04/09/2015

Filme: "1408 (2007)"

"Paranoia é o cuidado total."

"1408" é baseado no conto homônimo do escritor Stephen King e foi dirigido pelo cineasta sueco Mikael Håfström. O lançamento aconteceu em 2007.

O conto "1408", encontrado no livro "Tudo é Eventual", de 2002, não é uma das melhores histórias de Stephen King e como se não bastasse lembra bastante o conto "O Iluminado". Não chega a ser um grande filme de terror, mas é um bom filme do gênero.

A trama gira em torno do escritor Mike Enslin (John Cusack). Ele é um profissional prodigioso, que não é bem sucedido na vida e escreve sobre locais que se supõem serem assombrados. Porém, nunca visitou nenhum desses locais.
Dono de um temperamento forte, Mike é um homem amargo e cético, que deixou a mulher Lily (Mary McCormack) em Nova York após a morte de sua filha Katie (Jasmine Jessica Anthony) e hoje vive em Los Angeles.
Todos os dias ele vai aos correios onde pegar folhetos dos locais assombrados cujos proprietários tentam com sua visita ganhar publicidade gratuita. Certo dia, o escritor recebe um folder do hotel Dolphin, em Nova York, cuja fama é feita sobre o quarto 1408, local que ninguém é autorizado a se hospedar.
Conforme se aprofunda nas pesquisas sobre o hotel, Mike se interessa cada vez mais e tenta sem sucesso se hospedar no quarto obscuro. Seu agente Sam Farrell (Tony Shalhoub) sabe disso e revela como Mike poderia conseguir uma vaga para o quarto 1408.
Ao chegar no hotel Dolphin, o escritor é levado para uma conversa tensa com o gerente Gerald Olin (Samuel L. Jackson), que tenta de todas as formas impedir que o rapaz passe a noite naquele quarto, contando toda a história do 1408... 
Apesar de relutar, Olin acaba lhe dando a chave, uma garrafa de conhaque que custa 800 dólares e os arquivos do hotel. Mike entra no 1408 munido de seu pequeno gravador.
Aparentemente, o quarto é como todos os outros, com frigobar e televisão, e opção de compra de filmes pornográficos. Entediado, Mike começa a gravar. De repente as coisas mudam drasticamente e o terror crescente faz com que o escritor se veja preso dentro deste quarto.
Durante a permanência de Mike Enslin no quarto 1408, são apresentados mais três personagens: o pai, a filha dele e a ex-esposa dele. Mas o único personagem que é explorado ao extremo é Mike.
O filme possuí várias referências ao número 13, e isso me deixou intrigada. Algumas dessas referências estão na soma do título (1+4+0+8=13); o quarto 1408 fica no 13º andar porque nos Estados Unidos não existe 13º andar; inauguração do hotel em 1912: (1+9+1+2=13); Mike é fã de Basebol Chicago White Sox, nome adotado em (1+9+0+3=13); Michael Enslin tem 13 letras; endereço 2254 Lexington: (2+2+5+4=13), entre outras referências.
E apesar dos defeitos, "1408" é um filme bem interessante que consegue prender a atenção do espectador através do terror psicológico. Vale a pena assistir.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 104 minutos
Gênero: Terror, Mistério
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 8,6

Nenhum comentário:

Postar um comentário