Eva White é encaminhada para tratamento médico, tornando-se um enigma para quem a acompanha. Ralph se muda com Bonnie para Jacksonville e Eve continua seu tratamento. E mesmo com o tratamento, as alternâncias de personalidade não cessam. Ela diz que está ouvindo vozes, e o Dr. Luther usa hipnose para descobrir mais sobre o trauma dela.
Inesperadamente, uma terceira personalidade emerge e diz que ela é Jane, que parece ser uma personalidade equilibrada. O Dr. Luther questiona qual personalidade deve ser a predominante.
"As Três Máscaras de Eva" mostra três temperamentos, comportamentos e valores bem diferentes habitando em um só corpo. Mas quem, afinal, seria a verdadeira Eva? O filme faz ótimos relatos sobre essa doença estranha e rara, tem alguns momentos que chega a ser didático, pois é narrado em forma de documentário e foi uma das primeiras tentativas de Hollywood sobre temas que envolvem distúrbios mentais.
"As Três Máscaras de Eva" é um filme sensível e perturbador, que mostra de maneira delicada uma doença que sempre foi vista com muito preconceito, e apesar de todo o avanço no campo da psicanálise, este filme pode e deve ser visto nos dias de hoje.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 91 minutos
Categorias: Drama, Mistério
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,2

4 comentários:

  1. Absolutamente sensacional seu blog. Parabéns!
    Consta nele o filme de Alan Resnais, Hiroshima, meu Amor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilton, agradeço a visita! Já assisti "Hiroshima, Meu Amor", mas ainda não escrevi a postagem, pretendo escrever sobre o filme ainda neste mês!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oie Simoni, fico feliz que esteja gostando das indicações! Agradeço a visita!

      Excluir