18/10/2015

Filme: "Evereste (2015)"

"- Por que escalar o Monte Evereste?
- Porque ele está lá!"

"Everest" é um filme baseado em fatos reais que acompanha a história que aconteceu em 1996, quando três equipes rivais de alpinismo tentavam chegar ao ponto mais alto do mundo no Monte Everest. Foi dirigido por Baltasar Kormákur e o lançamento aconteceu em 2015. 

O enredo do filme foi baseado em dois livros “No Ar Rarefeito” do jornalista Jon Krakauer e “A Escalada” do montanhista Anatoli Boukreev.

Li muitas críticas negativas em relação ao filme, e quando decidi assisti-lo, fui sem nenhuma expectativa, mas o filme conseguiu me surpreender, principalmente por ser uma obra sensorial. Tem algumas falhas, mas a história verídica compensa qualquer deslize de produção.
A história se passa em 1996. Dois grupos de alpinistas liderados por Rob Hall (Jason Clarke) e Scott Fisher (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o Monte Everest.
Hall é um futuro pai, o qual planeja voltar da aventura a tempo de ver a esposa Jan (Keira Knightley) dar à luz. Ele criou a empresa Adventure Consultants, conhecida por comercializar estas perigosas escaladas no Evereste.
O grupo de clientes de Hall é formado por Doug Hansen (John Hawkes), Beck Weathers (Josh Brolin), Jon Krakauer (Michael Kelly) e Yasuko Namba (Naoko Mori). 
A expedição conta ainda com uma equipa onde constam Helen Wilton (Emily Watson), a responsável por gerir o acampamento base, a Dr.ª Caroline Mackenzie (Elizabeth Debicki), Guy Cotter (Sam Worthinghton), um guia e amigo de Guy, Andy Harris (Martin Henderson, entre outros.
A Mountain Madness, liderada por Scott Fisher, também se encontra com uma expedição no local quando Hall e os seus clientes se deslocam até o Evereste para escalar o mesmo, em Maio de 1996.
Enquanto Hall procura guiar os seus clientes com todo o cuidado, com a sua função a ser a de garantir não só que estes subam ao cume mas também que desçam com vida. Fisher procura que os clientes consigam desenvencilhar-se com maior autonomia.
Porém, uma forte tempestade de neve se abate e qualquer preparação prévia parece ser insuficiente para lidar com a situação. Em meio a essa nevasca inesperada, tanto a escalada e quanto a descida vão revelar-se um pesadelo bem real, onde a morte pode chegar a qualquer momento, seja ela de forma rápida ou lenta e dolorosa.
Como já citei acima, "Evereste" tem suas falhas, mas nem por isso deixa de ser um grande filme. O impacto é ainda maior se pensarmos que muito do que é retratado, é inspirado em episódios reais que resultou em várias mortes. Por isso o filme é lento, tenta passar para o espectador aquilo que os alpinistas vivenciaram durante a escalada e posterior descida da montanha.
"Evereste" é um filme muito bom, não chega a ser espetacular, mas consegue passar todo o desespero que muitos alpinistas já sentiram na pele. Eu gostei e recomendo.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 121 minutos
Gênero: Biografia, Aventura, Drama
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,3

Nenhum comentário:

Postar um comentário