02/09/2015

Filme: "Fievel - Um Conto Americano (1986)"

"Não diga nunca, nem diga jamais."

"An American Tail" é um desenho animado lançado em 1986 que conquistou o público e a crítica trazendo um ratinho como protagonista, e conseguindo algo inédito até então, ultrapassar um filme da Disney na bilheteira dos cinemas, que, por coincidência, lançara uma animação com um ratinho sendo protagonista.

Criado por David Kirshner e produzida pela Universal e pela Amblin Entertainment de Steven Spielberg. O argumento foi escrito por Judy Freudberg e Tony Geiss, e a direção foi de Don Bluth. Recebeu indicação ao Oscar de Melhor Canção Original e uma nomeação para o Globo de Ouro, na mesma categoria.

A trama inicia em 1885 na Rússia, a família de ratos russo-judaica Ratoskewitzes decide imigrar para os Estados Unidos, à procura de uma vida melhor.
Cansados dos ataques dos gatos, os Ratoskewitzes acreditarem que não existem gatos na América e embarcam em um navio rumo à terra nova.
Durante a viagem de navio, o pequeno Fievel é levado por uma tempestade sendo separado da família. Por fim, chegam aos Estados Unidos, acreditando que perderam Fievel para sempre.
Entretanto, Fievel consegue escapar com vida e chega à Nova York, dentro de uma garrafa, e é ajudado por um pombo francês chamado Henri.
O pequeno ratinho, então, parte em busca da sua família, e logo começa descobrir a dura realidade deste novo mundo, onde afinal também existem gatos.
E durante a jornada para reencontrar a família, Fievel enfrenta muitos desafios, mas também faz vários amigos.
"Fievel - Um Conto Americano" é um desenho animado que marcou minha vida, foi o primeiro filme de animação que assisti, na mesma semana que meus pais conseguiram comprar uma TV, e revê-lo, após tantos anos, foi emocionante.
A beleza desta animação surpreendeu o público da época que estava habituado a ver qualidade somente nas produções da casa do Walt Disney. A trilha sonora também é encantadora, na verdade, o filme inteiro é um verdadeiro encanto, tem sabor de infância.
"Fievel - Um Conto Americano" é uma belíssima animação que recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 80 minutos
Gênero: Animação, Comédia, Drama, Família, Musical
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0