Faça Suas Pesquisas Por Filmes, Diretores e Artistas

28/10/2015

Filme: "Caçada ao Outubro Vermelho (1990)"

"Eu devia ter mandado um memorando."

"The Hunt for Red October" é um filme pouco conhecido, mas muito bom que aborda a espionagem feita pelos submarinos durante a Guerra Fria. Contou com a direção de John McTiernan e foi baseado no livro de mesmo nome escrito por Tom Clancy. 

O lançamento do filme aconteceu em 1990 e recebeu indicações ao Oscar 1991 nas categorias de Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição. Ganhou a estatueta na categoria de Melhor Edição de Som.

O  ano é 1984, e um revolucionário submarino de ataque soviético parte de sua gelada base em Mursmank para seu primeiro exercício no mar, com o restante da esquadra.
O submarino está carregado com uma bateria de mísseis nucleares que podem destruir boa parte do mundo e colocaria os soviéticos na ofensiva, pela primeira vez na história. Porém, seu comandante, o magistral capitão Marko Ramius (Sean Connery) e seu imediato Vasili Borodin (Sam Neill) tem outros planos.
Ramius deixa com seus superiores uma carta, onde explica suas intenções e os motivos. Ele pretende desertar para os Estados Unidos, entregando o submarino intacto aos americanos, em troca de asilo e cidadania no país.
Após se livrar do comissário político Ivan Putin (Peter Firth), o único homem que ele não comandava e o único, além dele, que sabia quais eram as ordens do submarino. Eles iniciam uma fuga através do Atlântico Norte, e sua rota deixa causa preocupação em americanos e russos.
Do outro lado do Atlântico, autoridades americanas tem que decidir o que fazer a respeito do submarino soviético, pois recebem um aviso equivocado dos russos de que a intenção de Ramius seria atacar os EUA com mísseis nucleares. O USS Dallas, um submarino americano em patrulha, detecta o Outubro Vermelho, porém o perde quando Ramius ativa o motor silencioso.
Entretanto, o jovem analista da CIA Jack Ryan (Alec Baldwin) estudou a fundo biografia do comandante russo e não acredita que seja esta sua intenção. Ele tenta obter autorização para se comunicar com Ramius. Para isso, conta com o apoio de um congressista e de seu chefe, o vice-almirante Greer (James Earl Jones).
Enquanto isso no mar, o Outubro Vermelho tem que enfrentar o submarino-caçador americano USS Dallas, sob o comando do impetuoso capitão-de-mar-e-guerra Bart Mancuso (Scott Gleen). Além disso, à sua retaguarda está outro submarino-caçador soviético, o Konovalov, enviado para destruí-lo, sob o comando de um dos seus melhores ex-alunos, o agressivo comandante Tupolev (Stellan Skarsgard).
A tensão aumenta enquanto as horas passam e o Outubro Vermelho se aproxima da costa americana. A única esperança é Jack Ryan, que vai para o mar a procura de contato com os desertores russos.
Contando com vários núcleos narrativos, "Caçada ao Outubro Vermelho" é hábil ao estruturar a história em cima deles sem confundir o espectador nem tirar o foco de seus dois melhores personagens, Ryan e Ramius.
Sendo um filme bem interessante, afinal, nos faz acompanhar todas as estratégias de ambos os personagens para fazerem seus planos darem certo. Além do mais, "Caçada ao Outubro Vermelho" iniciou muito bem as aventuras de Jack Ryan nos cinemas, sendo que até hoje ostenta a posição de melhor filme da franquia.
"Caçada ao Outubro Vermelho" é um filme que recomendo, tem um clima tenso, momentos de suspense, excelente trilha sonora, direção e atuações impecáveis, principalmente de Sean Connery e Alec Baldwin. Então, se você gosta de filmes sobre assuntos políticos, guerras e espionagem, certamente irá apreciar esta obra.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 135 minutos
Gênero: Ação, Thriller, Aventura
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,2

Nenhum comentário:

Postar um comentário