Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

27/11/2015

9 Filmes Considerados Devastadores

Existem alguns filmes que, de tão fortes emocionalmente, se enquadram dentro de uma categoria específica chamada 'filmes devastadores ou viscerais'. Separei nove filmes que provocaram profundas reflexões sobre os conteúdos apresentados em suas histórias.

Confira os filmes selecionados e que considero devastadores:

Filme: "Vá e Veja (1985)" - Rússia

"Pare de cavar!"
"Idi i Smotri" foi dirigido por Elem Klimov. Esse impressionante filme russo nos apresenta a narração da Segunda Guerra Mundial pelos olhos de Florya, um garoto que romantizava a guerra, até descobrir os seus horrores. Em confronto com os alemães, o garoto é deixado para trás e decide retornar ao seu vilarejo. Chegando lá depara-se com o desolador cenário de um massacre. Perturbado, ele passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada vez mais fortes. Uma história forte, pesada e lírica sobre sonhos, perdas e sofrimento. Confira mais detalhes do filme em Vá e Veja.


Filme: "Réquiem para um Sonho (2000)" - Estados Unidos da América

"Uma visão frenética, perturbadora e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos."


"Requiem for a Dream" foi dirigido por Darren Aronofski. Nesse drama perturbador conhecemos quatro pessoas comuns, que tem seus sonhos como todos nós. Harry deseja ser rico, sua mãe Sara quer emagrecer e deseja que o filho se case com Marion, já esta sonha em montar sua própria loja de roupas e Tyrone só quer ser o orgulho para sua mãe. Mas todos acabam de uma forma ou outra, tendo contato com as drogas lícitas e ilícitas e todos vão experimentar os piores pesadelos reais da dependência química. Confira mais detalhes do filme em Réquiem para um Sonho.

Filme: "Irreversível (2002)" - França

"O tempo destrói tudo."
"Irréversible" foi dirigido por Gaspar Noé. Esse filme narra uma história de vingança contada de trás para frente (o início do filme é o seu final). Na primeira parte do filme acompanhamos o desespero de Marcus atrás de um homem que havia estuprado e espancada sua namorada Alex. O rapaz conta com a ajuda de Piere, o melhor amigo do casal. Em cada sequência do filme vamos voltando no tempo e descobrido os detalhes onde o futuro pesará sobre o passado. Confira mais detalhes do filme em Irreversível.

Filme: "Oldboy (2003)" - Coreia do Sul

"Seja grão de areia, seja pedra, ambos afundam na água."


"Oldeuboi" foi dirigido por Park Chan Wook. Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções. Confira mais detalhes do filme em Oldboy.

Filme: "O Nevoeiro (2007)" - Estados Unidos da América

"Nada nunca é culpa de ninguém.
"The Mist" foi dirigido por Frank Darabont. Após uma terrível tempestade, uma estranha névoa encobre uma pequena cidade. Criaturas ocultas no nevoeiro atacam as pessoas que saem as ruas. Um grupo fica preso em um supermercado e não pode sair do estabelecimento temendo ser atacado. A partir de então, começa uma luta sangrenta pela sobrevivência. Confira mais detalhes do filme em O Nevoeiro.

Filme: "Para Sempre Lilya (2002)" - Dinamarca e Suécia

"A morte dura uma eternidade e a vida é muito breve"

"Lilya 4-ever" foi dirigido por Lukas Moodysson. A adolescente Lilya mora com sua mãe em um subúrbio da antiga União Soviética. Sua mãe conhece um americano e decide ir morar nos Estados Unidos, abandonando a filha. Lilya é obrigada a se mudar para um apartamento pequeno, seu único amigo é o adolescente Volodya. Certa noite, a garota conhece Andrei e este lhe faz um convite para viajar com ele, Lilya aceita, porém, a adolescente nem imagina o que essa viagem reserva para ela. Confira mais detalhes do filme em Para Sempre Lilya.

Filme: "Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011)" - Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte

"Quando a gente prepara o show, não atira na plateia."
"We Need to Talk About Kevin" foi dirigido por Lynne Ramsay. Eva mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin, com quem teve dois filhos: Kevin e Lucy. Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer. Confira mais detalhes do filme em Precisamos Falar Sobre o Kevin.

Filme: "A Noite dos Desesperados (1969)" - Estados Unidos da América

"Isto não é concurso, é show. As pessoas não estão nem aí para o vencedor. Querem ver um pouco de sofrimento para que se sintam melhor."

"They Shoot Horses, Don't They?" foi dirigido por Sydney Pollack. Uma historia cruel e selvagem que tem lugar entre os participantes de uma maratona de dança durante a Grande Depressão americana. Rocky é o detestável mestre de cerimônias de um concurso que oferece 1.500 dólares ao vencedor. Uma pequena fortuna para essa dura época em que a falta de emprego e a péssima economia, atingem a população. Principalmente aos participantes que estão a beira do desespero. Na medida em que o concurso se estende ao segundo mês, a raiva a suspeita, dúvidas e insegurança atingem todos participantes, inclusive ao cruel e manipulador Rocky, levando todos a um chocante fim. Confira mais detalhes do filme em A Noite dos Desesperados.

Filme: "Felicidade (1998)" - Estados Unidos da América

"Um brinde à felicidade desta família."
"Happiness" foi dirigido por Todd Solondz. Ambientado em Nova Jersey, o núcleo central do filme formado por três irmãs: a mais velha é casada com um psicoterapeuta homossexual e pedófilo, a do meio ninfomaníaca, e a mais jovem tenta vencer a timidez com a ajuda das canções que compõe. As três se unem a vários outros personagens, aparentemente desconexos, em busca da felicidade pura e simples. Confira mais detalhes do filme em Felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário