04/10/2015

Filme: "Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)"

"As pessoas estão dispostas a trocar sua liberdade por segurança."

"Captain America: The Winter Soldier" é a continuação do filme "O Primeiro Vingador", baseado no herói homônimo do Marvel Studios. Contou com a direção de Anthony e Joe Russo, sendo lançado em 2014 e recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Visuais.

Este filme fala de vigilância, guerra ao terror e o Ato Patriótico, que dá poderes aos departamentos de espionagem como medidas preventivas de ataques.

Após os cataclísmicos eventos em Nova York, Steve Rogers (Chris Evans), também conhecido como Capitão América, vive tranquilamente em Washington, tentando se ajustar ao mundo moderno, tendo em vista que boa parte dos seus amigos já não estão mais vivos.
No entanto, Steve Rogers continua discordando da forma como Nick Fury (Samuel L. Jackson) mantém uma série de segredos sobre suas atividades, algo que se voltará contra eles.
O herói focaliza nas suas missões na S.H.I.E.L.D., porém, quando a Viúva Negra (Scarlett Johansson) coloca uma missão em risco por causa das ordens recebidas por Nick Fury, Steve vai confrontá-lo e descobre sobre o projeto Insight, no qual porta aviões carregados de armamentos estão apostos para supostos alvos. Obviamente, Capitão América é contra o projeto e deixa isso bem claro. 
Nick Fury não consegue descodificar os códigos do pen drive que contém dados roubados por Natasha. Desconfiado, ele vai buscar respostas para suas perguntas e acaba sofrendo um grave atentado. Pouco antes, ele diz a Steve para não confiar em ninguém.
Steve acaba sendo interrogado por Alexander Pierce (Robert Redford), membro da World Security Counsel. O herói diz nada saber sobre o atentado, mas não consegue convencer Pierce que ordena a detenção de Steve e Natasha.
Mas a medida que uma conspiração é formada e a confiança é destruída, o herói terá de aliar-se à Viúva Negra e ao Falcão (Anthony Mackie) para combater um inimigo misterioso e traiçoeiro, o Soldado Invernal, e as forças responsáveis por sua aparição.
"Capitão América 2: O Soldado Invernal" é considerado por muitos críticos e fãs, como um dos melhores filmes da Marvel (me incluo nessa, apesar de assistir poucos filmes do estúdio) e foi comparado aos thrillers de espionagem da década de 1970, mas a aura da diversão, marca registrada do estúdio, continua presente.
Assisti, gostei e recomendo para todos que gostam dos filmes de super-heróis.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 136 minutos
Categorias: Aventura, Ficção Científica, Ação
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,6