Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

28/10/2015

Filme: "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)"

"Que a Força esteja com você."

O clássico "Star Wars Episode IV: A New Hope" é o primeiro filme da franquia que já começa na metade, sendo este o 4º episódio. Originalmente não havia o subtítulo, pois o diretor George Lucas não acreditava que a história teria continuação e só foi acrescentado em 1981, após o lançamento do episódio seguinte  da série.  

Lançado em 1977, época em que os vídeos games e fliperamas viravam mania, "Star Wars" nasceu e desenvolveu suas sequências em sintonia com o seu tempo. Possui a 46ª maior bilheteria da história, mas se atualizada conforme a inflação, é a terceira maior bilheteria de todos os tempos. Clássico absoluto do gênero de ficção científica.
Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Original. Venceu nas categorias Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais, totalizando dez indicações. Além de vencer diversos prêmios importantes do cinema mundo afora.
A narrativa é bem simples, o jovem Luke Skywalker (Mark Hamil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido numa verdadeira guerra intergaláctica quando seu tio (Phil Brown) compra os robôs C3PO (Anthony Daniels) e R2D2 (Kenny Baker) e encontra com eles uma mensagem importante.
A mensagem é da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para Obi-Wan Kenobi (Alec Guinness), alertando sobre os planos do poderoso império liderado pelo terrível Darth Vader (David Prowse).
Luke e Kenobi se juntam então ao mercenário Han Solo (Harrison Ford) e ao Chewbacca (Peter Mayhew) e partem para enfrentar as forças do mal.
A partir desse ponto embarcamos com os personagens numa grande aventura pela galáxia. Curiosamente, nem a Fox e nem o cineasta George Lucas esperavam por tanto sucesso.
As pretensões foram muito menores que o resultado. George Lucas queria apenas criar um filme que tivesse o mesmo espírito das matinês dos antigos nickelodeons, com heróis de capa e espada. Adicionou elementos da mitologia oriental e buscou inspiração em episódios de Flash Gordon para ambientar a narrativa. O que era para ser uma história simples acabou se tornando um roteiro de mais de 200 páginas, obrigando, por uma questão de custos e duração da obra, a dividir o filme em três partes.
"Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" ("Guerra nas Estrelas" como é conhecido no Brasil), é considerado por muitos como um marco de início da "era Blockbuster", pois sua importância para o cinema de entretenimento é imensa, sendo aclamado pela crítica e adorado pelo público de todas as idades.
"Star Wars" é daquelas sagas que jamais serão esquecidas. Não existe dificuldade em se situar dentro da trama, tamanha a simplicidade e previsibilidade. Com personagens cativantes, diálogos simplórios e trilha sonora marcante, além de cenários impressionantes, que apresenta um espetáculo visual, e apoiado em ritmo de jogo de vídeo game, suga o espectador para uma grande aventura.
"Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança" é uma obra-prima indispensável para todos os fãs de ficção científica e para apreciadores da sétima arte. Como admiradora da obra, recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 121 minutos
Categorias: Fantasia, Ficção Científica, Ação, Aventura, Clássico
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário