30/09/2015

Filme: "Vidas Sem Rumo (1983)"

"Quando eu saí do escuro do cinema para a claridade da rua só tinha duas coisas na cabeça: Paul Newman e descolar uma carona para casa..."

"The Outsiders" é um drama excelente lançado em 1983 e dirigido por Francis Ford Coppola. Baseado no romance homônimo de Susan Eloise Hinton, publicado em 1967, o filme mostra lindas mensagens sobre desejos juvenis, amadurecimento, amizade, lealdade e perdas.

O filme marcou geração e reúne jovens atores que se consagrariam: Tom Cruise, Rob Lowe, Ralph Macchio, Patrick Swayze, Matt Dillon, Emilio Esteves, C. Thomas Howell, Glenn Withrow, e Diane Lane.

A trama aborda a busca por identidade e autoafirmação de toda uma juventude, que em meio à crise de valores provocada pelas incertezas do pós-guerra e da guerra fria, tenta se encontrar em meio as transformações e avanços tecnológicos.
Quando Ponyboy Curtis (C. Thomas Howell) sai do cinema numa tarde de sol, ele é perseguido e violentamente atacado por um grupo de Socs. A ponto de ser torturado, sendo salvo por seus irmãos e alguns amigos.
O jovem Steve Randle (Tom Cruise) trabalha em um posto de gasolina com o mecânico e irmão de Ponyboy, Sodapop Curtis (Rob Lowe). 
Já Two-Bit Mathews (Emilio Estevez) é um desempregado, sempre pronto para bebedeiras e brigas. Dallas Winston (Matt Dillon) sempre às voltas com a polícia.
É ele que demonstra um afeto especial por Ponyboy e Johnny Cade (Ralph Macchio), os mais jovens do grupo, com 14 e 16 anos. 
E ainda tem Darrel Curtis (Patrick Swayze) que é o irmão mais velho de Ponyboy e Sodapop.
Johnny é frustado por se sentir ignorado pelos pais, ocupados demais em brigar entre si. Darrel trabalha na construção de casas, ele precisou abrir mãos dos estudos para cuidar dos irmãos após a morte dos pais, e assim, evitar que os garotos fossem enviados para o orfanato.
Contudo, Darrel e Ponyboy estão em constante conflito enquanto Sodapop tenta manter a harmonia na pequena família.
Dallas é complexado e pensa que seu pai e irmão o traem. Sua dedicação a Johnny e Ponyboy é talvez sua forma de expressar como ele mesmo gostaria de ser tratado.
Juntos eles formam uma gangue, os Greasers. Johnny e Ponyboy acabam conhecendo Cherry Valance (Diane Lane) e Marcia (Michelle Meyrinck) no cinema. 
Cherry havia brigado com seu namorado, Bob Sheldon (Leif Garrett), um Soc. Mais tarde, Ponyboy e Johnny são atacados pelo namorado de Cherry. Bêbado, Bob tenta afogar Ponyboy em uma fonte e acaba esfaqueado por Johnny.
Durante a fuga, Johnny e Ponyboy recebem ajuda de Dallas, que os escondem em uma igreja. Mais tarde, tentando salvar crianças presas na igreja que se incendeia, os amigos se ferem e Johnny mais gravemente.
O conflito entre as gangues chegam ao auge. É marcada uma briga para resolver as pendências.
No decorrer do filme vamos acompanhando a transformação dos jovens, o amadurecimento surge entre perdas e ganhos, partidas e chegadas, desventuras e dor. E mesmo com temas fortes sendo abordados, como racismo e descriminação, "Vidas Sem Rumo" consegue ser poético e envolvente.
É um filme bem interessante, principalmente por ter marcado o início da carreira de muitos astros e estrelas do cinema. Merece ser redescoberto e apreciado.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 91 minutos
Gênero: Drama, Policial
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,1