07/09/2015

Filme: "No Tempo das Diligências (1939)"

"Um homem deve fazer aquilo que acredita ser correto."

"Stagecoach" é um clássico absoluto do gênero de western dirigido pelo genial cineasta John Ford. O roteiro de Dudley Nichols é bastante ousado para o ano de lançamento, 1939. Introduzir e definir nove personagens complexos dentro de um western como esse, não é tarefa fácil, e John Ford o faz com maestria, por isso merece todos os nossos aplausos. Foi indicado ao Oscar 1940 nas categorias de Melhor Filme (só perdeu porque concorreu com o filme "...E O Vento Levou"), Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia em Preto e Branco e Melhor Edição. Venceu nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Trilha Sonora.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download. Para assistir clique AQUI.
O filme inicia quando uma mensagem telegráfica é transmitida de Lordsburg, mas os fios são cortados. Assim sendo, fica evidente que o grupo está tendo problemas com os guerreiros Apaches próximo da fronteira do Arizona com o México.
Em Tonto, Buck (Andy Devine), o condutor de uma diligência, pede aos passageiros que tomem seus lugares. Embarcam um médico alcoólatra, um xerife, uma prostituta, um banqueiro, um jogador, um vendedor de whisky e uma mulher grávida.
A diligência parte para Lordsburg escoltada por um destacamento da cavalaria. Os passageiros são alertados pelo Tenente Blanchard (Tim Holt) sobre os problemas que Geronimo e seus homens têm causado na região.
A diligência segue por entre as formações rochosas do Vale do Monumento quando se ouve um tiro. É Ringo Kid (John Wayne), um pistoleiro fugitivo que faz sinal para a diligência parar.
O fora-da-lei diz que teve problemas com seu cavalo e pede para seguir como passageiro até Lordsburg. O xerife Curly (George Bancroft) desarma-o e o prende.
Na Estação de Dry Fork, os passageiros descem e Lucy (Louise Platt) descobre que as tropas de seu marido foram juntar-se aos soldados em Apache Wells.
Como a cavalaria não vai continuar escoltando a diligência, Gatewood (Brenda Fowler) insiste em continuar a viagem mesmo sem sua proteção. O xerife Curly faz uma votação entre os passageiros e há apenas um voto contra a continuação da viagem.
Os passageiros são notificados de que a diligência já se acha pronta para partir em direção à Apache Wells. Durante o percurso, a temperatura cai e, depois de passar por uma tormenta de areia, a diligência chega à Apache Wells após 7 horas na estrada. 
Quando a diligência está para partir, avistam-se sinais de fumaça dos Apaches nas colinas distantes. Eles se apressam para chegarem rapidamente à balsa para a travessia do rio. Ao chegarem ao local, verificam que os Apaches haviam atacado e destruindo a balsa. Curly diz para Ringo que vai precisar da ajuda dele.
Após conseguirem um local para atravessarem o rio, a viagem continua em seu último trecho para Lordsburg. De repente, Geronimo e seus guerreiros surgem prontos para atacarem a diligência. O confronto se inicia de forma terrível. O desfecho deste filme é emocionante.
"No Tempo das Diligências" é um filme que não necessita de muitas palavras. Em diversos momentos, as imagens são capazes de transmitir a mensagem pretendida ao espectador. Por isso, os diálogos surgem apenas quando necessários, isso não quer dizer que o filme tenha um ritmo lento, pelo contrário, consegue prender a atenção já nos primeiros minutos.
A ousadia do diretor John Ford em reunir personagens-ícones do período do western: a prostituta, o jogador de cartas, o pistoleiro injustiçado, o médico bêbado, o xerife inflexível, o banqueiro corrupto, o caixeiro viajante, faz deste filme uma obra-prima do cinema hollywoodiano.
"Nos Tempos das Diligência" é um puro faroeste, um western clássico que vai além das histórias de mocinho e bandido, conecta em seu enredo principal diversas tramas paralelas, e assim permite reflexões sobre temas como culpa, ambição, moral e idealismo.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Categorias: Aventura, Faroeste, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 10,0


Um comentário:

  1. Só posso agradecer pelas postagens. Permito-me a indicar dois grandes filmes do passado: Lawrence da arabia (é história, início da formação de alguns estados) e 3 dias de condor (um épico da espionagem norte-americana)

    ResponderExcluir