Filme: Casablanca (1942) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 18, 2015

Filme: Casablanca (1942)

Filme: Casablanca (1942)"Sempre teremos Paris."

Procuro escrever com bastante cuidado todas as postagens, mas para escrever sobre o filme "Casablanca" esse cuidado foi redobrado, afinal, trata-se de um dos maiores e melhores filmes de todos os tempos. É uma obra-prima atemporal, que conseguiu cravar seu nome para sempre na história do cinema. Dirigido por Michael Curtiz, foi baseado na peça "Everybody Comes To Rick's" de Murray Burnett e Joan Alison. O filme foi lançado em 1942, recebendo indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora. Ganhou a estatueta nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Filme: Casablanca (1942)
A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, o americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) é o dono do Café mais famoso de Casablanca, no Marrocos. Lá, ele mantém uma relação difícil com o Chefe de Polícia local, o capitão Louis Renault (Claude Rains), e usa seu café-bar para ajudar fugitivos do nazismo a embarcarem para os Estados Unidos.
Filme: Casablanca (1942)
Anos antes, quando ainda se encontrava em Paris, Rick conheceu o grande amor de sua vida, a lindíssima Ilsa Lund (Ingrid Bergman). Os dois se apaixonaram perdidamente e viveram uma inesquecível paixão. Entretanto, quando os alemães marcharam contra Paris, Rick se viu obrigado a deixar a Europa, ela decidiu não acompanhá-lo, preferindo continuar a viver na França.
Filme: Casablanca (1942)
Certo dia, Rick é informado pelo Capitão Renault de que o Major Strasser (Conrad Veidt) será um importante convidado daquela noite. A razão dessa visita à Casablanca é para prender um famoso líder da resistência tcheca, Victor Laszlo (Paul Henreid).
Filme: Casablanca (1942)
Victor Laszlo é agora casado com Ilsa Lund, de modo que, ela irá precisar de auxílio para que ele possa seguir para um local seguro. Sua única esperança de fuga estará nas mãos de Rick Blaine, seu antigo amor. Strasser informalmente interroga Rick sobre sua opinião a respeito do potencial da máquina militar alemã, mas Rick se mantém neutro. Durante o interrogatório informal, Rick não expressa o menor interesse em ajudar pessoalmente qualquer que seja o refugiado.
Filme: Casablanca (1942)
Instantes depois, Victor Laszlo e esposa Ilsa chegam ao salão de jogos do Café, onde são levados até a mesa que haviam reservado. O Capitão Renault aproxima-se da mesa e ela aproveita a ocasião para perguntar-lhe sobre o pianista. Renault lhe diz que ele veio de Paris com Rick, o proprietário do Café. Rick era conhecido por Richard em Paris. Ao ouvir Sam (Dooley Wilson) tocar uma canção "proibida", Rick, entra no salão disposto a castigar o amigo por estar a tocar uma canção que o faz recordar os velhos tempos de Paris. Ao se deparar com Ilsa, ele fica estarrecido, atônito.
Filme: Casablanca (1942)
Naquela noite, depois de fechar o Café, Rick se desespera ao pensar em Ilsa. De repente, a porta do Café fechado abre-se e surge Ilsa, ela se aproxima numa tentativa de falar com ele, mas ele se recusa a ouvir suas explicações.
Filme: Casablanca (1942)
Na manhã seguinte, Rick encontra Ilsa fazendo compras num Bazar e tenta se desculpar pela noite anterior, mas ela friamente rejeita suas explicações. Ela, então, lhe revela que quando eles foram amantes em Paris, Laszlo já era seu marido, na época preso. Ilsa admite que se entregou totalmente em Paris e que sofreu muito com a separação, que nunca deixou de amá-lo e termina suas palavras apaixonadas com um autêntico beijo.
Filme: Casablanca (1942)
"Casablanca" é, sem sombra de dúvida, um dos maiores filmes de todos os tempos. Uma obra magnífica que possui roteiro perfeito, irretocável, contendo todos os elementos do cinema clássico que gira numa mistura de política, paixão, romance, guerra, heroísmo, mistério e intriga. Foi rodado em plena Segunda Guerra Mundial, numa época em que ninguém tinha a menor ideia  quais nações sairiam vencedoras. O filme é o grande marco da Idade de Ouro do cinema americano.
Filme: Casablanca (1942)
A direção é precisa e consegue prender a atenção do público até o seu desfecho. O elenco é da mais alta qualidade, e dão vida ao personagens. "Casablanca" apresenta, ainda, um ótimo design de produção, uma belíssima fotografia em preto e branco e uma fabulosa trilha sonora. E o que falar do desfecho inesquecível, um dos mais belos e tristes que já assisti.
Filme: Casablanca (1942)
"Casablanca" é um filme maravilhoso, espetacular, inesquecível e sublime, daqueles que assistimos com lágrimas nos olhos devido a beleza e grandiosidade da obra. Este filme faz parte da minha vida e deveria fazer parte da vida de todos os apreciadores de bons filmes, por isso tenho o maior prazer em recomendar. 
Filme: Casablanca (1942)

Duração: 102 minutos
Categorias: Drama, Guerra, Romance, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0
Classifico como: Charmoso, Cativante, Genial