08/09/2015

Filme: "Os Miseráveis (1998)"

"Com esta prata eu compro sua alma, e você não pertence mais ao mal, e lembre-se, você prometeu ser um homem novo."

"Les Miserables" foi dirigido pelo dinamarquês Bille August, sendo adaptado por Rafael Yglesias de uma das principais obras escritas pelo francês Victor Hugo no século XIX. O lançamento do filme aconteceu em 1998.

Esta é a sexta adaptação para o cinema da obra de Victor Hugo, publicada em 1862. O filme fascina pelo realismo que narra os fatos, mostrando que existem muitas pessoas semelhantes aos personagens, mesmo nos dias atuais, que estão à margem da sociedade, tentando sobreviver das migalhas que lhes sobra.

Após cumprir 19 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado um pedaço de pão, Jean Valjean (Liam Neeson) é acolhido por um gentil bispo (Peter Vaughan), que lhe dá comida e abrigo.
No entanto, havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride o bispo. Quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata, ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que deveriam valer pelo menos dois mil francos.
Este gesto nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido. Após nove anos, ele se torna prefeito e principal empresário em uma pequena cidade da França.
Entretanto,  sua paz acaba quando Javert (Geoffrey Rush), um guarda da prisão que segue a lei inflexivelmente, tem praticamente certeza de que o prefeito é o ex-prisioneiro que nunca se apresentou para cumprir as exigências do livramento condicional.
A penalidade para esta falta é prisão perpétua, mas ele não consegue provar que o prefeito e Jean Valjean são a mesma pessoa. Neste meio tempo uma das empregadas de Valjean, Fantine (Uma Thurman), que tem uma filha que é cuidada por terceiros, é despedida, se vê obrigada a se prostituir e acaba sendo presa.
Seu ex-patrão descobre o que acontecera e usa sua autoridade para libertá-la. Sentindo que ela pode morrer ele promete cuidar da filha, mas antes de pegar a criança sente-se obrigado a revelar sua identidade para evitar que um prisioneiro, que acreditavam ser ele, não fosse preso no seu lugar.
Deste momento em diante Javert volta a persegui-lo, a mãe da menina morre mas sua filha é resgatada por Valjean.
O inspetor Javert tenta prendê-lo, mas Valjean, junto com Cosette se esconde dentro de um convento, onde trabalha como jardineiro e sua protegida estuda. Após 10 anos, Cosette (Claire Danes) desiste de ser freira e eles saem do convento e se alojam em uma casa nos arredores de Paris.
Nessa época, na Europa, está ocorrendo a Revolução de 1830, que tinha como pano de fundo o liberalismo e o nacionalismo como ideologia. Na França, o povo é liderados pelos burgueses e por sociedades secretas, que tentavam derrubar Carlos X, para implantar a República.
Cosette acaba se apaixonando por um dos lideres popular, Marius (Hans Matheson). Esta paixão acaba levando novamente o Inspetor Javert a descobrir onde morava Valjean e continuar a perseguição.
Esta versão chama a atenção pela fidelidade à obra do escritor Victor Hugo, aqui é retratado toda a angustia de quem vivia a margem da sociedade. É revoltante assistir as humilhações físicas e morais cometidas por aqueles que se achavam os donos da verdade.
A fotografia mostra um clima pesado, denso, trazendo a sensação da França daquela época em que não tinha dias ensolarados, apenas dias cinzentos e tristeza estampada nos semblantes das pessoas. A direção é impecável, os diálogos são inteligentes e com diversas críticas à sociedade, as atuações e figurinos são perfeitos. 
Apesar de ser belíssimo, esta versão não é a minha favorita, o musical de 2012 conseguiu me emocional profundamente. Talvez seja porque os musicais estão entre os meus gêneros preferidos, também senti falta da Éponine nesta adaptação. De qualquer forma, "Os Miseráveis" é um filme imperdível para todos que apreciam bons filmes e altamente recomendável.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 134 minutos
Categorias: Drama, Policial, Histórico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,4