10/11/2015

101 Melhores Filmes: Década de 1920 - Parte 4

Estou organizando uma série de coletâneas com os 101 melhores filmes de cada década. São filmes de todos os gêneros e que ficaram marcados na minha memória e de todos os fãs de cinema.

Serão vinte postagens de cada década e cada postagem terá cinco filmes que já assisti e fazem parte do acervo de postagens no blog.

Confira a Parte 4 dos 101 melhores filmes da década de 1920.


Filme: "Nossa Hospitalidade (1923)" - Estados Unidos da América
"Our Hospitality" foi dirigido por Buster Keaton e John G. Blystone. Em sua viagem de volta para a cidade natal, Willie McKay se apaixona pela jovem Virginia, sem saber que ela é de uma família inimiga da sua, os Canfield. Como em sua terra a hospitalidade é um valor muito prezado, ele decide se instalar na casa dos Canfield, que se vêem obrigados a tratá-lo da melhor forma. Confira mais detalhes do filme em Nossa Hospitalidade.

Filme: "Casamento ou Luxo (1923)" - Estados Unidos da América
"A Woman of Paris" foi dirigido por Charles Chaplin. Acompanhamos a história de Marie, uma moça francesa do campo que pretende se casar com seu namorado Jean. Juntos decidem fugir para Paris para escapar dos problemas que os inpedem. Mas após um desencontro, Marie pensa ter sido abandonada pelo noivo e viaja sozinha. Anos mais tarde, já casada com um homem da alta sociedade parisiense, ela reencontra seu antigo amado, Jean. Confira mais detalhes do filme em Casamento ou Luxo.

Filme: "Sherlock Jr. (1924)" - Estados Unidos da América
"Sherlock Jr." foi dirigido por Buster Keaton. e é o seu longa-metragem de menor duração. Conta a história do aspirante a detetive, que na verdade é um projecionista de cinema e se vê em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que ele está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas. Confira mais detalhes do filme em Sherlock Jr..

Filme: "Um Homem Com uma Câmera (1929)" - União Soviética
"Chelovek s kino-apparatom" foi dirigido por Dziga Vertov. Documentário que mostra um dia normal, bastante típico na vida dos habitantes de Moscou dos anos 20. Um cinegrafista filma um dia despretensioso na vida da cidade moderna: Primeiro as ruas vazias ao amanhecer que vão gradualmente se enchendo, depois os habitantes da cidade, no trabalho ou no lazer. São as pessoas comuns mostrando a verdade da vida cotidiana. Confira mais detalhes do filme em Um Homem Com uma Câmera.

Filme Curta-Metragem: "Pastor de Almas (1923)" - Estados Unidos da América
"The Pilgrim" foi dirigido por Charles Chaplin. Carlitos é um fugitivo da prisão, e para se disfarçar, veste roupas de um pastor e foge em um trem, descendo na primeira estação. Por coincidência, estão esperando um pastor chegar, e acabam fazendo a maior festa com sua presença. Todos, muito curiosos e felizes com a presença do novo pastor, levam-no a igreja para que ele possa fazer seu sermão. Mas ele é reconhecido por um antigo colega de cela. O  xerife desconfia e o prende. Edna o defende, e o xerife acaba convencido de que ele é mesmo inocente. Confira mais detalhes do filme em Pastor de Almas.

Logo disponibilizarei mais filmes para todos os apreciadores de grandes obras cinematográficas. Aproveite para conferir a 3ª postagem dessa coletânea AQUI.